Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Dermatologista da Clínica São Bento dá dicas para manter a pele bonita e saudável no inverno

Por Assessoria de Comunicação | 31/07/2017

rodrigoooo

Divulgação Dermatologista Rodrigo Motta atende pacientes que querem pele bonita na Clínica São Bento

O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria das pessoas não sabe, é que além dos cuidados para evitar as doenças comuns da estação, como gripes e resfriados, também devemos nos atentar a nossa pele, cuidando para impedir o ressecamento, irritação e coceira. Pensando nisso o dermatologista Rodrigo Motta, da Clínica São Bento, preparou uma série de dicas para ajudar a manter a pele bonita e saudável.

 O ressecamento além de deixar a pele com um aspecto mais velho e feio pode levar a alguns problemas, pois peles extremamente ressecadas ficam propensas a alergias como eczemas e dermatites, mais suscetíveis a infecções por fungos e bactérias, além de causar um sintoma extremamente incômodo que é a coceira. No inverno fatores como banhos quentes e demorados afetam a saúde da pele. Como a temperatura do ambiente está mais fria, temos o costume de aumentar a temperatura da água durante o banho, essa é uma das falhas cometidas quando se trata da saúde da nossa pele. Expor a pele ao ar mais seco e gelado típico da estação também favorece a esse quadro de ressecamento. Outros fatores que o influenciam é que no frio há uma diminuição da ingestão de água e sucos naturais, o que compromete a hidratação do organismo em geral e consequentemente afeta a pele.

 

Uma pele hidratada se mostra lisa, viçosa, com consistência elástica e radiante, por outro lado, a pele desidratada e seca se mostra sem viço, quebradiça e opaca, com aquele aspecto de pergaminho. Inclusive podem-se notar até mesmo as chamadas 'falsas rugas', pequenos vincos formados pelo ressecamento. As regiões da boca e nariz são áreas expostas e mais sensíveis às mudanças de temperatura e clima, isso ocorre por serem mucosas, porém é mais fácil reverter os possíveis danos causados pelo frio nessas regiões com o uso de hidratantes labiais e hidratantes para a face. Já a pele do cotovelo é uma área de extensão e muito atrito, dessa forma, torna-se mais grossa e ressecada, exigindo um cuidado específico com hidratantes mais potentes.

 

Quem possui a pele seca precisa aumentar os cuidados quando a estação mais fria do ano chega, ela é mais afetada, pois naturalmente já tem uma menor produção do manto hidrolipídico que protege e hidrata a pele, dessa forma, no inverno, as peles secas tendem a ressecar mais. Quem possui a pele oleosa também precisa de cuidados, o ideal é conhecer o seu tipo de pele e mesmo nas peles oleosas deve-se usar hidratantes específicos após o banho que ajudam a repor o que foi perdido.

 

A dica é consumir bastante líquido e nunca se esquecer de usar o protetor solar, mesmo em dias sem sol. Nos dias mais frios resista a tomar banho muito quente, o ideal é um banho morno e rápido utilizando sabonetes que possuam hidratantes ou óleos em sua composição. Também existem loções de limpeza mais modernas q limpam sem desidratar a pele. Após o banho com a pele ainda úmida, aplique uma camada generosa de um hidratante específico para o seu tipo de pele e não se esqueça de ingerir no mínimo 2 litros de água ao dia.

 

Dr. Rodrigo Motta

CRM-SP 129416

 

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

10/09/2018

Começa a valer suspensão da venda de 26 planos de saúde

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.