Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Itapecerica e Embu combatem a Tuberculose de 8 a 19 de novembro nas UBS

Por | 8/11/2010

ubs 350_3.jpg

Campanha será em UBS das cidades

As Unidades Básicas de Saúde de Embu e Itapecerica da Serra estão na campanha estadual de controle e prevenção da Tuberculose, com a realização do exame para identificar os sintomas entre a população. De 8 a 19 de novembro, de segunda a sexta-feira, as UBS realizam o atendimento nos horários regulares.

O exame de escarro (baciloscópia) é importante, pois a colheita adequada garante um diagnostico correto. Se você (morador) está com tosse, precisa ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

No sábado, dia 13, das 9 às 16h, e nos postos volantes em vários pontos da cidade de Embu das Artes, das 10 às 16 horas, haverá um plantão para atender os moradores.

Conheça a Tuberculose:
A tuberculose se dissemina através de aerossóis no ar que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram, falam ou cantam. Contatos próximos têm alto risco de se infectarem. A transmissão ocorre somente a partir de pessoas com tuberculose infecciosa ativa (que não tem doença latente).

Os principais sintomas são:
Tosse com catarro (por mais de 15 dias); febre (mais durante a noite); suores noturnos; falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. A dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.