Atividades marcaram o Dia da Luta Antimanicomial em Taboão da Serra

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 27/05/2017

Durante todo o mês de maio uma equipe de saúde mental da Secretaria de Saúde de Taboão da Serra promoveu uma série de atividades voltadas para o combate a Luta Antimanicomial.

Celebrado desde 1987 no dia 18 de maio, o objetivo dessa luta é simbolizar a batalha pelos direitos de pessoas com transtornos mentais, além de atrelar para uma mudança de perspectiva na forma de tratamento.

No dia “D” que celebra essa luta uma palestra, no auditório da TaboãoPrev, voltada para os profissionais da saúde fez com que todos refletissem sobre o tema. “Precisamos conscientizar os profissionais que lidam com essas pessoas que nós somos o canal direto para levar a ajuda necessária aos pacientes atendidos na rede municipal de Taboão”, disse a palestrante, Elaine Macedo.

Outras atividades se espalharam pelos núcleos de atuação do grupo como oficinas de expressão gráfica abordando “A arte de Cuidar”, oficina de música, exposição de trabalhos, piquenique e caminhada.

No CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e CECO (Centro de Convivência) foram realizadas rodas de conversas sobre o tema. “Essas rodas serviram para refletirmos sobre os cuidados que devemos ter dentro dessa linha que se refere a saúde mental hoje implantada dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais equipamentos de saúde”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

 

Comentários