Prefeito Fernando Fernandes e deputada estadual Analice inauguram abrigo municipal em Taboão

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 27/05/2017

O prefeito Fernando Fernandes e deputada estadual Analice Fernandes inauguraram na quinta-feira, 25 de maio, o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças “Almério Lima Leite” (SAICA). O local, onde antes funcionava o Instituto Asas Brancas, agora é um abrigo municipal que atende 20 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o prefeito Fernando Fernandes, o SAICA não será apenas o lar provisório destes jovens, mas também receberá novos projetos. “Além deste acolhimento institucional feito pela Secretaria de Assistência Social, desenvolveremos com estes jovens projetos preventivos em parceria com outras Secretarias, oferecendo atividades esportivas, recreativas, profissionalizantes e culturais”, disse.

Para a deputada Estadual Analice Fernandes este serviço que passará a ser oferecido pela Prefeitura é um dos mais importantes e desafiador. “A equipe da Secretaria de Assistência Social passa a ser diretamente responsável pelo futuro destas crianças e adolescentes, tendo como objetivo o desenvolvimento educacional, cultural, afetivo de cada uma delas, para que elas possam ser adultos capazes e principalmente felizes”, avaliou a deputada.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, a Prefeitura de Taboão da Serra não mediu esforços para adequação do espaço. “Após a reintegração de posse, realizada em abril deste ano, iniciamos a reforma deste espaço e a Secretaria de Manutenção foi nossa parceira neste processo. Utilizamos recursos próprios para que, a partir desta tarde (25/05), nossos jovens tenham um novo local para viver”, ressaltou.

Além da presença do prefeito Fernando Fernandes e da deputada estadual Analice Fernandes, a cerimônia de inauguração contou com a participação do vice-prefeito Laércio Lopes, do juiz da 3ª Vara Cível de Taboão Dr. Nelson Ricardo Casalleiro, da presidente da Câmara de Vereadores Joice Silva e dos vereadores: Alex Bodinho, André Egydio, Cydo da Yafarma, Eduardo Nóbrega, Érica Franquini, Johnatan Noventa, Marcos Paulo (Paulinho), Priscila Sampaio, Rita da Saúde, Ronaldo Onishi e Waines Moreira.

Como funciona a SAICA?

Inaugurado no Dia Nacional da Adoção, o SAICA é responsável por acolher provisoriamente crianças e adolescentes que, por algum motivo, tiveram seus vínculos familiares rompidos e, por determinação judicial,precisaram ser retiradas de casa. Cabe à equipe multidisciplinar do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) tentar reestabelecer este vínculo a fim de que estes jovens possam voltar ao seio familiar.

A cada seis meses o Judiciário realiza audiências concentradas na qual define se a família está apta ou não a receber novamente estes jovens. Em caso positivo, às crianças e adolescentes voltam ao convívio familiar. Caso contrário, permanecem no abrigo por mais um período e, em última instância, são encaminhadas para adoção.

Enquanto estão no SAICA, os jovens mantem suas rotinas de estudos e recebem atendimento médico e psicológico. Vale ressaltar que todos os alimentos, roupas, materiais de limpeza e de higiene íntima são custeados pela Prefeitura. O local conta com seis quartos femininos, seis quartos masculinos, berçário, lactário, refeitório, sala de convivência, além de espaço para atividades.

 

Comentários