Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Problemas de coluna na infância conheça as causas e os tratamentos

Por Assessoria de Comunicação | 26/05/2017

crianca

Divulgação A má postura também é um dos gr

É cada vez mais frequente crianças apresentarem reclamações sobre incômodos e dores nas costas, que muitas vezes são causadas pela má postura, excesso de peso nas costas, obesidade e até pelos calçados infantis. É nesse momento que a família deve ter total atenção, pois é na infância que problemas irreversíveis na coluna podem aparecer e acompanhar as crianças em toda vida adulta.

O uso da mochila pesada é um dos maiores fatores que contribui para o surgimento de lesões na região cervical, torácica, na lombar e no ombro. O ideal é que o peso não ultrapasse 10% do peso da criança e mantenha sempre o contato com a escola sobre o que realmente é importante levar a cada dia, porém quando é inevitável o sobrepeso uma opção é o uso de mochilas com rodinhas.

A obesidade infantil contribui para uma série de problemas nas crianças, entre elas o acúmulo de gordura na região lombar sobrecarrega a coluna e influencia diretamente na postura. Além disso, o sobrepeso pode contribuir para a má formação das pernas e pés, já que é na infância que acontece o desenvolvimento de toda cartilagem e musculatura das pernas e pés.

Outro fator que contribui na formação dos pés e pode prejudicar a coluna dos pequenos é o uso de calçados infantis inadequados. Como citamos acima é preciso que aconteça o desenvolvimento saudável de toda cartilagem e musculatura dos pés e um calçado apertado ou de má qualidade pode interferir nesse processo. os calçados infantis ideais são aqueles de boa qualidade, confortável que permitem a transpiração natural dos pés. Os modelos de calçados infantis com palmilhas anatômicas se ajustam a qualquer tipo de pisada e são os mais recomendados.

A má postura também é um dos grandes colaboradores para o surgimento de dor nas costas em crianças e talvez seja o mais difícil de corrigir. É preciso criar o hábito nos pequenos em casa para que na escola a postura correta seja algo natural. Crianças que passam muito tempo no computador, tablets, videogames, até mesmo durante a lição de casa ou outras atividades sentadas estão mais vulneráveis a ter uma postura incorreta. O correto é estar sempre com a coluna reta e as pernas paralelas, mas lembre-se é preciso que se torne um hábito.

Os tratamentos para crianças dependem da origem do problema, portanto ao apresentar qualquer queixa procure um médico. Quando a dor é muscular geralmente é indicado relaxantes musculares, analgésicos, compressas quentes, exercícios para fortalecer a musculatura e alongamentos.

 

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

10/09/2018

Começa a valer suspensão da venda de 26 planos de saúde

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.