Abolição da escravatura é comemorada com palestra e atividades culturais em Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/05/2017

Dia 13 de maio é comemorado a Abolição da Escravatura. A data homenageia a Lei Áurea, sancionada em 1888, que colocou fim a escravidão no Brasil.

Em Taboão da Serra, a Coordenadoria Especial da Promoção e Igualdade Racial (CEPIR), preparou uma vasta programação, no dia 20, na Câmara Municipal, com atividades culturais, declamação de poema e palestra da Professora Elisa Lucas Rodrigues, que falou sobre o tema “Há abolição, nossa realidade”.

Elisa Lucas é coordenadora das Políticas para População Negra e Indígena da Secretaria de Justiça de São Paulo. “A presença dela nesse encontro veio engrandecer e fortalecer nossa luta contra o preconceito e o racismo que vem se espalhando pelo nosso país”, comentou o coordenador da CEPIR, Antonio Carlos Souza Santos.

Durante a palestra a coordenadora Elisa salientou a importância de se fazer uma reflexão sobre o tema abordado. “O negro vem ganhando seu espaço com muito trabalho e rompendo as barreiras do preconceito e da discriminação. Precisamos levantar essa bandeira e continuar lutando pelos nossos direitos diante a sociedade”.

Além da palestra o evento contou com as apresentações de Capoeira, Irmão Guerreiros, do Mestre Marrom e Professor Chacal, dança do grupo Arco Iris, canto do Hino da África, canto do Hino da Negritude, Samba de Roda, saudação aos Orixás com o toque de atabaques da ONG Terreiros da Cidade, apresentação de um vídeo “SOS Racismo”, da Dra. Eliane Dias e declamação do poema, Navio Negreiro, recitado por Dona Edite do Sarau da Cooperifa.

O evento foi acompanhado pelo vice-prefeito Laercio Lopes, os vereadores Professor Moreira e Rita da Saúde, o babalorisa Joel Ty Sango da Nação Candomblé, André Ribas (Chefe de Gabinete do vereador Jonathan Noventa) e pela Dra. Eliane Dias (Coordenadora do SOS Racismo da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo).
Comissão

Recentemente a Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra (CEPIR) criou uma comissão para fortalecer o debate sobre as políticas públicas que abordem a questão racial, o preconceito contra os povos afro-descendentes e as religiões de matrizes africanas.

A comissão é formada pelo Coordenador de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Taboão da Serra, Antonio Carlos Sousa Santos, o Babalorixá Joel Ty Sango, André Ribas (Chefe de Gabinete do Vereador Jonathan Noventa), Pastor Paulo de Tarso Vona (Assessor Gabinete do Vereador Jonathan Noventa), Wanderley de Bressan (Líder LGBT de Taboão da Serra), Ângela Maria do Vale (Câmara Municipal de Taboão da Serra), Janete Alves Gomes (Secretaria Municipal de Saúde), Adriane Elias (Munícipe de Taboão da Serra - Umbandista), Mãe Patrícia da Oxum, Sueli Amoedo (Coordenadora dos Direitos da Mulher), Edna Trindade (Secretaria de Saúde), Maria Alves Caldeira (Presidente do Conselho Municipal de Saúde), Ricardo Vaz Fotógrafo (Secretaria de Comunicação) e Professor João Batista (Presidente do Instituto Afro Solano Trindade).

 

Comentários