Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Ministro da Educação visita Embu e assina compromisso para Universidade Federal

Por Márcio Amendôla | 31/10/2010

univer.jpg

Assinatura de convênio garante Universidade Federal na região

O Ministro Fernando Haddad, da Educação, visitou a área do Parque da Cidade, no Embu, ao lado do Trecho Sul do Rodoanel, nesta sexta-feira, 29, para assinar, juntamente com o prefeito Chico Brito e o reitor da Unifesp, Walter Manna Albertoni, o Protocolo de Intenções para cessão de uma área municipal à Unifesp e construção do campus de graduação, na Estrada das Veredas S/Nº, Jardim dos Moraes.

Trata-se de um terreno de 10 mil metros quadrados, parte da área de 1,6 milhão de metros quadrados na qual está sendo implantado o Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, fruto da compensação ambiental devida ao município pela obra do Rodoanel. De acordo com Haddad, a união de 30 municípios da região e o consenso do Conselho de Reitores da Unifesp foram os dois fatores decisivos para consolidar a implantação da universidade federal na região de Embu, município localizado estrategicamente entre a zona sul paulistana e a parte sudoeste do Estado.

Um público superior a 500 pessoas, dezenas de autoridades e lideranças regionais acompanharam a solenidade, realizada na área do futuro parque, no Embu. Estavam presentes a prefeita de Juquitiba Cida Maschio, os prefeitos Evilásio Farias (Taboão da Serra), Jorge Costa (Itapecerica da Serra), Clodoaldo da Silva (Embu-Guaçu), Capitão Lener Ribeiro (São Lourenço da Serra), o Prefeito de Embu, Chico Brito e o vice-prefeito Nataniel da Silva Carvalho (Natinha). Participaram ainda os deputados federais Jilmar Tatto e José Mentor, o deputado estadual eleito Geraldo Cruz e o reeleito Ênio Tatto, além de secretários municipais, vereadores, empresários, lideranças comunitárias e moradores.

Da Câmara de Embu, prestigiaram o evento o presidente do Legislativo, Silvino Bomfim (PT), o vice-presidente Gilvan da Saúde (PPS), o 1º Secretário, Luiz do Depósito (PMDB), a 2ª Secretária, Dra. Bete (PDT), e os vereadores Júlio Campanha (PTB), Ná, Didi e João Leite (todos do PT).


Dizendo ser um "apaixonado pelo anel universitário", do qual Embu e região farão parte junto com os campi já abertos em Santos, Guarulhos e Santo André, além de Osasco e Mauá (recentemente divulgado), o ministro Haddad concedeu uma longa entrevista aos meios de comunicação presentes, após o encerramento do evento, entre os quais: jornais O Estado de S. Paulo, Atos, Folha de Embu, Hora Exata, Um Novo Jornal e Portal Fato Expresso.


Além da extensão do campus da Unifesp, a grande área verde receberá o Parque da Várzea do Embu Mirim, numa extensão superior ao do Parque do Ibirapuera, com verbas já reservadas de R$ 32 milhões, dos quais R$ 8 milhões já foram liberados. A prefeitura de Embu garantirá a construção do primeiro prédio da Unifesp, com capacidade inicial para 1.200 alunos.

Após a solenidade o ministro Fernando Haddad, os prefeitos, vereadores e autoridades presentes foram convidados a uma visita á Escola Municipal Valdelice Prass, onde a extensão da Unifesp já está em funcionamento, atendendo 1.000 alunos, entre Terceira Idade, jovens, profissionais de Educação e Saúde Municipais, em cursos de qualificação.

Texto: Márcio Amêndola, da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu, com informações complementares de Júlio Marcondes, da Prefeitura Municipal de Embu

Terêncio

Eu decididamente desaprovo essa corja política conivente com a expansão do ensino sem qualidade, que reflete hoje na precarização dos campi da Unifesp, exasão estudantil, prédios provisórios e superlotados, falta de professores... De que adianta abrir mais e mais campus, se nem os atuais estão em condição de funcionar. De fato, arengar sobre a "democratizão do ensino" é demagogia, pois o Reuni parece vir não pra suprir necessidades, mas pra suprimir, sucateando. Quem dera todos pudessem ver o que se passa nos bastidores dessas inaugurações...

Marcelo

.... uma faculdade no parque da várzea em embu. Quando é que a prefeitura vai limpar o local, desde a visita de tal ministro o local ainda continua sujo, com cartazes e lixos deixados por ele, mas quanta porquisse por parte da prefeitura. Após tanto tempo e nada de limpar o local, espero que algum dia eles limpem!

25/06/2017

Educação de SP abre concurso para preencher 1.878 vagas de diretor

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo abriu concurso público para o  preenchimento de...

24/06/2017

Grevistas da educação de Taboão decidem voltar ao trabalho dia 3 de julho

 Depois de ficar em greve por quase dois meses os servidores da rede pública municipal de...

22/06/2017

Greve de professores da rede municipal de ensino já ultrapassa 50 dias

Professores da rede municipal de ensino ainda não entraram em acordo com a prefeitura e...

18/06/2017

Jornalista Gregório Bacic ministra palestra a professores do Nigro Gava

Professores da Escola Estadual Professora Maria Aparecida Nigro Gava, no Parque Pinheiros, em...

12/06/2017

Escolas da rede municipal de Taboão, Embu e Itapecerica realizam festa junina

Olha a chuva... É mentira! Olha a cobra... É mentira! O mês de junho é conhecido pela...

11/06/2017

Taboão da Serra ganha unidade do Centro Brasileiro de cursos (Cebrac)

Moradores de Taboão da Serra que buscam ingressar e ou conseguir cargos melhores no mercado de...

11/06/2017

Sistema EJA está com inscrições abertas para o segundo semestre

Os jovens e adultos que não terminaram os estudos e querem retornar às salas de aula já podem se...

11/06/2017

Mais de 7 mil professores aprovados em concurso são convocados em SP

Mais de 7 mil professores aprovados no maior concurso do magistério paulista poderão escolher as...

08/06/2017

Febre Amarela e Dengue são pautas para alunos da EMEF Rachel de Queiroz

A direção da EMEF Rachel de Queiroz criou um Jornal Escolar que tem como foco central o...

03/06/2017

Escolas Estaduais de Embu das Artes recebem programa de educação ambiental

Em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Taboão da Serra, a ONG Sociedade Ecológica...

27/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

27/06/2017

Região do INSS e AME Taboão ganha ponto de ônibus, pintura de faixas e semáforo

As imediações do prédio do AME e do INSS em Taboão da Serra, na Estrada de São Francisco,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.