Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Saiba como acabar com o ronco e melhorar sua noite de sono

Por Assessoria de Comunicação | 27/06/2017

Sono

Divulgação

Muitas pessoas apresentam algum tipo de distúrbio durante o sono e um dos mais comuns é o ronco, que pode ocorrer a partir de outros problemas como a apneia do sono que atinge cerca de 30% da população mundial de acordo com o Instituto do Sono ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 

O ronco é um problema que não atinge apenas a pessoa que ronca, mas principalmente aquelas que convivem com o roncador. É possível que o indivíduo caia em sono profundo mesmo enquanto ronca, mas a pessoa ao lado nem sempre tem a mesma sorte. Por isso que é comum o roncador sempre ser o último a saber e para evitar constrangimentos muitos procuram evitar dormir fora de casa.

 

Mudanças de hábitos

 

É possível acabar com o ronco a partir de algumas mudanças de hábitos como perder peso. A gordura presente no pescoço pode ser responsável pelo estreitamento da faringe e prejudicar a passagem do ar. Claro que pessoas com o peso normal também podem sofrer com ronco, porém as chances são maiores em pessoas acima do peso.

 

Outra forma é evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas. Algumas pessoas que não roncam costumam roncar após ingerir em excesso bebidas alcoólicas e em outros o problema só agrava. Isso porque o álcool contribui para o relaxamento dos músculos do corpo e ao dormir esses músculos acabam relaxando demais.

 

A posição de dormir muitas vezes pode contribuir para o surgimento do ronco principalmente para aqueles que costumam dormir de barriga para cima. Essa posição contribui para a obstrução nasal, o ideal é deitar de bruço ou de lado.

 

O uso de antialérgicos também pode ser um aliado contra o ronco, pois pessoas que sofrem com rinite e estão sempre com o nariz entupido podem apresentar o ronco com mais facilidade devido ao esforço para respirar. O ideal é consultar um médico e tratar a alergia.

 

Quando o problema é anatômico


Em algumas pessoas o ronco pode aparecer devido a problemas no alinhamento dos dentes, na arcada dentária, pelo desvio no septo nasal ou outras deformidades na fase.  Dependendo do problema e da gravidade o tratamento consiste no uso de aparelhos odontológicos ou através de cirurgias como a ortognática e a cirurgia buco maxilo facial que podem corrigir problemas  como a apneia do sono, que como citamos no início do texto é um dos principais fatores responsáveis pelo ronco.

 

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

10/09/2018

Começa a valer suspensão da venda de 26 planos de saúde

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.