Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Taboão da Serra começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Por Sandra Pereira | 27/04/2017

montagem900

Sandra PereiraAudiência pública define novo Plano de Mobilidade taboanense 

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a obrigatoriedade de elaboração do Plano de Mobilidade com o objetivo de melhorar as condições de deslocamento, a Secretaria Municipal de Transportes de Taboão da Serra realizou uma audiência pública no Cemur, nesta quarta-feira, 26.

O objetivo da audiência foi apresentar como serão conduzidos os estudos que irão subsidiar o Plano de Mobilidade e desencadear o processo de formação do Conselho Gestor de acompanhamento.

“Pensar em mobilidade urbana significa garantir o acesso a todos cidadãos aos bens e serviços que a cidade oferece, sendo fundamental que a ocupação da cidade ocorra de forma a proporcionar a articulação das pessoas com seus locais de emprego, escolas, hospitais, praças e áreas de lazer, por exemplo”, afirmou Frederico Rodrigues, doutor na área de transporte pela UFRJ.

De acordo com o secretário de Transporte Gerson Brito, o Plano de Mobilidade (PlanMob) é instrumento orientador das ações em transporte coletivo, individual e não motorizado que deverão ser conduzidas pela administração municipal para atender às necessidades atuais e futuras de deslocamentos da população de Taboão da Serra.

“O objetivo do PlanMob é propor uma série de intervenções físicas, operacionais e de políticas públicas, de uma forma articulada e sistêmica, buscando maximizar os benefícios para toda a sociedade e explorando as potencialidades de cada um dos componentes do sistema de mobilidade”, afirmou Gerson Brito.

Entre as diretrizes observadas durante a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana estão a participação da sociedade organizada, abordagem de todo o sistema viário - ruas, calçadas e ciclovias, priorização do Transporte Coletivo em relação ao individual, acessibilidade, conforto e segurança para todos, regulamentação do Transporte de Cargas e Expansão urbana sustentável.

As propostas que vão constar no Plano de Mobilidade começaram a ganhar corpo na audiência pública, nos grupos temáticos de composição mista que foram formados no Cemur, com a participação de vereadores, membros da sociedade civil, deficientes físicos e outros. Entre os temas debatidos por eles estão infraestrutura de pedestres, de veículos, de transporte coletivo, de ciclovia, barreiras físicas e tráfego de passagem.

“Taboão da Serra precisa de um plano de mobilidade urbana e é muito importante que ele seja construído garantindo a participação da população que conhece as necessidades reais da mobilidade na cidade”, afirmou a presidente da Câmara, Joice Silva.

Os vereadores Dr. Eduardo Nóbrega, Cido e Dr.Ronaldo Onishi participaram dos grupos temáticos e também ajudaram na construção das propostas. Para eles a mobilidade é tema essencial no presente e no futuro da cidade.

Quem desejar contribuir com o Plano de Mobilidade de Taboão da Serra poderá fazê-lo por meio dos emails mobilidade@taboaodaserra.sp.gov.br e mobilidadetaboao@imtraff.com.br..

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.