Família Hospedeira garante convívio familiar a crianças abrigadas e incentiva adoção

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 7/05/2017

O sonho de toda criança que perde a família é encontrar um novo lar e uma nova família que a receba com amor. Na prática, à medida em que a criança cresce esse sonho se torna ainda mais difícil de se concretizar, já que no Brasil a chamada adoção tardia é quase inexistente. Foi para enfrentar essa realidade brutal que impede a realização do sonho das crianças que são forçadas a viver em abrigos e orfanatos que a vereadora Joice Silva, atualmente presidente da Câmara Municipal aprovou o projeto Família Hospedeira há três anos. 

“Você já parou para pensar sobre a importância de se ter uma família, mesmo que seja por um feriado, um final de semana apenas? Essa possibilidade é oferecida a crianças e adolescentes que vivem num abrigo e até você pode se tornar "Família Hospedeira" e dar a elas um pouco de carinho, amor, limites, educação... enfim, convívio familiar”, afirma a presidente Joice Silva para ressaltar a importância do projeto, que ela admite ser um dos mais importantes que já apresentou.

De acordo com Joice Silva o Família Hospedeira tem por objetivo incentivar que famílias de Taboão da Serra, voluntariamente, ajudem na criação e educação das crianças e adolescentes abrigadas nas entidades locais, sem possibilidade de reintegração familiar ou adoção. São menores com mais de cinco anos, cujo perfil não encontra, geralmente, pessoas interessadas na adoção. E, por outro lado, revela-se impossível a reintegração familiar.

Recentemente o programa foi retratado numa ampla reportagem da TV Record e posteriormente na rede Globo. O Família Hospedeira está funcionando em Taboão há três anos e já possibilitou a algumas crianças a sonhada convivência familiar que elas tanto almejam. Um adolescente que participa do projeto teve o sonho de encontrar uma nova família plenamente realizado. Ele está em fase de adoção formal mostrando que os frutos do programa podem ser permanentes.

A Família Hospedeira pode escolher um ou mais abrigados para tê-los como hóspede, passando a retirá-lo do abrigo e levá-lo para participar de momentos em família como eventos esportivos, religiosos, comemorativos, recreativos, tais como aniversário, Natal, Reveillon, Páscoa, passeio aos finais de semana e feriados em geral. A família tem a liberdade, se quiser, a qualquer tempo, pedir sua exclusão do projeto.

Se tudo transcorre bem durante os períodos de hospedagem, avaliados pelos técnicos, a família pode solicitar a ampliação dos períodos de convivência, passando, por exemplo, a retirar o abrigado todos os finais de semana.

Comentários