Autarquia da Saúde implanta novos procedimentos para marcação de consulta; cinco novos médicos já estão atendendo

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 31/05/2017

Visando garantir o acesso à atenção primária e o retorno a todos os pacientes que procuram os serviços da Autarquia de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família de Itapecerica da Serra estão passando por uma reformulação.

Cinco novos clínicos gerais vindos do Programa Mais Médicos já estão trabalhando e o sistema de marcação de consulta está mudando. Nas unidades do Valo Velho e Salvador de Leone o atendimento para marcar consulta está iniciando às 13h.

Segundo a Autarquia de Saúde, “mudamos o horário de agendamento para que os pacientes não precisem chegar muito cedo na fila e assim conseqüentemente melhorar o tempo de espera, pois, essa gestão visa o bem-estar de nossos usuários”.

Além disso, está sendo implantado o sistema de acolhimento em todas as UBSs e USFs. O acolhimento significa oferecer um atendimento que garanta o acesso e o direito aos serviços necessários, envolvendo também a escuta qualificada dos problemas de saúde do usuário, de forma satisfatória.

“A iniciativa visa oferecer sempre uma resposta de ânimo e de resolutividade ao problema do paciente, resolvendo com efetividade as dificuldades relacionadas à saúde dele e o compromisso para com o problema que pode ir além do atendimento, pois, quando nos relacionamos com o outro ocorre um elo de ligação entre o usuário e o profissional”, informou a Autarquia.

Com a vinda dos cinco novos médicos a cidade conta agora com 19 profissionais generalistas da família, um aumento de mais de 35 por cento.

Novos Procedimentos

A Autarquia Municipal de Saúde implantou um projeto piloto em três unidades do município: UBS Valo Velho, Salvador de Leone e Crispim. Nestes locais a agenda é aberta semanalmente por especialidade.

“Agendamos os retornos e os acolhimentos de urgência, em que o profissional técnico capacitado realiza a ausculta qualificada e direcionado por protocolos validados baseados por evidência, identificando as necessidades do paciente; após essa avaliação o paciente recebe uma senha e se direciona ao agendamento”, explica a Autarquia.

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