Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos em geral

Por Sandra Pereira | 16/05/2017

aula900

Sandra Pereira Presidente Joice Siva descerrou placa de inauguração da sala junto com o diretor Isaías Santos e convidados

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15, durante a aula inaugural e a instalação da sala de aula onde vai funcionar os curtos da Escola do Legislativo. A sala montada com equipamentos modernos como projetor e lousa digital tem capacidade para 35 pessoas. As duas primeiras turmas começam os estudos nesta quarta-feira, 17, com o curso de Redação Legislativa

Além de ser uma instrumento que vai permitir a formação continuada de servidores do Legislativo a escola vai promover a educação cidadã e viabilizar a participação dos moradores em cursos de formação que pretendem ajudar a conseguir espaço no mercado de trabalho, ampliar a participação política e o exercício pleno da cidadania.

A Escola do Legislativo desponta como um instrumento essencial no processo de recuperação da imagem do Poder Legislativo melhorando a relação entre o público e a Casa de Leis.

Quem participou da aula inaugural pode aprender com o presidente da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas, Roberto Eduardo Lamari, que a Escola é um elo entre a população, os vereadores e uma forma consciente de convivência cidadã.

Lamari falou sobre importância da Escola do Legislativo ampliar os mecanismos de participação popular na elaboração, discussão de leis, além de promover a transparência nas ações do Legislativo e na relação com Executivo e a sociedade.

“Onde existe as escolas do Legislativo os vereadores passam a participar mais, a querer é melhorar sua produção legislativa. Os servidores se qualificam com apoio da escola, e, portanto, conseguem atender melhor aos moradores.A outra questão é o reconhecimento do cidadão ao trabalho da Câmara. Porque hoje 80% das pessoas não sabem o que faz um vereador. A gente percebe que onde as escolas existem o cidadão recorre a elas pra entender. Não vemos um resultado imediato, porque é educação nada é imediato, mas teremos mudanças em pouco tempo”, explicou Roberto Lamari, garantindo que essa ação melhora a relação entre eleitos e eleitores. “Se as pessoas acham que qualquer investimento em educação é caro, então experimentem a ignorância que custa muito mais caro ao nosso país”, sintetizou.

Para a presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Joice Silva, a instalação da Escola do legislativo é uma conquista histórica para o município. Ela lembrou que a escola foi instalada na presidência do vereador Eduardo Nóbrega, ampliou as atividades na gestão do presidente Cido e agora ganha sua sala de aula. A presidente agradeceu o empenho do diretor Adalberto Graciano, do coordenador pedagógico André Ribas, dos procuradores Augusto Lewin e Simone Lima, todos os servidores que apóiam a iniciativa, em nome do Victor Hugo dos Anjos.

“Taboão ganhou e a cidade ganhou. Hoje a casa do povo está abrindo as portas da qualificação para o povo. Tivemos uma aula super rica em formação. Às vezes nem mesmo o vereador tem a dimensão da real da importância do seu papel e hoje nós tivemos a possibilidade de redescobrir essa importância. Nós vamos trabalhar muito pra Escola do Legislativo oferecer vários cursos à nossa população em diversas áreas”, comemorou a presidente.

O vice-prefeito de Taboão da Serra, Laércio Lopes, elogiou a iniciativa da presidente Joice Silva de instalar a sala de aula da escola do Legislativo. Ele agradeceu a parceria com os vereadores e avaliou que a população será beneficiada com as aulas da escola. “Tenho certeza que a população vai reconhecer e valorizar essa verdadeira aula de cidadania que a Câmara vai realizar por meio dessa Escola, que eu tive a honra de ver nascer e acompanhar seu desenvolvimento”, afirmo.

Participaram da aula inaugural e instalação da sala de aula da escola do Legislativo os vereadores de Taboão da Serra Professor Moreira, Johnatan Noventa e Dr. Ronaldo Onishi. As secretarias municipais Arlete Silva e Laura Favero. Também marcaram presença na solenidade vereadores de Itapecerica da Serra, Embu, Ribeirão Pires e Araraquara.

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

18/08/2017

Itapecerica entrega Piscina Municipal, Academia de Musculação e Centro de Lutas

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra entregou oficialmente à...

17/08/2017

Mulheres vítimas de violência emocionaram público em Audiência de Taboão

A violência contra a mulher ganhou rosto, voz e vez no plenário da Câmara Municipal de Taboão da...

16/08/2017

Deputada Analice consegue 1 milhão para reforma de UBS em Itapecerica

O prefeito Jorge Costa, o vice Paulinho, os vereadores Allan, Ramon Corsini, Cepacol e Carlinhos...

12/08/2017

Audiência pública da comissão dos Direitos Humanos acontece na próxima quinta

A comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizará no próximo dia...

12/08/2017

Taboão aprova requerimento para conscientização sobre mortes no trânsito

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos na sessão do dia 8,...

12/08/2017

Pq. Marabá ganha nova sinalização viária, diz vereadora Rita de Cássia

Um dos bairros mais populosos de Taboão da Serra, o Pq. Marabá, recebeu nos últimos dias uma...

10/08/2017

Vereadores de Embu defendem Taxa do Lixo e manifestantes esvaziam Câmara

Num embate nunca visto anteriormente na história recente de Embu das Artes o governo municipal...

09/08/2017

Dr. André da Sorriso atua para construção de novo retorno no Pirajuçara

Com indicações e ofícios encaminhados à Prefeitura Municipal de Taboão da Serra desde 2014, Dr....

06/08/2017

Presidente Joice Silva aprova Moção contra a Liberação da Maconha e Cocaína

Por iniciativa da presidente Joice Silva (PTB), a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou...

20/08/2017

Polícia prende homem que em "saidinha" do dia dos pais não retornou ao presídio

PM efetuou a prisão de um reeducando que havia saído do presídio Franco da Rocha em indulto do...

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

19/08/2017

GCM apreende adolescente acusado de tráfico de drogas na Aldeinha

GCM efetuou apreensão de um adolescente na tarde desta sexta-feira (18), no bairro de Aldeinha...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.