Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Jovem PM feminina inspira e incentiva sonhos de estudantes em Taboão

Por Sandra Pereira | 26/06/2017

sara

Sandra PereiraPM Sara Ribeiro é a sensação entre a garotada nas escolas onde passa

Com sorriso aberto, simplicidade, carisma, olhos e rosto bem maquiados a policial militar Sara Ribeiro, 23 anos, conquista a garotada onde passa. Ela é inspiração para as meninas e até o “sonho” dos meninos, características que a tornam ponte no diálogo com a juventude. Sara está na PM há 4 anos e há três anos está lotada na 2ª Cia em Taboão. Passou no concurso com apenas 18. Essa semana, ela foi a principal atração para meninos e meninas da escola Reynaldo do Nascimento Falleiros, no jardim Salvador, em Taboão da Serra, durante as atividades da Semana de Prevenção e Orientação de Segurança Escolar (Sepose). Sara é uma das PMs do projeto Fada Madrinha.

“Eu amo o que eu faço. Sou muito feliz com a escolha que fiz. Eles veem isso em mim. Isso alimenta a relação de confiança que a gente desenvolve”, relata sorridente.

Depois de conhecer e conversar com a policial Sara as garotas repetiam sem reserva que querem crescer e ser como ela. Os meninos querem crescer e namorar alguém como ela. Mas, todos sabem que o sorriso doce da moça esconde uma policial forte, determinada a combater o crime e que não demonstra nenhuma fraqueza diante da criminalidade.

“No trabalho eu sou outra pessoa. Preciso me impor, demonstrar seriedade e firmeza. Se não for assim as pessoas não respeitam. Se eu parecer fraca coloco em risco a mim e os outros também. O trabalho policial exige que eu esteja sempre em alerta tanto por mim quanto pela equipe e pela sociedade”, diz.

Pra se ter uma ideia do impacto que a PM Sara causa na vida dos jovens basta ouvir o que eles dizem sobre ela. Aos 14 anos a aluna Letícia resumiu o objetivo da participação da Sara nas atividades da Sepose, por meio do programa Fada Madrinha.

“A Sara é um exemplo. Muita gente critica policial e não sabe o que eles tiveram que passar pra chegar lá. Ela transmitiu uma mensagem positiva pra nós. Um exemplo de superação. Ela deu um foco pra gente. Nos ajudou a pensar sobre a vida. Deu foco mesmo, pra gente não ficar só pensando em outras coisas, em namoro, pra gente ficar longe das drogas”, revelou a estudante. A amiga dela completou: “ A Sara é maravilhosa. É linda, agitada, meiga, poderosa. É um amor de pessoa”. Logo depois outra menina emendou: “Antes de conhecer a Sara eu nunca tinha pensado numa mulher policial, não achava demais. Depois que a conheci achei o máximo”.

A PM Sara Ribeiro é filha de um bombeiro e irmã de outras duas policiais. Ela conta que cresceu no quartel e aprendeu a amar e respeitar a corporação que inspirou seus sonhos de vida e de futuro. Agora, ela quer ajudar garotos e garotas a encontrar seu caminho e usa a própria história e a facilidade de diálogo com os jovens como ponte até eles.
“Sempre me inspirei no meu pai. Cresci vendo ele ir até o quartel. Aprendi a amar aquele ambiente, minhas irmãs também. Nós três somos PMs”, conta.

O tenente-coronel PM Marcos Vitiello comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar, que atende as cidades de Taboão e Embu, lembra que a missão da PM é combater o crime e aumentar a sensação de segurança. Ele afirma que o projeto Fada Madrinha representa bem o trabalho social desenvolvimento na PM. O comandante explica que o projeto consiste em possibilitar que policiais militares femininas conversem com as adolescentes explicando que muitas vezes o cidadão honesto não é aquele “poderoso” que trafica drogas e anda de moto e carro potente.

“Esse cidadão “poderoso” não pode ser referência para as jovens. Temos que combater esse pensamento fundamentado no consumo e na ausência de valores”, afirmou.

O projeto Fada Madrinha foi idealizado pelo 3º sargento PM Fábio Roberto Gonçalves. Pelo visto, se depender da PM Sara Ribeiro a iniciativa vai ganhar força e inspirar sonhos de garotas por muitas gerações.

 

09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

16/01/2018

Inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Taboão será dia 19

Nesta sexta-feira, 19, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a deputada estadual...

16/01/2018

Itapecerica e Embu arrecadaram juntas mais de R$ 4 milhões sobre pedágio em 2017

O ISS que incide sobre as tarifas de pedágio tem representado importante recurso para os 262...

16/01/2018

Divulgada lista com locais de exame do Vestibulinho das Etecs

Os candidatos inscritos no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.