Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara Municipal debate segurança durante audiência pública

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 29/06/2017

unnamed

Eduardo Toledo

A Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na manhã desta quinta-feira, dia 29, a primeira audiência pública do ano para debater as ações que estão sendo realizadas no município pelas policias Militar e Civil, além dos investimentos que a prefeitura está fazendo na Guarda Civil Municipal.

Os vereadores tiveram a oportunidade de questionar as autoridades policiais e pediram para que as reivindicações da população sejam atendidas, principalmente nos bairros onde a violência cresceu nos últimos seis meses. Érica Franquini, presidente da Comissão, disse que a audiência foi produtiva e que irá convocar uma nova reunião no segundo semestre.

“Tivemos boas notícias da Polícia Militar, da Polícia Civil e da GCM. Sabemos que o combate a criminalidade é uma luta sem fim, mas começamos a enxergar uma solução para desafios que temos hoje; O aumento do efetivo policial e mais viaturas são fundamentais. Os índices de crimes na cidade estão caindo um pouco, é um começo, mas tem que ser contínuo”, disse a vereadora Érica.

As notícias apresentadas pelas forças policiais são animadoras. A mais importante delas veio do Tenente Coronel Vittiello, da Polícia Militar, responsável pelo 36º DP, que atua em Taboão da Serra e Embu das Artes. Segundo ele, a Força Tática irá voltar para as duas cidades nos próximos meses. Serão seis viaturas e 24 homens.

Outra informação positiva apresentada na audiência é a chegada de novas motos para a Rocam. “Em pouco tempo vamos dobrar o número atual de viaturas, de 16 vamos passar para 34. Metade para Embu e metade para Taboão da Serra. Hoje sabemos que o que prende mesmo são as motos, principalmente na periferia, onde as ruas são estreitas”.

Representando a Polícia Civil, o delegado assistente Israel Rovaroto Presoto Jr, afirmou que o novo delegado Seccional, Dr. Antonio José Correia de Sampaio, que assumiu no início do ano, fez uma redistribuição de policiais, aumentando o efetivo nas delegacias. Outra novidade apresentada é que a delegacia Seccional, atualmente na rodovia Régis Bittencourt, será transferida para a região central para facilitar o acesso dos moradores.

Já Dr. Cristian Nimoi, delegado do 2º DP no Pirajuçara, pediu que houvesse mais divulgação do distrito recém-inaugurado na Kizaemon Takeuti. “Muitas pessoas ainda não procuram a delegacia do Pirajuçara porque não sabem que ela está funcionando 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. Precisamos aumentar mais essa divulgação”.

Sandro Léo, comandante da GCM, informou em primeira mão que o prefeito Fernando Fernandes autorizou a contratação de 35 novos guardas. “Esses novos GCMs vão passar pelo treinamento e em breve estarão nos ajudando nas ruas da nossa cidade, aumentando a nossa presença no município”.

Vereadores

O debate foi muito importante para que novas ações sejam realizadas pelo Parlamento. O vereador Cido disse que ações de repressão a criminalidade devem ser acompanhada de iniciativas educativas. “Nós temos que ter políticas públicas para nossas crianças e adolescentes, temos que cuidar da ordem, termos um bom efetivo, mas se não cuidarmos da nossa base estaremos enxugando gelo. A prefeitura de Taboão da Serra vem criando centro de convivências, capacitando jovens, para que eles tenham um futuro e permaneçam longe do crime”, disse o vereador Cido.

Para o vereador Eduardo Nóbrega, “segurança vai muito além das ações policiais”. Ele afirmou que a prefeitura vem fazendo uma série de iniciativas para capacitar jovens como “o Projeto Lado a Lado”. Porém Nóbrega disse que “o aumento do efetivo é uma das ações mais urgentes porque existem problemas  serem resolvidos. A questão da Força Tática já foi resolvida, isso é importante, mas estamos querendo mais policiais”.

O vereador André Egydio disse que é preciso ampliar a discussão com a sociedade. “Temos que debater quais mecanismos de segurança queremos implantados aqui em Taboão da Serra. Estamos diante de grandes especialistas, pessoas dedicadas da Polícia Militar, da Polícia Civil e da GCM, temos que colocar em prática todas as sugestões que tiramos daqui hoje”.

Estiveram presentes na audiência pública os vereadores Érica Franquini, presidente da Comissão, Eduardo Nóbrega, André Egydio, Alex Bodinho e Cido, além do vice-prefeito Laércio Lopes que também participou dos trabalhos. José Junior, presidente da Conseg do Monte Alegre e Solange Alves, da Conseg do Pirajuçara marcaram presença, como diversos policiais militares, GCMs e policiais civis.

15/07/2018

Vereadores visitam Sercom e conhecem programa de Inteligência Artificial

O vereador Dr. Ronaldo Onishi e as vereadoras Érica Franquini e Priscila Sampaio visitaram...

15/07/2018

Vereadores levaram doação de agasalhos arrecadados na Câmara ao Centro POP

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aderiu à campanha do agasalho e arrecadou mais de 400...

10/07/2018

Joice Silva diz que festas juninas fortalecem relação dos alunos

Após prestigiar as festas juninas das escolas municipais de Taboão da Serra e ver de perto a...

07/07/2018

Câmara Municipal entra em recesso; atendimento ao público continua normalmente

Durante o mês de julho a Câmara Municipal de Taboão da Serra permanece em recesso parlamentar. O...

07/07/2018

Câmara Municipal entrega título de Cidadão Taboanense para Padre Carlos

No último domingo, dia 1º, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entregou, após a missa na...

03/07/2018

Ney Santos lança pré-candidaturas de Ely Santos e Hugo Prado em Embu das Artes

Embalado por sua popularidade na cidade, o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, promoveu uma...

03/07/2018

Projeto de Lei que garante 30 horas para enfermagem está em regime de urgência

Como vice-presidente da Assembleia, a deputada estadual Analice Fernandes deu entrada em um...

01/07/2018

Joice Silva e Johnatan Noventa aprovam lei para evitar abandono recém-nascidos

Para proteger a vida dos recém-nascidos cujas mães não vão conseguir cuidar, e, acabam mortos...

01/07/2018

Câmara Municipal de Taboão da Serra aprova 10 projetos antes do recesso

Em uma das mais longas sessões da atual legislatura, os vereadores da Câmara Municipal de Taboão...

29/06/2018

TSE divulga limite de gastos para as eleições 2018

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o limite de gastos das campanhas eleitorais deste...

17/07/2018

Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a primeira...

17/07/2018

Em um ano, EMTU cancela três linhas em Embu e Itapecerica da Serra

Entre Janeiro de 2017 e Maio de 2018, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos),...

17/07/2018

Brinquedo de infância levará Itapecerica da Serra ao livro dos Recordes

Para chegar ao GUINNESS WORLD RECORDS um grupo de amigos de Itapecerica da Serra, freqüentadores...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.