Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Manifestantes fazem ato pela revogação da Taxa Lixo no Embu; prefeitura deverá manter a cobrança

Por Sandra Pereira | 30/07/2017

gabriel_binho

Gabriel BinhoManifestantes prometem novo ato na próxima quarta-feira durante a sessão da Câmara que marca a volta do recesso parlamentar

Moradores contrários à implantação da Taxa do Lixo em Embu das Artes realizaram protesto em frente à prefeitura da cidade neste domingo, 30, e seguiram para a feira de Artes da cidade chamando a atenção dos turistas para o novo imposto. Os manifestantes querem que o prefeito Ney Santos revogue a Taxa do Lixo. Munidos com cartazes, faixas e nariz de palhaço os críticos da Taxa do Lixo atacaram o governo com uma avalanche de críticas à administração enquanto repetiam por onde passavam: “Taxa de Lixo Não. Nós não vamos pagar nada”. Na próxima quarta-feira, 2, os manifestantes prometem protestar na Câmara Municipal.

O governo do prefeito Ney Santos, por sua vez, garante que vai manter o novo imposto e diz que sem a Taxa do Lixo os servidos da administração municipal correm risco. Nas redes sociais, apoiadores do prefeito avaliaram que a manifestação teve baixa adesão popular e foi articulada pelo PT, a quem o governo culpa pelo déficit nas contas, que segundo a prefeitura de Embu ocasionou a necessidade de implantar a Taxa do Lixo.

“Essa Taxa do Lixo é um abuso. Prefeito Ney Santos fique atento ao clamor popular e cancele essa taxa. Embu é uma cidade dormitório cheia de gente desempregada. Não tem como pagar mais um imposto, o povo não aguenta mais”, criticou Sílvia Cabral, moradora do jardim Magali.

A moradora do Santo Eduardo, Gilda Santos, pediu que o prefeito pense nas pessoas desempregadas da cidade que estão encontrando dificuldade para sobreviver. “Não estamos aqui representando partido. Estamos lutando pelos nossos direitos e das pessoas mais carentes”, declarou.

A vereadora Rosângela Santos (PT) foi a única integrante da Câmara Municipal a participar do ato organizado e mobilizado nas redes sociais. Ela criticou a justificativa usada pela prefeitura de que a taxa foi criada por causa das dívidas acumuladas pelas gestões passadas. Integrantes do PSol também marcaram presença no protesto.

“Não queremos saber de quem é a culpa. Só não podemos pagar. Essa conta não é nossa. Se a gente aceitar essa Taxa do Lixo daqui há pouco vai ter taxa do SUS, do Asfalto, da Educação, do Cemitério e até dos Comércios. Sou moradora do jardim Casa Branca e essa taxa é maior que meu IPTU”, declarou.

O grupo de apoio ao prefeito Ney Santos participou de reunião no sábado, 29, onde foi tirado que todos os integrantes do governo devem defender publicamente a Taxa do Lixo alegando que ela já existe em todas as cidades da região e apesar de estar sendo implantada agora no Embu foi criada em 2007, quando o então prefeito Geraldo Cruz atualizou Legislação sobre o Código Tributário de Embu. Após a reunião uma corrente de defensores da Taxa do Lixo começou defender o imposto nas redes sociais.

“Qualquer manifestação publica que queira ter credibilidade, não pode ser orquestrada por um partido político. Principalmente pelo PT, partido que criou a Taxa do Lixo em 2007 e colocou a cidade neste caos financeiro”, postou o secretário Jones Donizete no Facebook.

Na mesma linha de defesa do governo um munícipe chamado Mario Alves escreveu: “Venceremos. Remédio amargo agora para curar a doença que não tiveram a coragem de receitar em 2007. Agora vamos vencer, pois este governo tem coragem para passar este momento difícil deixado por aqueles que não tiveram coragem de enfrentar por isso que estamos nesta situação. Governo de coragem é assim. É este governo que está fazendo muito mais com tão pouco”, postou.

 

 

astrid

Prefeitura diz ser uma "cobrança necessária". Necessário é cortar as mordomias da prefeitura e dos políticos em geral. Se tivessem feito um contrato que coubesse no orçamento a Cobrança não seria necessária! Põe uma dona de casa para administrar as contas publicas que eu vou te dizer que sobrará dinheiro! Na minha casa se não dá para comprar filé mignon compra-se carne de segunda.. frango ou que estiver na promoçao... na Prefeitura a coleta de lixo é desigual.. não passa todos os dias em todos os bairros, e quando a divida aparece, faz um rateio inapto igualmente para todos os moradores... é inteligente isso?

Destival Jose de Oliveira

JAMAIS PAGAREI ESSA TAXA INJUSTA PARA SOBRAR DINHEIRO PARA OS POLITICOS GASTAREM COM MORDOMIA VÃO TRABALHAR VAGABUNDOS.

manuel

Mas o que que eles estão alegando é uma desculpa esfarrapada. Pois o atual prefeito era presidente da camará, sabia muito bem como andava as finanças da prefeitura. E agora vem com esta desculpa? Resumindo, ele também tem culpa.

Malasia

CObrança indevida, injusta, sem critério de divisibilidade, inconstitucional e para estaria até dobrada uma vez que o pagamento da taxa do lixo, já está incluido no IPTU. Eu não pago 400 reais de IPTU .. como vou pagar mais 400 de taxa do lixo? não tem o menor sentido! A prefeitura não administra o dinheiro que arrecada.. quem escolheu uma empresa que cobra caro para remover o lixo que providencie meios para pagar. eu nao tenho culpa que nao administram direito o dinheiro publico. Pq não fazem cortes nas mordomias/desperdícios públicos para economizar e assim terem dinheiro para pagar as contas da adm publica? NeySantosinconstitucional põe uma dona de casa lá para adm que vai sobrar dinheiro... ou chama o João Doria.

20/09/2017

Câmara de Itapecerica aprova projeto onde parte da arrecadação vai para GCM

Um Projeto de Lei criado pelos Vereadores Márcio Roberto e Vereador Zecas de Itapecerica da...

18/09/2017

Itapecerica da Serra realizará Audiência Pública do PDUI no dia 7 de outubro

Os municípios de Itapecerica da Serra, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba, São...

17/09/2017

Câmara Municipal debate Educação durante audiência pública com secretário

Na manhã desta quinta-feira, dia 14, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública para...

16/09/2017

Dr. André da Sorriso comemora conquista da nova loja do Cartão BOM no Poupatempo

Desde o dia 09 de setembro, após grande mobilização do vereador Dr. André da Sorriso e da...

15/09/2017

Vereador André Maestri incentiva empresas de Embu das Artes contratarem jovens

Aprovada na 28ª sessão ordinária que aconteceu no último dia 6 de Setembro, o Projeto de Lei...

15/09/2017

PTB de Taboão reforça empoderamento feminino em evento com Marlene Campos

O empoderamento feminino, a ampliação da participação das mulheres na política e nos mais...

14/09/2017

Vereadores de Taboão debatem segurança pública com a deputada Analice, PM

Segurança pública foi o tema central de uma reunião realizada nesta quarta-feira, 23, pela...

12/09/2017

Analice Fernandes e EMTU entregam posto do cartão Bom em Taboão

10/09/2017

Priscila Sampaio promove ações em Semana de Valorização da Vida

Uma ampla discussão sobre suicídio, com foco na educação, acolhimento e prevenção, marcou a...

10/09/2017

Johnatan, Joice e Carlinhos são eleitos os 3 vereadores mais atuantes de Taboão

Mais jovem vereador de Taboão da Serra, Johnatan Noventa (PTB), foi escolhido como o mais...

20/09/2017

PM prende quadrilha armada acusada de assaltos no Monte Alegre e região

A Polícia Militar prendeu na noite desta terça-feira, 19, quatro homens acusados de praticar...

20/09/2017

Estado tem redução em mortes no trânsito em agosto

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 19, os dados do Infosiga do mês de...

20/09/2017

Banco de Alimentos de Itapecerica da Serra recebe doação de mantimentos

O Banco de Alimentos de Itapecerica da Serra recebeu, na manhã do dia 13 de setembro, a doação...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.