Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Eleição presidencial neste domingo promete ser acirrada na região

Por | 29/10/2010

020 350_3.JPG

Eleição presidencial será acirrada neste domingo

Neste domingo, 31 de outubro, os eleitores vão escolher o novo presidente da república e os cartórios eleitorais de Taboão, Embu e Itapecerica estão com todos os preparativos prontos para a realização da eleição que acontece das 8h às 17h nas escolas estaduais e municipais das três cidades.

A eleição que vai ter reflexos diretos no mapa político da região e na eleição municipal de 2012 que já é um dos assuntos predominantes no meio político regional promete ser acirrada entre o candidato tucano, José Serra e a petista Dilma Roussef.

No primeiro turno a candidata do PT saiu na frente na região, em Itapecerica, por exemplo, de acordo com dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a petista somou 50,36%, já o tucano José Serra obteve 30,09.

Eleição na região

Em Taboão da Serra, serão utilizadas 222 urnas, sendo que a cidade conta com 206 sessões. Os locais de votação contabilizam 22 escolas tanto municipais quanto estaduais. De acordo com o Chefe de Cartório da Zona 324, Manoel Sanchez Portal a segurança na cidade contará no mínimo com dois policiais militares nos locais de votação.

“Como na cidade existem dois cartórios eleitorais a PM já foi avisada que precisa garantir a segurança nas escolas e também no momento de transportar as urnas. Além de proteger o cartório onde será realizada a contagem dos votos”, afirmou. Segundo Manoel, 1.130 mesários trabalharam na eleição. ”Cada escola contará também com dois assistentes”, finalizou.

Já em Itapecerica da Serra, serão utilizadas 371 urnas, sendo que a cidade conta com 353 sessões de votos e 71 de justificativa. Os locais de votação contabilizam 47 escolas, sendo que 24 são destinadas a votação das cidades de Juquitiba e São Lourenço e se dividem em municipais e estaduais.

“Como Itapecerica da Serra também recebe votações de moradores de Juquitiba e São Lourenço, o número de urnas contabilizam 371, mas para a votação somente na cidade 278 urnas são disponibilizadas”, ressaltou a Chefe de Cartório Zona 201, Marilza de Abreu.

De acordo com Marilza a cidade contará com um efetivo de 47 policiais militares, sendo que cada um ficará em uma escola. Além destes Policiais Militares em cada escola, outros acompanharam as urnas que serão transportadas das escolas ao cartório eleitoral. “Cerca de 30 carros da prefeitura vão transportar as urnas”, afirmou. Segundo Marilza, 2.400 pessoas trabalharam no domingo. “Tanto os mesários quanto os assistentes”, explicou.

A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra também ajudará na segurança da cidade no dia da eleição de acordo com o Subcomandante Fábio Pinto. “O efetivo será o mesmo, 12 GCMs que alternarão de escola em escola. Contaremos com dois GCMs componentes do ROM (Ronda Ostensiva de Motocicleta), em duas motos e mais Guardas que trabalham como extra”, disse.

Em relação a apuração, os dois cartórios através da emissão de um boletim de urna e também de um disquete com todos os resultados, manda através do computador todas as informações para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que após computar os dados informa os eleitos a toda a população e também aos órgãos de imprensa. A apuração começa por volta das 17h30, após o término da votação que começa às 8h e termina às 17h.

Segundo a Chefe de Cartório de Itapecerica, Marilza de Abreu, a expectativa é que a apuração seja mais rápida que a do primeiro turno. “Como é somente um candidato as informações serão transmitidas mais rápido”, finalizou.

A Reportagem do Jornal na Net entrou em contato com o Cartório Eleitoral de Embu das Artes, mas os funcionários não concederam nenhuma informação à reportagem, com o argumento de que era necessário um Ofício analisado pela juíza.

20/02/2018

Câmara de Taboão realiza sessão Solene hoje pelos 59 anos da cidade

Na próxima terça-feira, dia 20, às 19h, a Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza no Cemur a...

07/02/2018

Vereador Onishi comemora lei do auxílio aluguel para mulheres vítimas de violênc

O prefeito Fernando Fernandes sancionou o projeto de lei que determina a concessão de auxílio...

07/02/2018

Vereadores de Taboão aprovam nomes que vão receber medalha 19 de Fevereiro

Na volta do recesso parlamentar, nesta terça-feira, 6, os vereadores de Taboão da Serra...

06/02/2018

Temer vê dificuldade em aprovar reforma da Previdência depois de fevereiro

O presidente Michel Temer disse que o governo não pode ficar discutindo a reforma da Previdência...

06/02/2018

TCE aprova contas de Cido e Nóbrega na presidência da Câmara de Taboão

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou nesta terça-feira, 6, as contas dos ex-presidentes...

03/02/2018

PT de Embu expulsa vereador Doda; ele alega sofrer perseguição política

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Embu das Artes decidiu em votação unânime,...

02/02/2018

Temer diz que seu governo aguenta déficit, mas outros não

O presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira (2) que insiste na reforma da Previdência...

21/01/2018

Mesmo em recesso, Câmara Municipal de Taboão da Serra continua com atendimento

Durante o mês de janeiro a Câmara Municipal de Taboão da Serra permanece em recesso parlamentar....

19/01/2018

Taboão da Serra inaugura sede do Corpo de Bombeiros

Já está em operação o novo Posto do Corpo de Bombeiros da cidade de Taboão da Serra. A sede...

16/01/2018

Inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Taboão será dia 19

Nesta sexta-feira, 19, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a deputada estadual...

20/02/2018

Câmara de Taboão realiza sessão Solene hoje pelos 59 anos da cidade

Na próxima terça-feira, dia 20, às 19h, a Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza no Cemur a...

20/02/2018

Seccional de Taboão realiza megaoperação contra pedofilia em 21 cidades

A Delegacia Seccional de Taboão da Serra realiza desde a madrugada desta terça-feira, 20, uma...

20/02/2018

Após seis meses Emplacamento Premiado chega ao fim

Lançado em agosto de 2017 pela Prefeitura de Embu das Artes o Emplacamento Premiado foi uma...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.