Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Prefeitura de Taboão inicia formação de nova turma da GCM

Por Edimon Teixeira | 6/07/2017

cursogcm900

DivulgaçãoEx-secretário de Segurança, Gerson Brito dá as boas vindas aos futuros agentes

A secretaria de Segurança e Defesa Social de Taboão da Serra iniciou nesta terça-feira, 4, o curso de formação dos 28 novos agentes da Guarda Municipal, aprovados em concurso público. Os novatos fazem parte da 14ª turma a ingressar na corporação, e é a quarta a ser formada integralmente no município.

Responsável pela implantação do curso de formação para guardas municipais na cidade, quando à frente daquela pasta , Gerson Brito ministrou a aula inaugural. Durante a fala, o ex-secretário destacou a importância do trabalho em equipe, e sua relevância nas novas funções delegadas aos agentes.

“De maneira sintetizada, trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo”, disse. “É compreender e praticar sentimentos como humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo”, afirmou o palestrante, atualmente responsável pela secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana.

Durante a exposição, Brito falou ainda sobre a Lei Federal 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), Decreto 95/2013, que disciplina o funcionamento do curso de formação, além das leis municipais 222/2010, 223/2010 e 224/2010, que passam a reger a vida funcional dos novos servidores.

Estrutura do curso

O curso de formação, de caráter eliminatório, é a última fase do certame antes de os agentes assumirem efetivamente suas funções. O treinamento é regido pela Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais, elaborada com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD / Brasil.

Durante os próximos meses, os Alunos GCMs, nomenclatura atribuída aos agentes nesta fase, enfrentarão uma rotina de pelo menos oito horas diárias de estudos. O conteúdo programático a ser explorado aborda aspectos teóricos e práticos, e engloba as 18 disciplinas recomendadas pelo Ministério da Justiça.

Além das matérias básicas, os alunos têm palestras com profissionais de diferentes órgãos que atuam no município, e com servidores dos mais variados setores. De acordo com Sandra Fidelis Dalbosco, coordenadora do curso, a experiência é de fundamental importância para a formação dos futuros guardas.

“O contato com outras pastas permite aos alunos conhecer melhor as peculiaridades de cada setor, com os quais eventualmente possam colaborar num futuro próximo” explica. Segundo ela, os novatos farão ainda o estágio de campo, previsto no Decreto 95/2013, como parte do processo de adaptação.

“Essa experiência durante o curso é necessária para que eles desenvolvam vínculo com o local onde vão atuar, bem como para que vivenciem de perto o dia a dia do agente”, justifica a coordenadora. Para serem aprovados, os alunos passarão por uma série de avaliações para atestar sua aptidão para o cargo.

Dentre elas estão a avaliação psicológica e o teste prático de tiro, exigências da Polícia Federal para emissão do porte funcional de arma de o fogo. O curso foca ainda na preparação dos agentes para situações que demandem intervenção mais enérgica, e tem na aula de defesa pessoal sua maior referência.

A GCM de Taboão da Serra é uma das mais proeminentes da região. Conta atualmente com efetivo de 211 agentes e comemorou no último 10 de junho, 26 anos de atividade. Vive no momento uma de suas melhores fases, quando os agentes têm acesso à progressão na carreira, por meio de concurso interno.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.