Maternidade de Taboão da Serra inaugura serviço de consultoria em amamentação

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 29/04/2017

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas públicas que incentivam a amamentação. Em março deste ano, por exemplo, a Secretaria de Saúde iniciou na Maternidade Municipal o Serviço Multidisciplinar para a Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno, que oferece consultoria gratuita às mães que acabaram de dar a luz.

“Embora amamentar seja um ato natural, não é algo instintivo como muitos pensam. Amamentar requer técnica, apoio e orientação. Por isto, implantamos este serviço de consultoria para incentivar o aleitamento materno, detectar e intervir antecipadamente nas dificuldades iniciais evitando, assim, o desmame precoce”, explica a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

O programa conta uma equipe formada pela fonoaudióloga Mailda Baldin, a psicóloga Vivian Rocha e a odontopediatra Cristina Pedro. As três profissionais se revezam diariamente para oferecer atendimento individualizado e personalizado às mães, que inclui avaliação do freio lingual, orientações para que o recém-nascido mame de forma eficaz (“pega correta”), sem a interferência de bicos artificiais, como chupetas e mamadeiras, além é claro, do apoio ao fortalecimento deste vínculo entre mãe e filho.

As orientações ocorrem tanto no alojamento conjunto (quando mães e bebês ficam juntos no hospital), quanto no berçário (situação em o bebê necessita de cuidados especiais e não pode ficar no alojamento ou ir para casa junto com a mãe) e, inclusive, no Centro Obstétrico/Sala de Parto, incentivando a amamentação já nas primeiras horas de vida do recém-nascido.

Benefícios
Considerado o alimento mais rico do mundo, o leite materno oferece nutrientes para o crescimento do bebê, além de ser facilmente digerido e completamente absorvido pelo organismo. Através da amamentação a mãe transfere anticorpos para o filho, o que fortalece o sistema imunológico e contribui para a redução dos índices de alergias alimentares e das taxas de mortalidade infantil por infecções respiratórias e por diarréias.

Os benefícios da amamentação são tão numerosos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha a amamentação até, no mínimo, os dois anos de idade. A OMS também recomenda que, nos primeiros seis meses de vida, o aleitamento materno seja exclusivo, isto é, sem o oferecimento de chás, água, sucos ou outros alimentos.

Comentários