Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara Municipal debate segurança durante audiência pública

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 29/06/2017

unnamed

Eduardo Toledo

A Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na manhã desta quinta-feira, dia 29, a primeira audiência pública do ano para debater as ações que estão sendo realizadas no município pelas policias Militar e Civil, além dos investimentos que a prefeitura está fazendo na Guarda Civil Municipal.

Os vereadores tiveram a oportunidade de questionar as autoridades policiais e pediram para que as reivindicações da população sejam atendidas, principalmente nos bairros onde a violência cresceu nos últimos seis meses. Érica Franquini, presidente da Comissão, disse que a audiência foi produtiva e que irá convocar uma nova reunião no segundo semestre.

“Tivemos boas notícias da Polícia Militar, da Polícia Civil e da GCM. Sabemos que o combate a criminalidade é uma luta sem fim, mas começamos a enxergar uma solução para desafios que temos hoje; O aumento do efetivo policial e mais viaturas são fundamentais. Os índices de crimes na cidade estão caindo um pouco, é um começo, mas tem que ser contínuo”, disse a vereadora Érica.

As notícias apresentadas pelas forças policiais são animadoras. A mais importante delas veio do Tenente Coronel Vittiello, da Polícia Militar, responsável pelo 36º DP, que atua em Taboão da Serra e Embu das Artes. Segundo ele, a Força Tática irá voltar para as duas cidades nos próximos meses. Serão seis viaturas e 24 homens.

Outra informação positiva apresentada na audiência é a chegada de novas motos para a Rocam. “Em pouco tempo vamos dobrar o número atual de viaturas, de 16 vamos passar para 34. Metade para Embu e metade para Taboão da Serra. Hoje sabemos que o que prende mesmo são as motos, principalmente na periferia, onde as ruas são estreitas”.

Representando a Polícia Civil, o delegado assistente Israel Rovaroto Presoto Jr, afirmou que o novo delegado Seccional, Dr. Antonio José Correia de Sampaio, que assumiu no início do ano, fez uma redistribuição de policiais, aumentando o efetivo nas delegacias. Outra novidade apresentada é que a delegacia Seccional, atualmente na rodovia Régis Bittencourt, será transferida para a região central para facilitar o acesso dos moradores.

Já Dr. Cristian Nimoi, delegado do 2º DP no Pirajuçara, pediu que houvesse mais divulgação do distrito recém-inaugurado na Kizaemon Takeuti. “Muitas pessoas ainda não procuram a delegacia do Pirajuçara porque não sabem que ela está funcionando 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. Precisamos aumentar mais essa divulgação”.

Sandro Léo, comandante da GCM, informou em primeira mão que o prefeito Fernando Fernandes autorizou a contratação de 35 novos guardas. “Esses novos GCMs vão passar pelo treinamento e em breve estarão nos ajudando nas ruas da nossa cidade, aumentando a nossa presença no município”.

Vereadores

O debate foi muito importante para que novas ações sejam realizadas pelo Parlamento. O vereador Cido disse que ações de repressão a criminalidade devem ser acompanhada de iniciativas educativas. “Nós temos que ter políticas públicas para nossas crianças e adolescentes, temos que cuidar da ordem, termos um bom efetivo, mas se não cuidarmos da nossa base estaremos enxugando gelo. A prefeitura de Taboão da Serra vem criando centro de convivências, capacitando jovens, para que eles tenham um futuro e permaneçam longe do crime”, disse o vereador Cido.

Para o vereador Eduardo Nóbrega, “segurança vai muito além das ações policiais”. Ele afirmou que a prefeitura vem fazendo uma série de iniciativas para capacitar jovens como “o Projeto Lado a Lado”. Porém Nóbrega disse que “o aumento do efetivo é uma das ações mais urgentes porque existem problemas  serem resolvidos. A questão da Força Tática já foi resolvida, isso é importante, mas estamos querendo mais policiais”.

O vereador André Egydio disse que é preciso ampliar a discussão com a sociedade. “Temos que debater quais mecanismos de segurança queremos implantados aqui em Taboão da Serra. Estamos diante de grandes especialistas, pessoas dedicadas da Polícia Militar, da Polícia Civil e da GCM, temos que colocar em prática todas as sugestões que tiramos daqui hoje”.

Estiveram presentes na audiência pública os vereadores Érica Franquini, presidente da Comissão, Eduardo Nóbrega, André Egydio, Alex Bodinho e Cido, além do vice-prefeito Laércio Lopes que também participou dos trabalhos. José Junior, presidente da Conseg do Monte Alegre e Solange Alves, da Conseg do Pirajuçara marcaram presença, como diversos policiais militares, GCMs e policiais civis.

21/09/2018

TRE determina retirada de fake news contra deputada Analice Fernandes

O Tribunal Regional Eleitoral determinou ao Facebook a remoção de fake news - notícia falsa...

20/09/2018

Candidata a vice-governadora de SP pelo PT veio a Taboão com proposta de Governo

Ana Bock, candidata a vice-governadora pelo PT na chapa de Luiz Marinho (PT), esteve em Taboão...

20/09/2018

Em razão do processo eleitoral, horário de verão terá 14 dias a menos este ano

O horário de verão começará mais tarde esse nao. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior...

20/09/2018

Vereador Marcos Paulo reforça cobrança por mais policiamento da PM em Taboão

O vereador Marcos Paulo (PPS), fazendo menção à reportagem feita pelo Jornal Na Net, também...

17/09/2018

Ney Santos vê normalidade na convocação para recepção de Márcio França no Embu

O prefeito afastado de Embu das Artes, Ney Santos, PRB, considerou fato normal a convocação de...

16/09/2018

Joice Silva diz que 6.8 no IDEB prova qualidade da educação em Taboão

A educação municipal de Taboão da Serra conquistou a maior nota da região no Índice de...

16/09/2018

Desfile de 7 de Setembro é um marco para a educação de Taboão da Serra

O Desfile Cívico de 7 de Setembro reuniu mais de 47 escolas da rede municipal de ensino. Com a...

16/09/2018

Alckmin visita Campo Limpo acompanhado de FF e Analice e apela por voto útil

O candidato à Presidência da República pelo PSDB e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin,...

14/09/2018

FF e vereadores preparam medidas para recuperar salários de agentes públicos

Fernando Fernandes, o vice-prefeito Laércio, a presidente da Câmara, Joice Silva e os vereadores...

12/09/2018

PSDB cobra explicação dos 4 vereadores de Taboão sobre retirada do apoio a Doria

O presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias, e o secretário-geral do partido, César Gontijo,...

24/09/2018

Concurso Miss e Mister Beleza Negra 2018 de Taboão está com inscrições abertas

A Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra (CEPIR) junto com a...

24/09/2018

CATS perde nos pênaltis no futsal e fica com vice-campeonato na Copa do Brasil

As meninas do Cats por pouco não levaram o título de campeãs da Copa do Brasil de Futsal...

24/09/2018

Sucesso entre taboanenses, Matematicando tem 4º edição no Pq. das Hortências

Sob um clima descontraído e agradável, o conhecido Parque das Hortências, em Taboão da Serra, se...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.