Gestão do Aprendizado é tema de palestra da Secretaria de Educação

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 11/07/2017

A Secretaria de Educação de Itapecerica da Serra proporcionou uma palestra aos gestores da rede municipal com o tema “Gestão da Aprendizagem”. A iniciativa teve o objetivo de apresentar estratégias e ações para oferecer melhores resultados.

Ministrada por um dos maiores especialistas brasileiros em educação, Renato Casagrande, a formação foi dedicada aos diretores, orientadores pedagógicos e equipe de gestão da Secretaria de Educação.

“Quando participei de uma outra atividade com Casagrande fiquei emocionada; ele tem um conhecimento profundo sobre o tema e é cheio de vida, ágil e determinado. O achei com a cara da nossa rede”, contou a secretária de Educação, Soraia Ribeiro.

Casagrande pontuou sua formação em quatro principais tópicos: Envolvimento das Famílias, Propósitos e Planejamentos, Garantia da Aprendizagem e Resgate do Professor. A palestra abordou questões ainda como o “peso” do ofício de educador, a complexidade e a mudança ao longo do tempo da profissão, as pressões recebidas, a relação entre chefia e funcionário e aspectos administrativos. “Muitas vezes deixamos de nos dedicar e pensar no aprendizado do aluno para dar atenção à parte operacional da escola, precisamos mudar isso”, contou Casagrande.

Para Carlos Clemente, assessor especial da Secretaria de Educação, “a palestra vai ao encontro das melhorias nas práticas implantadas no órgão para o atendimento dos alunos, do corpo docente e dos diversos segmentos da escola”. Para finalizar, Casagrande, resumiu os objetivos em um conjunto de habilidades técnicas, científicas e emocionais.

“Nós temos uma profissão maravilhosa mas precisamos de um ‘up’, por isso estamos trazendo esse tipo de ação, para agregar conhecimento e motivar a rede e é o que vamos fazer durante os próximos quatro anos”, concluiu a secretária de Educação, Soraia Ribeiro.

Renato Casagrande

Renato Casagrande é um dos maiores especialistas em educação. Trabalha há mais de 25 anos como gestor, conferencista e consultor educacional de instituições de Educação Básica e Superior, tanto no setor público como no setor privado. É também pesquisador e autor de diversos livros e artigos sobre o tema. Nos últimos anos, ocupou os cargos de Pró-Reitor Acadêmico e Pró-Reitor de Planejamento e Avaliação na Universidade Positivo, em Curitiba, Paraná.

É doutorando em educação, na Universidade de Aveiro (Portugal), mestre e bacharel em Administração (FGV), com linha de pesquisa em Gestão Educacional. É licenciado em Matemática, especialista em Recursos Humanos e Gestão Educacional e formação em Liderança e Coaching. Casagrande tem um vasto programa de palestras e cursos voltados para a formação de gestores educacionais, professores e profissionais dos diferentes setores da economia. Possui também uma carteira de serviços e produtos voltados diretamente às mantenedoras de instituições educacionais privadas e secretarias estaduais e municipais de educação.

Destacam-se, no seu portfólio de trabalho, os programas de formação avançada de gestão educacional, liderança educacional, gestão de sala de aula, coaching e mentoring.

Comentários