Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Prefeito Jorge Costa preside reunião do Consulti-RMSP com foco em Mineração

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 12/05/2017

conselho900

Prefeitura de Itapecerica da Serra

O Conselho Consultivo (Consulti) da Sub-região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) organizou, na manhã do último dia 4 de maio, uma reunião na unidade do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo de Cotia (Ciesp). O órgão é presidido pelo prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa.

O encontro teve como temas centrais de debate o Plano de Caracterização de Mineração e Adequação dos Planos Diretores Municipais, Plano Econômico dos Bens-Minerais como Fonte de Recuperação das Áreas Exploradoras e Plano de Controle Municipal e Autonomia dos Municípios.

Além do prefeito de Itapecerica da Serra e presidente do Consulti-RMSP, Jorge Costa, participaram do encontro o vice-prefeito Professor Paulinho Pereira; o vice-presidente do Consulti-RMSP e vereador de Taboão da Serra, José Aparecido Alves; o prefeito de Cotia, Rogério Cardoso Franco; o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Silveira Ramos; João Carlos Piscirilli Ramos (representando o prefeito de Embu das Artes, Claudinei Alves dos Santos); Jumara Bocatto (representando a prefeita de Embu-Guaçu, Maria Lucia da Silva Marques); Antonio Domingues da Paz (representando a Prefeitura de Juquitiba) e o diretor de Obras, Carlos Lago (representando o município de São Lourenço da Serra).

Aspectos como o controle e a fiscalização das áreas exploradoras e as condições de manejo ambiental; o estudo de solo realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); e os recursos a que as cidades têm direito caso estejam inseridas em áreas de exploração de minerais foram abordados ainda durante a reunião.

Fizeram parte do evento também José Jaime Sznelwer (Subsecretário de Mineração da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo); Brigida Sacramento (representando o sub-secretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita); e Marcio José Remédio (superintendente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM/Regional de São Paulo).

De acordo com o Conselho Consultivo, sete dos oito municípios que integram a sub-região Sudoeste desenvolvem algum tipo de atividade de extração mineral. A única exceção é Taboão da Serra.

Marcaram presença também no encontro o deputado estadual João Caramez; o presidente da Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista, Djalma Lima de Oliveira; o superintendente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo – Conisud, Djalma Gonçalves de Almeida; José Roberto Barauna Filho (arquiteto representando a Prefeitura de Cotia); e os representantes da Ciesp de Cotia, Claudia Regina Papi (Gerente Regional), Ricardo Nishihara e Marisa Moreira.

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

16/10/2017

Homem quase decepa a cabeça da mulher com facão em Juquitiba

Maria de Fátima Pinto de Moraes de apenas 28 anos, foi brutalmente assassinada após ter cabeça...

16/10/2017

Músicos do Futuro farão novo concerto na Câmara de Taboão nesta quarta, 18

A Orquestra Associação Músicos do Futuro (OAMF) fará novo concerto na Câmara Municipal de Taboão...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.