Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos em geral

Por Sandra Pereira | 16/05/2017

aula900

Sandra Pereira Presidente Joice Siva descerrou placa de inauguração da sala junto com o diretor Isaías Santos e convidados

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15, durante a aula inaugural e a instalação da sala de aula onde vai funcionar os curtos da Escola do Legislativo. A sala montada com equipamentos modernos como projetor e lousa digital tem capacidade para 35 pessoas. As duas primeiras turmas começam os estudos nesta quarta-feira, 17, com o curso de Redação Legislativa

Além de ser uma instrumento que vai permitir a formação continuada de servidores do Legislativo a escola vai promover a educação cidadã e viabilizar a participação dos moradores em cursos de formação que pretendem ajudar a conseguir espaço no mercado de trabalho, ampliar a participação política e o exercício pleno da cidadania.

A Escola do Legislativo desponta como um instrumento essencial no processo de recuperação da imagem do Poder Legislativo melhorando a relação entre o público e a Casa de Leis.

Quem participou da aula inaugural pode aprender com o presidente da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas, Roberto Eduardo Lamari, que a Escola é um elo entre a população, os vereadores e uma forma consciente de convivência cidadã.

Lamari falou sobre importância da Escola do Legislativo ampliar os mecanismos de participação popular na elaboração, discussão de leis, além de promover a transparência nas ações do Legislativo e na relação com Executivo e a sociedade.

“Onde existe as escolas do Legislativo os vereadores passam a participar mais, a querer é melhorar sua produção legislativa. Os servidores se qualificam com apoio da escola, e, portanto, conseguem atender melhor aos moradores.A outra questão é o reconhecimento do cidadão ao trabalho da Câmara. Porque hoje 80% das pessoas não sabem o que faz um vereador. A gente percebe que onde as escolas existem o cidadão recorre a elas pra entender. Não vemos um resultado imediato, porque é educação nada é imediato, mas teremos mudanças em pouco tempo”, explicou Roberto Lamari, garantindo que essa ação melhora a relação entre eleitos e eleitores. “Se as pessoas acham que qualquer investimento em educação é caro, então experimentem a ignorância que custa muito mais caro ao nosso país”, sintetizou.

Para a presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Joice Silva, a instalação da Escola do legislativo é uma conquista histórica para o município. Ela lembrou que a escola foi instalada na presidência do vereador Eduardo Nóbrega, ampliou as atividades na gestão do presidente Cido e agora ganha sua sala de aula. A presidente agradeceu o empenho do diretor Adalberto Graciano, do coordenador pedagógico André Ribas, dos procuradores Augusto Lewin e Simone Lima, todos os servidores que apóiam a iniciativa, em nome do Victor Hugo dos Anjos.

“Taboão ganhou e a cidade ganhou. Hoje a casa do povo está abrindo as portas da qualificação para o povo. Tivemos uma aula super rica em formação. Às vezes nem mesmo o vereador tem a dimensão da real da importância do seu papel e hoje nós tivemos a possibilidade de redescobrir essa importância. Nós vamos trabalhar muito pra Escola do Legislativo oferecer vários cursos à nossa população em diversas áreas”, comemorou a presidente.

O vice-prefeito de Taboão da Serra, Laércio Lopes, elogiou a iniciativa da presidente Joice Silva de instalar a sala de aula da escola do Legislativo. Ele agradeceu a parceria com os vereadores e avaliou que a população será beneficiada com as aulas da escola. “Tenho certeza que a população vai reconhecer e valorizar essa verdadeira aula de cidadania que a Câmara vai realizar por meio dessa Escola, que eu tive a honra de ver nascer e acompanhar seu desenvolvimento”, afirmo.

Participaram da aula inaugural e instalação da sala de aula da escola do Legislativo os vereadores de Taboão da Serra Professor Moreira, Johnatan Noventa e Dr. Ronaldo Onishi. As secretarias municipais Arlete Silva e Laura Favero. Também marcaram presença na solenidade vereadores de Itapecerica da Serra, Embu, Ribeirão Pires e Araraquara.

21/09/2018

TRE determina retirada de fake news contra deputada Analice Fernandes

O Tribunal Regional Eleitoral determinou ao Facebook a remoção de fake news - notícia falsa...

20/09/2018

Candidata a vice-governadora de SP pelo PT veio a Taboão com proposta de Governo

Ana Bock, candidata a vice-governadora pelo PT na chapa de Luiz Marinho (PT), esteve em Taboão...

20/09/2018

Em razão do processo eleitoral, horário de verão terá 14 dias a menos este ano

O horário de verão começará mais tarde esse nao. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior...

20/09/2018

Vereador Marcos Paulo reforça cobrança por mais policiamento da PM em Taboão

O vereador Marcos Paulo (PPS), fazendo menção à reportagem feita pelo Jornal Na Net, também...

17/09/2018

Ney Santos vê normalidade na convocação para recepção de Márcio França no Embu

O prefeito afastado de Embu das Artes, Ney Santos, PRB, considerou fato normal a convocação de...

16/09/2018

Joice Silva diz que 6.8 no IDEB prova qualidade da educação em Taboão

A educação municipal de Taboão da Serra conquistou a maior nota da região no Índice de...

16/09/2018

Desfile de 7 de Setembro é um marco para a educação de Taboão da Serra

O Desfile Cívico de 7 de Setembro reuniu mais de 47 escolas da rede municipal de ensino. Com a...

16/09/2018

Alckmin visita Campo Limpo acompanhado de FF e Analice e apela por voto útil

O candidato à Presidência da República pelo PSDB e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin,...

14/09/2018

FF e vereadores preparam medidas para recuperar salários de agentes públicos

Fernando Fernandes, o vice-prefeito Laércio, a presidente da Câmara, Joice Silva e os vereadores...

12/09/2018

PSDB cobra explicação dos 4 vereadores de Taboão sobre retirada do apoio a Doria

O presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias, e o secretário-geral do partido, César Gontijo,...

24/09/2018

Concurso Miss e Mister Beleza Negra 2018 de Taboão está com inscrições abertas

A Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra (CEPIR) junto com a...

24/09/2018

CATS perde nos pênaltis no futsal e fica com vice-campeonato na Copa do Brasil

As meninas do Cats por pouco não levaram o título de campeãs da Copa do Brasil de Futsal...

24/09/2018

Sucesso entre taboanenses, Matematicando tem 4º edição no Pq. das Hortências

Sob um clima descontraído e agradável, o conhecido Parque das Hortências, em Taboão da Serra, se...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.