Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

TSE absolve Geraldo Cruz e suspende cassação do mandato e inelegibilidade

Por Sandra Pereira | 31/05/2017

dep_geraldo_cruz

ArquivoDeputado Geraldo Cruz comemorou decisão nas redes sociais e disse que ela representa a vitória da verdade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a cassação do diploma do deputado estadual Geraldo Cruz (PT) e a inelegibilidade que havia sido imposta a ele por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O deputado respondeu acusação de abuso de meios de comunicação devido a publicação de artigos de sua autoria no jornal Folha de Embu, durante o período pré-eleitoral. Com a vitória do TSE o deputado está apto para disputar eleições.

A decisão foi publicada no site do TSE onde consta: “para dar provimento ao recurso ordinário, afastando a incidência das sanções de cassação do diploma e de inelegibilidade, nos termos do voto do Ministro Luiz Fux, que redigirá o acórdão. Vencidos os Ministros Napoleão Nunes Maia Filho (Relator), Jorge Mussi e Rosa Weber. Votaram com o Ministro Luiz Fux os Ministros Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Gilmar Mendes (Presidente)”.

Geraldo Cruz foi vereador e prefeito de Embu das Artes por 8 anos. Saiu do mandato com elevado índice de aprovação, elegeu sucessor, ganhou a eleição de deputado estadual em 2010 e foi reeleito em 2014. Em 2016 disputou a eleição de prefeito e foi derrotado nas urnas pelo prefeito Ney Santos (PRB) e a votação dele nem chegou a ser computada.
O deputado tinha sido condenado a perder o mandato e ficar inelegível por 8 anos em agosto de 2015. A decisão tirando-o da vida pública foi bastante explorada durante a campanha eleitoral no Embu. Além disso, ele acumulou a ampla rejeição do PT e da então presidente Dilma.

Após a decisão do TSE, que além de manter o seu mandato o torna apto a disputar qualquer eleição Geraldo Cruz publicou nota em sua página pessoal no Facebook afirmando que a decisão foi “a vitória da verdade”.

Leia a íntegra da nota:


A VITÓRIA DA VERDADE
Hoje o dia é de extrema alegria.

Eu, que vivi tantos momentos de conquistas sendo vereador por três mandatos, eleito duas vezes prefeito de minha cidade, eleito e reeleito deputado estadual, confesso que o processo que se estende desde 2015, do qual saio agora vencedor, deixou em mim cicatrizes profundas. Mas sempre confiei na justiça e desde o início sabia que do ponto de vista do Estado Democrático de Direito a razão estava conosco. Fui eleito para esta legislatura por mais de 60 mil eleitores que confiam no meu trabalho e no meu caráter como homem público.

Condenar um mandato eletivo, disputado seguindo todas as regras democráticas, em razão de fatos que certamente não alterariam o resultado da eleição, seria um ataque à liberdade de informação e uma verdadeira interferência no processo eleitoral.

Interferência essa que nenhuma instância foi capaz de neutralizar durante as eleições municipais de 2016 na qual fui substancialmente prejudicado por este processo, como é de conhecimento de todos.

Com a confirmação de minha inocência pelo Tribunal Superior Eleitoral, será recuperada a verdade dos fatos na imprensa e na opinião pública. Mas não há como voltar no tempo.

Mentiras foram jogadas no vento e somente mais tempo poderá fazer com que a verdade se restabeleça. O tempo e muito, muito trabalho.

E de trabalho eu nunca tive medo. Essa vitória de hoje marca o início de uma nova jornada que enfrentarei com coragem, honestidade de sentimento e Fé.
Conto com todos nesta nova etapa.

 

 

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

16/10/2017

Homem quase decepa a cabeça da mulher com facão em Juquitiba

Maria de Fátima Pinto de Moraes de apenas 28 anos, foi brutalmente assassinada após ter cabeça...

16/10/2017

Músicos do Futuro farão novo concerto na Câmara de Taboão nesta quarta, 18

A Orquestra Associação Músicos do Futuro (OAMF) fará novo concerto na Câmara Municipal de Taboão...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.