Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Autarquia da Saúde implanta novos procedimentos para marcação de consulta; cinco novos médicos já estão atendendo

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 31/05/2017

consulta350

Divulgação - Google Imagens

Visando garantir o acesso à atenção primária e o retorno a todos os pacientes que procuram os serviços da Autarquia de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família de Itapecerica da Serra estão passando por uma reformulação.

Cinco novos clínicos gerais vindos do Programa Mais Médicos já estão trabalhando e o sistema de marcação de consulta está mudando. Nas unidades do Valo Velho e Salvador de Leone o atendimento para marcar consulta está iniciando às 13h.

Segundo a Autarquia de Saúde, “mudamos o horário de agendamento para que os pacientes não precisem chegar muito cedo na fila e assim conseqüentemente melhorar o tempo de espera, pois, essa gestão visa o bem-estar de nossos usuários”.

Além disso, está sendo implantado o sistema de acolhimento em todas as UBSs e USFs. O acolhimento significa oferecer um atendimento que garanta o acesso e o direito aos serviços necessários, envolvendo também a escuta qualificada dos problemas de saúde do usuário, de forma satisfatória.

“A iniciativa visa oferecer sempre uma resposta de ânimo e de resolutividade ao problema do paciente, resolvendo com efetividade as dificuldades relacionadas à saúde dele e o compromisso para com o problema que pode ir além do atendimento, pois, quando nos relacionamos com o outro ocorre um elo de ligação entre o usuário e o profissional”, informou a Autarquia.

Com a vinda dos cinco novos médicos a cidade conta agora com 19 profissionais generalistas da família, um aumento de mais de 35 por cento.

Novos Procedimentos

A Autarquia Municipal de Saúde implantou um projeto piloto em três unidades do município: UBS Valo Velho, Salvador de Leone e Crispim. Nestes locais a agenda é aberta semanalmente por especialidade.

“Agendamos os retornos e os acolhimentos de urgência, em que o profissional técnico capacitado realiza a ausculta qualificada e direcionado por protocolos validados baseados por evidência, identificando as necessidades do paciente; após essa avaliação o paciente recebe uma senha e se direciona ao agendamento”, explica a Autarquia.

03/10/2018

Piquenique da inclusão acontece pela 1º vez em Embu

30/09/2018

Taboão conquista mais um prêmio no combate à tuberculose

 

As ações realizadas pela Secretaria de Sa

21/09/2018

Taboão da Serra atinge meta de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra divulgou o balanço final da Campanha de vacinação...

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.