Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Pólo comercial de Taboão da Serra recebe estacionamento rotativo gratuito

Por Edimon Teixeira | 18/07/2017

estarc

Divulgação Agentes da Setram vão reforçar a fiscalização a fim de orientar motoristas sobre o uso correto da via

Uso inadequado de vagas, estacionamentos irregulares, veículos parados sobre a calçada atrapalhando a passagem do pedestre, dentre outras infrações. O uso desordenado do espaço público no Jardim Pirajuçara, famosa pela grande concentração de comércio popular em Taboão da Serra, está com os dias contados.  

A prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram) implantou, em caráter temporário, o Sistema de Estacionamento Rotativo Gratuito. O objetivo maior é disciplinar o uso de logradouros utilizados de maneira irregular em pontos de maior concentração de comércios.

“Atendemos a uma reivindicação recorrente dos comerciantes locais que se sentiam prejudicados com a falta de ordenamento no perímetro”, explica Brito. “Fizemos algumas reuniões com os proprietários das lojas, quando ouvimos sugestões, e estabelecemos a melhor forma de disciplinar o uso do local”, conta.

O estacionamento rotativo tem como principal função permitir a rotatividade entre veículos, possibilitando maior oferta de vagas controladas por minutos/horas, sob fiscalização. O grande diferencial em relação a outros sistemas de controle de espaço público é o custo zero aos usuários do serviço.

O sistema de estacionamento rotativo gratuito na região de Pirajuçara  abrange, a princípio, o perímetro da rua Luis Carlos Ventura, entre as avenidas Fernando Fernandes Filho e Kizaemon Takeuti, escolhida pela grande concentração de lojas e pela carência de vagas para estacionar no horário comercial.

Apesar de recentes, as mudanças já surtem efeitos positivos na relação entre os comerciários e consumidores. “Temos recebido muitos elogios sobre a iniciativa”, disse Brito. “Antes, os comerciantes reclamavam que não havia vagas para seus clientes, isso está mudando com essa medida simples”, revela.

Ari de Oliveira, 32 anos, é gerente de uma perfumaria em uma das extremidades da rua e comprova os benefícios. “Os clientes estão voltando a nos procurar”, comemora. ”Agora, eles sabem que todos vão ter a oportunidade de usar o espaço, antes ocupado por um veículo apenas o dia todo”, defende.

“O estacionamento rotativo deu mais visibilidade, pois agora os caminhões não impedem mais a visão dos clientes, que era atrapalhada por eles”, opina Ariane Ferrareze, 26, atendente de uma lanchonete localizada na via, que também serve refeições. Segundo ela, as melhorias com as mudanças já são observadas.

“Já percebemos um ‘up’ no movimento na hora do almoço”, conta. “O pessoal do Hospital Geral (de Pirajuçara) vinha de carro para almoçar e não encontrava local para estacionar e acabava por procurar outra opção”, relembra a comerciante, que apóia o rotativo que “dá uma nova visão ao comércio local”.

A iniciativa é vista com bons olhos pelo Legislativo municipal. Alex Bodinho, (PPS), agradeceu pelo fato de o bairro haver sido contemplado com o serviço. “Obrigado, Secretario, pelo trabalho realizado nessa região do Pirajussara”, registrou em uma rede social, opinião compartilhada pelo colega, André Egydio (PSDB).

Moradores vizinhos à área reservada para o rotativo também expuseram suas impressões sobre a iniciativa. “Sou morador há 30 anos e conheço a necessidade do bairro”, relatou o internauta Flavio Alves de Souza. “Taboão precisa de profissionais como senhor com compromisso e desempenho”, elogiou.

Como utilizar o serviço

Para usar de maneira efetiva os benefícios do estacionamento rotativo implantado pela prefeitura de Taboão a Serra na rua Luiz Carlos Ventura, importante via comercial do bairro Pirajuçara, frequentadores do local precisam ficar atentos às normas estabelecidas para disciplinar o uso do espaço.

Para orientar os motoristas, a Setram instalou três placas no perímetro da rua - duas nas extremidades e uma no centro da via - com informações importantes sobre como utilizar o estacionamento. O sistema beneficiará em breve também os motociclistas, com oito vagas já em fase de implantação, em uma rua próxima.

“O período permitido varia de 30 a 60 minutos, dependendo de onde estacionar, e precisa estar, obrigatoriamente, com pisca - alerta ligado” orienta Gerson Brito, que acrescenta que o estacionamento rotativo gratuito funciona na via de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h.

A estimativa é de que o espaço possa ser utilizado por 28 veículos, sendo que dos 20 pontos destinados a carros há reservas para idosos e portadores de necessidades especiais.  Caminhões utilizados para abastecer o comércio local também têm vagas reservadas, nos postos destinados a carga e descarga.

“Nosso objetivo maior é democratizar o espaço público da cidade”, defende o secretário. De acordo com Brito, a fiscalização será reforçada e os infratores notificados. “As mudanças ocorreram devido à falta de respeito ao tempo máximo permitido e aos poucos vamos corrigir isto”, assegurou o gestor.

 

21/09/2018

Cantor Léo Santana grava videoclipe de seu novo hit em Embu

O cantor Léo Santana e toda a sua equipe de produção estiveram presentes na última quarta-feira,...

12/09/2018

Mega-Sena pode pagar R$ 28 milhões nesta quarta-feira

10/09/2018

Palestra gratuita sobre Gestão Financeira reuniu empresários de Itapecerica

A palestra realizada no último dia 24, pela Vínculo Empresarial Contabilidade, sobre Gestão...

10/09/2018

Prefeitura de Taboão da Serra prorroga as inscrições de Concurso Público para mé

A Prefeitura de Taboão da Serra, no Estado de São Paulo, comunica a todos que estão prorrogadas...

10/09/2018

Fábrica de empregos e PAT disponibilizam 32 vagas de emprego para Embu e SP

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Prefeitura de Embu das Artes e a Fábrica de...

04/09/2018

McDonald’s garante que irá pagar benefício a ex-funcionários de Embu

Ex-funcionários da rede McDonald’s residentes em Embu das Artes e outras cidades, que...

31/08/2018

Tradicional Corrida do Fogo Simbólico da Pátria acontece sábado em Embu

A “29ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria” acontecerá sábado (1/9) com apoio da Prefeitura de...

31/08/2018

Intervenções no Jd. Bom Tempo, em Taboão, melhoram fluidez do tráfego

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM) entregou nesta terça-feira (28), a...

24/09/2018

Concurso Miss e Mister Beleza Negra 2018 de Taboão está com inscrições abertas

A Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra (CEPIR) junto com a...

24/09/2018

CATS perde nos pênaltis no futsal e fica com vice-campeonato na Copa do Brasil

As meninas do Cats por pouco não levaram o título de campeãs da Copa do Brasil de Futsal...

24/09/2018

Sucesso entre taboanenses, Matematicando tem 4º edição no Pq. das Hortências

Sob um clima descontraído e agradável, o conhecido Parque das Hortências, em Taboão da Serra, se...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.