Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Saúde de Taboão da Serra inaugura Oficina de Aleitamento Materno

Por Assessoria de Imprensa | 14/07/2017

amamenta

Vera Sampaio Oficina de Aleitamento visa dar continuidade ao processo de amamentação das gestantes atendidas na Maternidade Municipal

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra dá um novo passo para a promoção de políticas públicas de incentivo ao aleitamento materno. Após inaugurar um serviço de consultoria para as mães que acabaram de dar à luz na Maternidade Municipal (Maternidade doAntena), a pasta agora inicia uma Oficina de Aleitamento, uma espécie de grupo de apoio para continuar incentivando as mãesa amamentar.

O primeiro encontro aconteceu em 20 de junho, no Centro de Referência da Saúde da Mulher e reuniu mulheres que foram orientadas na Maternidade Antena e seus familiares, inclusive uma gestante de primeira viagem que fez questão de conferir as dicas.À ocasião, o time de consultoras da Prefeitura reforçou as vantagens do aleitamento materno, além de tirar dúvidas através de um jogo interativo sobre “Verdades ou Mitos” da amamentação.

Uma das participantes, a jovem Patrícia F. Narciso, mãe do pequeno Benício Augusto que nasceu em 1 de abril, aprovou o encontro. “Foi ótimo, passaram todas as informações que a gente precisava, solucionou todos os nossos problemas e isto é o que é importante que é o que a gente precisa”, disse.

De acordo com a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, a ideia da consultoria e da oficina vão além da orientação. “Nosso intuito ao acompanhar estas mães não é simplesmente oferecer apoio para que elas amamentem, mas estabelecer um diálogo para aprimorar nossos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, além de levantar dados estatísticos sobre aleitamento materno em Taboão da Serra”, disse.

Equipe

O Serviço Multidisciplinar para a Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno, que oferece consultoria para às mães na Maternidade Municipal, iniciou os trabalhos em março deste ano. A equipe é formada pela formada pela fonoaudióloga MaildaBaldin, pela psicóloga Vivian Rocha e pela odontopediatra Cristina Pedro, que revezam diariamente para prestar atendimento na Maternidade.

A próxima Oficina de Aleitamento acontecerá no Centro de Referência da Saúde da Mulher, na terça-feira, 18 de julho, às 14h. O Centro de Referência da Saúde da Mulher está localizado na Rua Joaquim Faustino de Camargo, 140, Jardim São Paulo (Vila Iasi).

Parcerias

Ao final do primeiro encontro, as participantes receberam um kit de higiene oral da empresa Malvatrikids, com gel dental infantil e amostras da loção Dersani Baby, indicada para prevenção e tratamento de assadura. Ambos os produtos são fabricados pela empresa farmacêutica Daudt, uma das parcerias da Prefeitura nesta empreitada.

As mães e seus familiares puderam ainda desfrutar de um saboroso lanche da tarde, com bolos variados e sucos, cuja decoração foi oferecida por Valéria Lira.

Serviço:
Secretaria de Saúde
Praça Miguel Ortega, 115, Parque Assunção
(11) 4788-5600

2ª Oficina de Aleitamento Materno
18 de julho, às 14h
Local: Centro de Referência da Saúde da Mulher - Rua Joaquim Faustino de Camargo, 140, Jardim São Paulo.

 

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

10/09/2018

Começa a valer suspensão da venda de 26 planos de saúde

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.