Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos em geral

Por Sandra Pereira | 16/05/2017

aula900

Sandra Pereira Presidente Joice Siva descerrou placa de inauguração da sala junto com o diretor Isaías Santos e convidados

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15, durante a aula inaugural e a instalação da sala de aula onde vai funcionar os curtos da Escola do Legislativo. A sala montada com equipamentos modernos como projetor e lousa digital tem capacidade para 35 pessoas. As duas primeiras turmas começam os estudos nesta quarta-feira, 17, com o curso de Redação Legislativa

Além de ser uma instrumento que vai permitir a formação continuada de servidores do Legislativo a escola vai promover a educação cidadã e viabilizar a participação dos moradores em cursos de formação que pretendem ajudar a conseguir espaço no mercado de trabalho, ampliar a participação política e o exercício pleno da cidadania.

A Escola do Legislativo desponta como um instrumento essencial no processo de recuperação da imagem do Poder Legislativo melhorando a relação entre o público e a Casa de Leis.

Quem participou da aula inaugural pode aprender com o presidente da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas, Roberto Eduardo Lamari, que a Escola é um elo entre a população, os vereadores e uma forma consciente de convivência cidadã.

Lamari falou sobre importância da Escola do Legislativo ampliar os mecanismos de participação popular na elaboração, discussão de leis, além de promover a transparência nas ações do Legislativo e na relação com Executivo e a sociedade.

“Onde existe as escolas do Legislativo os vereadores passam a participar mais, a querer é melhorar sua produção legislativa. Os servidores se qualificam com apoio da escola, e, portanto, conseguem atender melhor aos moradores.A outra questão é o reconhecimento do cidadão ao trabalho da Câmara. Porque hoje 80% das pessoas não sabem o que faz um vereador. A gente percebe que onde as escolas existem o cidadão recorre a elas pra entender. Não vemos um resultado imediato, porque é educação nada é imediato, mas teremos mudanças em pouco tempo”, explicou Roberto Lamari, garantindo que essa ação melhora a relação entre eleitos e eleitores. “Se as pessoas acham que qualquer investimento em educação é caro, então experimentem a ignorância que custa muito mais caro ao nosso país”, sintetizou.

Para a presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Joice Silva, a instalação da Escola do legislativo é uma conquista histórica para o município. Ela lembrou que a escola foi instalada na presidência do vereador Eduardo Nóbrega, ampliou as atividades na gestão do presidente Cido e agora ganha sua sala de aula. A presidente agradeceu o empenho do diretor Adalberto Graciano, do coordenador pedagógico André Ribas, dos procuradores Augusto Lewin e Simone Lima, todos os servidores que apóiam a iniciativa, em nome do Victor Hugo dos Anjos.

“Taboão ganhou e a cidade ganhou. Hoje a casa do povo está abrindo as portas da qualificação para o povo. Tivemos uma aula super rica em formação. Às vezes nem mesmo o vereador tem a dimensão da real da importância do seu papel e hoje nós tivemos a possibilidade de redescobrir essa importância. Nós vamos trabalhar muito pra Escola do Legislativo oferecer vários cursos à nossa população em diversas áreas”, comemorou a presidente.

O vice-prefeito de Taboão da Serra, Laércio Lopes, elogiou a iniciativa da presidente Joice Silva de instalar a sala de aula da escola do Legislativo. Ele agradeceu a parceria com os vereadores e avaliou que a população será beneficiada com as aulas da escola. “Tenho certeza que a população vai reconhecer e valorizar essa verdadeira aula de cidadania que a Câmara vai realizar por meio dessa Escola, que eu tive a honra de ver nascer e acompanhar seu desenvolvimento”, afirmo.

Participaram da aula inaugural e instalação da sala de aula da escola do Legislativo os vereadores de Taboão da Serra Professor Moreira, Johnatan Noventa e Dr. Ronaldo Onishi. As secretarias municipais Arlete Silva e Laura Favero. Também marcaram presença na solenidade vereadores de Itapecerica da Serra, Embu, Ribeirão Pires e Araraquara.

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

16/10/2017

Homem quase decepa a cabeça da mulher com facão em Juquitiba

Maria de Fátima Pinto de Moraes de apenas 28 anos, foi brutalmente assassinada após ter cabeça...

16/10/2017

Músicos do Futuro farão novo concerto na Câmara de Taboão nesta quarta, 18

A Orquestra Associação Músicos do Futuro (OAMF) fará novo concerto na Câmara Municipal de Taboão...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.