Seminário com Jorge Costa, Professor Paulinho e Leci Brandão debate racismo em Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 22/05/2017

Raças, credos e gêneros, todos juntos discutindo uma sociedade sem discriminação, mais igualitária. Assim foi o I Seminário Enfrentamento do Racismo Institucional e Religioso, promovido pela Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social (SIDS), e pela Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, com apoio da Câmara Municipal e do Instituto Instituto Latino Americano de Tradições Afro Bantu – ILABANTU.

O Plenário David Farah, na sede da Casa de Leis, foi o palco do evento que reuniu autoridades do Executivo, Legislativo, Polícia Militar e diversas tendências religiosas, na noite da última sexta-feira, 12 de maio. A intervenção cultural do grupo de Capoeira Associação Tupinambá, do Mestre Canibal, representou de forma sublime a pluralidade do encontro. Uma roda de samba reuniu praticamente todos os envolvidos, superando as diferenças, quebrando muros e barreiras.

O prefeito Jorge Costa e a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Helena Regina de Oliveira, entraram na roda. Em seu discurso, o chefe do Executivo quebrou o protocolo e elogiou a ação. “Não vou falar das coisas ruins, das vergonhas que nosso país passou; quero destacar a alegria de nosso povo, como esse momento lindo que tivemos aqui”, destacou se referindo à dança.

O I Seminário Enfrentamento do Racismo Institucional e Religioso contou com a participação da deputada estadual Leci Brandão. Aguerrida defensora da causa, Leci utilizou a tribuna para expor a gravidade da intolerância que ainda há no país, contou as dificuldades que enfrenta na Assembleia Legislativa pela sua atuação sem distinção de credos e raças e também ficou entusiasmada com a ação: “Nunca tive o prazer e a oportunidade de ver todos todos juntos sambando numa Câmara Municipal”. A deputada parabenizou a secretária Helena pela iniciativa de realizar ação tão importante para conscientização e adoção de medidas no combate à discriminação e todo tipo de intolerância correlata.

Comandada por Professor Paulo Sérgio Barboza (PC), diretor da SIDS, a mesa de trabalhos foi aberta com a fala do coordenador de Políticas Públicas para Igualdade Racial de Itapecerica da Serra, Walmir Damasceno. Pai Walmir destacou a importância de o poder público promover evento de tamanha magnitude para discutir a questão do combate ao racismo.

Também utilizaram a tribuna o vice-prefeito Professor Paulinho Pereira; a secretária Helena; o presidente da Câmara Municipal, vereador Pastor Márcio; comandante da 1ª Companhia do 25º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Passos; e o Padre Odair Eustáquio.

Participaram ainda do seminário o secretário de Governo, Cláudio Silvestre Júnior; vereadores Cepacol, Carlinho Bandeira, Professor Marcelo, Pastor Val, Markinhos da Padaria, Zecas e Allan Dias; além de Carmelita Luciana Pinto, Nengwa Xagui (Salvador-BA); Dra. Aydéé Paixão, procuradora do ILABANTU; Pastor Jessé Ferreira, da Igreja Missão Conquistar, representando a Associação de Pastores e Obreiros de Itapecerica da Serra; o Sheik Wafi Fatah, diretor do Instituto Islâmico de São Paulo; Dr. Vicente Fausto Filho; Professora Vera Lúcia Maia; assistente social Cláudia Frutuoso Bastos; Luiz Gandarella; Gilberto Rodrigues e a Guarda Mirim do município.

Comentários