Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Prefeitura de Itapecerica revitaliza Espaço Cultural do Jardim Jacira

Por Assessoria de Comunicação | 19/07/2017

bbioteca

Divulgação A Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra entregou, na tarde do último dia 14 de julho, as revitalizações do Espaço Cultural do Jacira (Casa da Música) e das novas instalações da Biblioteca Municipal do bairro.

“É uma grande satisfação dar nova vida a este local com uma nova identidade cultural. Durante alguns anos o local ficou sem cor, sem cara de cultura, agora resgatamos isto”, contou o secretário de Cultura, Luiz Farias de Oliveira.

O Espaço Cultural do Jacira ganhou com a reforma uma nova pintura com painéis grafitados, além de pequenos reparos na estrutura. Já a Biblioteca Municipal do bairro, que antes funcionava em um prédio alugado, ganhou um novo lugar.

“Trouxemos a Biblioteca Municipal para um local maior, mais arejado, bonito e com uma organização melhor para os livros e ainda vamos economizar dois mil reais de aluguel por mês com esta atitude”, explicou o secretário.

Segundo a Secretaria de Cultura, a revitalização do Espaço Cultural e a mudança da Biblioteca custariam oito mil reais à prefeitura, porém, através de doações o custo final ficou por apenas quatrocentos e cinquenta reais.

“Quando o trabalho é sério, com o propósito de multiplicar o serviço para as pessoas, a sociedade se aproxima e abraça a causa. No Espaço Cultural do Branca Flor foi a mesma coisa; graças à doação de artistas e da escola FECAF o custo de trinta mil caiu para cem reais”, contou Luiz Farias.

Para o Presidente do Conselho Municipal da Juventude, Denis Rodrigues dos Santos, “é um orgulho ter um lugar como este na cidade. Sabemos da dificuldade do artista de rua encontrar um espaço para se manifestar e aqui tiveram e terão esta oportunidade, graças ao empenho de muita gente da Secretaria de Cultura e do bairro”.

Ainda de acordo com a Secretaria de Cultura, o Espaço do Jardim Jacira recebe por semana cerca de 160 alunos nas oficinas voltadas para o teatro, música (canto e instrumentos), dança e artes plásticas. Este número salta para 200 quando contabilizadas as ações de Esporte.

“Ao todo são mais de mil atendimentos por semana na rede de cultura espalhada pela cidade, mas ainda é pouco, pretendemos ampliar este número. São seis meses de muito trabalho e vamos continuar com nossa dedicação”, disse o secretário.

Luiz Farias ainda chamou ao palco uma representante dos moradores, a jovem Elisabete, que durante sete anos frequentou a Casa da Música e participou da oficina de violão. “É difícil ver o ensino da música e da arte pela cidade, o que queremos é ver o trabalho acontecer, a orquestra voltar para a Casa da Música. Tenho certeza que vou voltar a ver muita coisa boa, que é o que a gente merece”, falou Elisabete.

Presente no evento, o vereador Professor Marcelo destacou a importância da ação. “O melhor caminho para o jovem é sempre a educação, a cultura e o esporte. O trabalho da Secretaria tem sido de muita qualidade, com boa vontade e disposição, mesmo com as dificuldades, alcançamos bons resultados”, disse o vereador, que também elogiou o prefeito Jorge Costa pela conquista.

O evento contou ainda com a apresentação dos alunos da oficina de violão do professor Alessandro. 

Os dois equipamentos públicos estão localizados na Rua Basílio Machado, 49, Jardim Jacira. Para mais informações sobre as oficinas culturais, o munícipe pode procurar a sede da Secretaria de Cultura (Largo da Matriz, nº 95, Centro), entrar em contato pelo email: cultura@itapecerica.sp.gov.br ou pelos telefones: 4667-9992, 4666-1267 e 4666-6151.

Biblioteca

O novo espaço da Biblioteca tem Machado de Assis grafitado na parede e mais de vinte prateleiras. Conta com centenas de obras de ficção científica para empréstimos à população. Entre os títulos disponíveis, destaque para a Coleção O Que É? (Cultura Industrial, Química, Sociologia, e outros) da editora Brasiliense. Completa o acervo, obras de literatura portuguesa à medicina, além de biografias, títulos sobre música, teatro, cinema, psicologia, religião, química, educação física, direito, biologia, filosofia, linguística, artes, sociologia, astronomia, ecologia e matemática.

Para a retirada de exemplares é necessário fazer uma ficha cadastral. Importante levar documento de identidade (RG).

 

20/09/2018

GCM de embu forma 735 estudantes em programa de prevenção às drogas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, por meio do Grupo Educação e Prevenção de...

20/09/2018

Alunos do projeto “Conhecendo Minha Cidade” recebem livro histórico sobre Taboão

Estudantes dos 4º e 5º anos da EMEF Profª. Maria Alice Borges Ghion receberam na quarta-feira,...

17/09/2018

Alunos do fundamental 1 poderão participar das Olimpíadas de Matemática

10/09/2018

Prefeitura de Embu abre Seleção para contratação de 18 professores

A Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes-SP publica abaixo o Edital de Abertura e...

08/09/2018

Desfile Cívico de 7 de setembro encantou público arena Multiuso, em Taboão

O desfile cívico de 7 de setembro literalmente encantou o público que lotou a arena Multiuso, em...

05/09/2018

ETEC de Taboão da Serra abre processo seletivo para contratação de professores

A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Taboão da Serra abriu nesta segunda-feira, 3 de setembro, as...

05/09/2018

Nenhum estado brasileiro atinge meta do Ideb para o ensino médio

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio brasileiro está cada vez...

04/09/2018

Qualidade no ensino de Taboão sobe e atinge 6.8 pontos no IDEB 2017

Estudar em uma escola gratuita e com educação de excelência cujo nível de qualidade não para de...

02/09/2018

Prefeitura de Taboão forma 800 alunos pela Escola de Moda, Beleza e Estética

A Escola Municipal de Moda, Beleza e Estética do Programa Lado a Lado, formou, no dia 17 de...

21/09/2018

PF busca em Taboão e SP quadrilha que fraudava seguro-desemprego

A Polícia Federal realizou, na última quinta-feira, dia 20, mandados de busca e apreensão em...

21/09/2018

Seis pessoas foram presas por saquearem carga de caminhão que tombou na Régis

Seis pessoas foram presas, na tarde da última quinta-feira, dia 20, por participarem de saques a...

21/09/2018

TRE determina retirada de fake news contra deputada Analice Fernandes

O Tribunal Regional Eleitoral determinou ao Facebook a remoção de fake news - notícia falsa...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.