Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Esporte

Abertas inscrições para a 28ª Corrida do Fogo Simbólico

Por Assessoria de Imprensa | 6/08/2017

corrida900

Divulgação Abertas as inscrições para participar gratuitamente da “28ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria” que ocorre dia 2 de setembro (sábado). A Prefeitura de Embu das Artes apoia o evento

Os participantes se concentrarão do km 276 da Rodovia Régis Bittencourt (Posto 22), de onde receberão das mãos de uma comitiva a tocha acesa nas chamas do Monumento do Ipiranga, e sem seguida sairão a pé pelas ruas de Embu das Artes até a pira instalada no Parque Francisco Rizzo, onde a tocha ficará queimando até 7 de setembro em comemoração à Semana da Pátria.

A inscrições podem ser feitas das seguintes formas:

1 - On-line: preencha o formulário por meio desse link

2 - Pessoalmente: imprima aqui a ficha de inscrição e entregue no ginásio Hermínio Espósito (al. Fernando Batista Medina, 120, Centro)

Pais ou responsáveis deverão acompanhar crianças e adolescentes menores de 18 anos de idade, informando seu nome e dados no formulário de inscrição do menor.

Programação (2 de setembro)

7h - São Paulo: Grupo sai de veículo com a tocha acesa na pira do Monumento do Ipiranga
8h - Taboão da Serra (rua Roberto Simões Souza, próximo à Intersul): Grupo chega e entrega a tocha para comitiva de 20 atletas, que a conduzirá até a Concentração
9h - Embu das Artes (Rodovia Régis Bittencourt, km 276, no Posto 22): Concentração de todos participantes inscritos que levarão a tocha pelas ruas
12h - Hora prevista para término do trajeto no Pq. Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 390)

Ruas a percorrer em Embu das Artes: Hélio Ossamu Daikuara, Isaltino Victor de Moraes (ponto de hidratação), Cassio M’Boy, Cândido Portinari, Quirino da Silva, Emancipação, Belo Horizonte (estádio Hermínio Espósito). Em seguida: Luiz de Almeida Carvalho, Runafo Lira e Alberto Giosa (Parque Francisco Rizzo).

28ª Corrida do Fogo Simbólico
Inscrições até 26/8
Evento: Sábado - 2 de setembro
Site do evento: corridadofogosimbolico.wordpress.com

História

O “Fogo Simbólico da Pátria” surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, idealizado por um grupo de patriotas que procurava um símbolo que representasse o civismo brasileiro. O fogo foi escolhido por ser um elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem.

A ideia foi levada à Liga da Defesa Nacional, na época, que acolheu com entusiasmo e sugeriu que o fogo deveria percorrer o território nacional, numa corrida de revezamento. Assim, em 1938, uma pequena corrida ocorreu num trecho de 26 km, entre as cidades de Viamão e Porto Alegre, constituindo-se na 1ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

Com base em fontes impressas e orais, compreende-se que ela pode ser considerada uma apropriação da Corrida de Revezamento da Chama Olímpica.

Em Embu das Artes, a “Corrida do Fogo Simbólico da Pátria” surgiu em 1972, quando o professor Pedro Ayres, inspirado na corrida com a tocha que passara pela região ao longo da Rodovia Régis Bittencourt, vinda do sul do País, decidiu que o município deveria fazer a sua.

Desde então, ela tornou-se uma prática cultural que marcava o início das comemorações da “Semana da Pátria”, em setembro, com a participação de estudantes, professores e diretores da rede de ensino, com apoio do governo municipal, comerciantes e empresários.

Três dias antes do dia 7 de setembro, um ônibus levou um grupo de alunos uniformizados de branco ao Monumento da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde há uma pira acesa permanentemente, e lá acenderam a chama da tocha e a conduziram, com revezamento, pelas ruas e avenidas de São Paulo, passando por Taboão da Serra até chegar a Embu das Artes, totalizando um percurso de 45km.

Com apoio de motos da escolta policial, um veículo aberto carregando três bandeiras (Brasil, São Paulo e Embu das Artes), abria espaço para os corredores com a tocha.

Mais alunos uniformizados iam se juntando ao grupo à medida que se aproximavam da cidade, integrando a corrida até a pira olímpica, fixada inicialmente na escola estadual Madre Odete de Souza Carvalho (MOSC) e, em outros anos, no estádio Hermínio Espósito (a pira também já esteve instalada em escolas e em frente à antiga sede da Prefeitura no Largo 21 de Abril). Ali autoridades locais e o prefeito acendiam a pira para oficialmente abrir a Semana da Pátria. Durante esse período, eram realizados jogos esportivos nas quadras das escolas.

Uma vigília da chama era acompanhada por alunos voluntários que ficavam em revezamento dia e noite para não deixá-la apagar. Nas primeiras horas do dia 7 de setembro, aconteciam pelas ruas da cidade desfiles de fanfarras e de carros alegóricos e demonstrações de ginástica, com participação de todas as escolas da cidade. No final, a chama era apagada na pira, encerrando a comemoração.

21/01/2018

Lutador de Jiu-Jitsu que vai a campeonato Europeu representar Taboão

O lutador de Jiu-Jitsu Vagner Kuroiwa, de 36 anos, que foi ao campeonato Europeu representar a...

18/01/2018

Futebol de base de Itapecerica da Serra avança para segunda fase da Sanca Cup 20

Com três vitórias consecutivas na fase classificatória da Copa São Carlos de Futebol (Sanca...

18/01/2018

Futebol de base de Itapecerica da Serra avança para segunda fase da Sanca Cup 20

Com três vitórias consecutivas na fase classificatória da Copa São Carlos de Futebol (Sanca...

11/01/2018

CATS perde para o Joinville e é eliminado da Copa São Paulo Júnior

O CATS (Clube Atlético de Taboão da Serra) foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O...

07/01/2018

CATS empata pela segunda vez e deixa resultado em aberto na Copinha

O Clube Atlético Taboão da Serra (CATS) empatou pela segunda vez na Copinha e terá de vencer o...

04/01/2018

Lutador de Jiu-Jitsu vai a campeonato Europeu representar Taboão da Serra

O Campeonato Europeu é uma das competições mais importantes para o Jiu-Jitsu e, este ano, ele...

04/01/2018

Cats estréia na Copinha e empata com São Paulo Crystal

O Clube Atlético de Taboão da Serra (CATS) estreou na Copa São Paulo de Fut

21/12/2017

Atletas do Cats foram pentacampeãs da Copa América de futsal feminino

A goleira Marielle Theiss, a ala Luana Moura e o preparador de goleiras Alexandre Chizzotti, do...

21/12/2017

Deputada Analice consegue equipamento esportivo para Taboão

O prefeito Fernando Fernandes assinou convênio com o governo do Estado, dia 14 de dezembro, no...

20/12/2017

Craques do Ano premia destaques do futebol de campo e futsal taboanense em 2017

Com o objetivo premiar os melhores jogadores, treinadores, goleiros, artilheiro e equipes...

22/01/2018

Joice Silva destaca união de poderes durante a inauguração do Corpo de Bombeiros

A inauguração da nova sede do Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra aconteceu na manhã desta...

21/01/2018

Vacina contra a Febre Amarela em Itapecerica será aplicada apenas em moradores

Secretaria de Saúde de Itapecerica da Serra determinou, na tarde de sábado (20), que a vacina...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.