Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Prefeitura de Taboão da Serra revitaliza cartão-postal da cidade

Por Edimon Teixeira | 13/07/2017

edmom

Eduardo ToledoAs barreiras com correntes conduzem os transeuntes por um perímetro mais seguro

A praça Nicola Vivilechio, um dos principais pontos de lazer de Taboão da Serra, passa por obras de revitalização, e recebeu três novas rampas de acesso para portadores de deficiência. O logradouro passa a contar também com intervenções para disciplinar o uso consciente de seus equipamentos de segurança.

A praça já contava com outros meios de acesso, com guias rebaixadas e sinalização, mas as novas rampas, por sua localização - estão na margem superior, onde o fluxo de carros é menos intenso- dão mais autonomia aos perdestes, pois possibilita a entrada em um ponto mais seguro do logradouro.

“Instalamos barreiras com correntes no entorno da praça, onde pedestres eram atropelados fora da faixa de segurança”, disse Gerson Brito, secretário de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram) “Agora, para acessarem os pontos de ônibus, ou ir aos bancos, por exemplo, os transeuntes terão que passar pela área segura”, explicou.

Localizada na região central da cidade, à margem da rodovia Régis Bittencourt (BR-116), a praça Nicola, como é carinhosamente chamada pelos taboanenses,  é um dos principais centros de lazer do município e, de acordo com Brito, as intervenções vão promover a acessibilidade, além de viabilizar a inclusão social.

“Precisamos fazer valer o direito de ir vir do portador de necessidades”, defendeu. “Hoje, felizmente, os deficientes têm acesso ao trabalho, estudos e claro, ao lazer. E é para isto que promovemos esta melhoria”, assegurou o secretário, que pretende democratizar a acessibilidade durante sua gestão.

Além das barreiras com correntes, utilizadas para a proteção dos transeuntes, a praça recebeu serviços de conservação das áreas ajardinadas, que inclui a poda de árvores, iluminação, pintura e varrição. O logradouro teve ainda a revisão de toda a sinalização, reforma e restauração de pontos danificados.

“Todas as intervenções feitas seguem critérios e parâmetros técnicos exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (Abnt)”, assegura Ítalo Martinelli , engenheiro responsável pelos projetos de acessibilidade da Setram, que acompanhou de perto as obras que  “visam promover a acessibilidade universal”.

Repercussão

As melhorias promovidas pela prefeitura de Taboão da Serra, por meio da secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, naquela que é tida como um dos principais endereços de lazer do município, são recepcionadas de maneira positiva por moradores e transeuntes que trafegam pela praça Nicola Vivivilhecio.

A professora Ana Célia acredita que ações como aquelas feitas no equipamento promovem a autonomia do deficiente. “Trabalho há 20 anos com educação para especiais e sei na prática como faz falta uma rampa de acesso, um espaço reservado, o quanto fazem diferença na locomoção deles” observa a educadora.

As obras realizadas têm repercussão também nas redes sociais e já conta com  avaliações favoráveis. “Passei nesse trecho ontem, estava totalmente seguro” disse a internauta Rachel Vona. “Estou orgulhosa da minha cidade, estamos vendo as mudanças e todos observando os detalhes”, registrou a munícipe.

Famosa por sua fonte luminosa, com jatos coloridos ao som de trilhas sonoras, a praça Nicola Vivilechio - homenagem da cidade ao seu primeiro prefeito – é palco de um dos eventos mais aguardados pela população, o Natal Iluminado, promovido pela prefeitura, quando é decorada e  recebe iluminação especial.  



Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.