Mês da Consciência Negra em Taboão da Serra será repleto de atividades

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 29/10/2010

Dia 05 de novembro no Liceu de Artes Municipal, às 10 horas, acontece em Taboão da Serra a abertura oficial do Mês da Consciência Negra, que vai contar com uma extensa programação que inclui música, dança, teatro, palestras, exposição e até um passeio ao Quilombo Ivaporunduva no Vale do Ribeira. As atividades gratuitas serão promovidas pela prefeitura através da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura e Turismo.

“Este ano preparamos com grande glamour eventos para todas as faixas etárias para comemorar o mês da consciência negra que tem como tema ‘A Luta, morte e consciência de Zumbi dos Palmares’. Convidamos todos os taboanenses para participar e discutir a questão racial que está em foco no país”, explica a coordenadora Leila Dias.

No dia 5, a abertura oficial conta com a presença de autoridades e uma intervenção cultural com Dança Afro. No mesmo dia às 19 horas, no Cemur acontece o espetáculo ‘Ekamba’ com a Companhia Fayola e logo em seguida às 20 horas, o público vai assistir aos alunos da Escola Municipal de Música com o tema “Uma noite brasileira”. A programação continua no dia 06, das 13 às 19 horas no Liceu, com o 1º Encontro de Cultura Popular de Taboão da Serra com música, exposição de artes, apresentações folclóricas e até barracas com comidas populares e típicas nordestinas.

Durante o mês todo, as atividades continuam e no dia 12, professores e alunos da rede municipal de ensino participam do Projeto Trilhas Culturais com uma ida ao Quilombo Ivaporunduva no Vale do Ribeira na cidade de Eldorado. No dia 20, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, o Cemur recebe o grupo Musicaliando com a “Noite da Beleza Negra”, tocando o melhor estilo nostalgia com as músicas das décadas de 50,60,70,80 e 90.

No dia 05 de dezembro, as comemorações serão encerradas no Liceu de Artes Municipal a partir das 14 horas, com o ‘Educa Samba- Trilogia dos Centanários’ que  promove rodas de Samba com o intuito de divulgar cantores, compositores e músicos que contribuíram para a divulgação do samba e choro. A programação completa está disponível no site da prefeitura www.taboaodaserra.sp.gov.br.

Texto: Nely Rossany / Foto: Divulgação

Comentários