Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Taboão participou da Campanha Julho Amarelo contra Hepatites Virais

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 13/08/2017

taboao900

Divulgação

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra realizou uma série de atividades no mês de julho em comemoração ao “Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais”.

A Campanha Julho Amarelo aconteceu, do dia 24 a 31 de julho, com uma série de ações, como oficinas e palestras, com o objetivo de alertar a importância de realizar periodicamente, pelo menos uma vez ao ano, os exames de rotina para detecção da Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV.

“Esta medida segue as orientações do Conselho Federal de Medicina que procura estimular a detecção de novos casos, além de, incentivar a realização periódica de exames para essas doenças”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Segundo o diretor da Clínica de DST/AIDS, Dr. Ricardo Moraes, as hepatites virais são um grave problema de saúde publica onde a maioria dos casos o transplante de fígado acontece por conta da evolução da doença. “As hepatites virais costumam ser muito silenciosas e durarem anos até que se manifestem por isso a necessidade de fazer os exames de sorologias”, comentou.

Em Taboão da Serra aproximadamente 50 pacientes com Hepatite C realizam tratamento com medicamentos mais eficazes o que diminui o tempo de reação da doença zerando seus efeitos colaterais. “Desse total 41 pacientes passaram pelo acompanhamento da Secretaria de Saúde e estão curados”, ressaltou Dra. Raquel Zaicaner.

A Secretaria de Saúde oferece em todas as Unidades Básicas de Saúde do município (UBS´s) e na Clinica de DST/AIDS sorologia para detectar a doença. “Durante os meses de agosto e setembro vamos realizar uma ação de testagem rápida para Hepatite B e C porque o quanto antes for detectado a doença evitamos complicações futuras aos pacientes”, disse Dr. Ricardo Moraes.


Ações do Julho Amarelo
A “Campanha Julho Amarelo contou com a participação de diversos profissionais da área da saúde e pacientes que se utilizam da rede pública de saúde os quais puderam participar de palestras e oficinas de capacitação.

Entre as ações desenvolvidas estavam palestras com a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, Dr. Iris Bandeira Roquim (coordenadora do Programa de DST/AIDS e Hepatites Viras de Taboão), Dr. Evaldo Stanislau, médico infectologista do setor de moléstias infecto e parasitárias do Hospital das Clínicas (HC/FMUSP), Encontro com Especialistas, Jornada de Luta contra as Hepatites B e C e Oficina de Capacitação em Hepatites Virais.

Serviço
Clínica DST e Hepatites Virais de Taboão da Serra
Rua Pedro Borba, 259 – Jardim Maria Rosa – Taboão da Serra – SP
Telefone: 4135-3556

24/09/2018

Hospital São Francisco é nova opção para moradores de Embu, Taboão e Itapecerica

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra têm agora uma nova opção...

21/09/2018

Taboão da Serra atinge meta de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra divulgou o balanço final da Campanha de vacinação...

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.