Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Ministro da Educação visita Embu e assina compromisso para Universidade Federal

Por Márcio Amendôla | 31/10/2010

univer.jpg

Assinatura de convênio garante Universidade Federal na região

O Ministro Fernando Haddad, da Educação, visitou a área do Parque da Cidade, no Embu, ao lado do Trecho Sul do Rodoanel, nesta sexta-feira, 29, para assinar, juntamente com o prefeito Chico Brito e o reitor da Unifesp, Walter Manna Albertoni, o Protocolo de Intenções para cessão de uma área municipal à Unifesp e construção do campus de graduação, na Estrada das Veredas S/Nº, Jardim dos Moraes.

Trata-se de um terreno de 10 mil metros quadrados, parte da área de 1,6 milhão de metros quadrados na qual está sendo implantado o Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, fruto da compensação ambiental devida ao município pela obra do Rodoanel. De acordo com Haddad, a união de 30 municípios da região e o consenso do Conselho de Reitores da Unifesp foram os dois fatores decisivos para consolidar a implantação da universidade federal na região de Embu, município localizado estrategicamente entre a zona sul paulistana e a parte sudoeste do Estado.

Um público superior a 500 pessoas, dezenas de autoridades e lideranças regionais acompanharam a solenidade, realizada na área do futuro parque, no Embu. Estavam presentes a prefeita de Juquitiba Cida Maschio, os prefeitos Evilásio Farias (Taboão da Serra), Jorge Costa (Itapecerica da Serra), Clodoaldo da Silva (Embu-Guaçu), Capitão Lener Ribeiro (São Lourenço da Serra), o Prefeito de Embu, Chico Brito e o vice-prefeito Nataniel da Silva Carvalho (Natinha). Participaram ainda os deputados federais Jilmar Tatto e José Mentor, o deputado estadual eleito Geraldo Cruz e o reeleito Ênio Tatto, além de secretários municipais, vereadores, empresários, lideranças comunitárias e moradores.

Da Câmara de Embu, prestigiaram o evento o presidente do Legislativo, Silvino Bomfim (PT), o vice-presidente Gilvan da Saúde (PPS), o 1º Secretário, Luiz do Depósito (PMDB), a 2ª Secretária, Dra. Bete (PDT), e os vereadores Júlio Campanha (PTB), Ná, Didi e João Leite (todos do PT).


Dizendo ser um "apaixonado pelo anel universitário", do qual Embu e região farão parte junto com os campi já abertos em Santos, Guarulhos e Santo André, além de Osasco e Mauá (recentemente divulgado), o ministro Haddad concedeu uma longa entrevista aos meios de comunicação presentes, após o encerramento do evento, entre os quais: jornais O Estado de S. Paulo, Atos, Folha de Embu, Hora Exata, Um Novo Jornal e Portal Fato Expresso.


Além da extensão do campus da Unifesp, a grande área verde receberá o Parque da Várzea do Embu Mirim, numa extensão superior ao do Parque do Ibirapuera, com verbas já reservadas de R$ 32 milhões, dos quais R$ 8 milhões já foram liberados. A prefeitura de Embu garantirá a construção do primeiro prédio da Unifesp, com capacidade inicial para 1.200 alunos.

Após a solenidade o ministro Fernando Haddad, os prefeitos, vereadores e autoridades presentes foram convidados a uma visita á Escola Municipal Valdelice Prass, onde a extensão da Unifesp já está em funcionamento, atendendo 1.000 alunos, entre Terceira Idade, jovens, profissionais de Educação e Saúde Municipais, em cursos de qualificação.

Texto: Márcio Amêndola, da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu, com informações complementares de Júlio Marcondes, da Prefeitura Municipal de Embu

22/10/2018

ETEC de Embu e de Taboão já estão com inscrições abertas para Vestibulinho

Para estudantes que desejam atualizar o currículo e ingressar nas ETECs de Embu das Artes e de...

22/10/2018

Profissionais da Saúde passam por curso de capacitação em Libras em Taboão

Em 2017, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, detectou uma carência e uma necessidade de...

22/10/2018

Taboão inicia debate dos desafios da pessoa com deficiência na sociedade

Mais de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de...

18/10/2018

Saiba quais cursos profissionalizantes a Prefeitura de Taboão da Serra oferece

A Prefeitura de Taboão da Serra investe maciçamente em qualificação profissional. Ao todo, a...

11/10/2018

Alunos de Taboão da Serra realizam estudo de campo em Embu das Artes

Após conhecerem pontos históricos de Taboão da Serra em junho, os alunos dos 3º, 4º e 5° anos da...

24/09/2018

Sucesso entre taboanenses, Matematicando tem 4º edição no Pq. das Hortências

Sob um clima descontraído e agradável, o conhecido Parque das Hortências, em Taboão da Serra, se...

20/09/2018

GCM de embu forma 735 estudantes em programa de prevenção às drogas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, por meio do Grupo Educação e Prevenção de...

20/09/2018

Alunos do projeto “Conhecendo Minha Cidade” recebem livro histórico sobre Taboão

Estudantes dos 4º e 5º anos da EMEF Profª. Maria Alice Borges Ghion receberam na quarta-feira,...

22/10/2018

ETEC de Embu e de Taboão já estão com inscrições abertas para Vestibulinho

Para estudantes que desejam atualizar o currículo e ingressar nas ETECs de Embu das Artes e de...

22/10/2018

Associação Músicos do Futuro promove workshop de música judaica

A Associação Músicos do Futuro promoverá em sua sede, no dia 27 de outubro, às 10h30, um...

22/10/2018

Profissionais da Saúde passam por curso de capacitação em Libras em Taboão

Em 2017, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, detectou uma carência e uma necessidade de...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.