Coordenadoria da Igualdade Racial cria comissão e fortalece combate a discriminação do negro

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 14/04/2017

A Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra (CEPIR) vem promovendo diversos debates sobre políticas públicas que abordem a questão racial, o preconceito contra os povos afro-descendentes e as religiões de matrizes africanas.   

Para fortalecer essa luta a CEPIR criou uma comissão e ganhou o apoio dos Poderes Legislativo e Executivo de Taboão. “Formamos essa comissão para abrir um canal de dialogo onde possamos ganhar forças para unir todas as religiões em um único objetivo que é levantar a bandeira da nossa cultura de matrizes africanas no país”, disse o coordenador da Igualdade Racial, Antonio Carlos Sousa Santos.

Sousa Santos reforçou ainda que o apoio dos vereadores e do prefeito Fernando Fernandes é fundamental para o andamento dessas discussões. “Nossa primeira reunião foi no gabinete do vereador Jonathan Noventa o que mostra que independente da crença de cada um estamos todos unidos em um único objetivo que é unir a Umbanda, o Candomblé, o Catolicismo e os evangélicos em prol da cultura do negro e das religiões de matrizes africanas”, ressaltou.

Para o Babalorixá Joel Ty Sango, “esse canal que estamos abrindo vai fortalecer esse dialogo entre os poderes envolvidos algo que jamais existiu em Taboão da Serra. Agora temos do nosso lado pessoas que vão nos ajudar a levantar essa bandeira e derrubar o preconceito que existe quando o assunto é religião”.

A comissão é formada pelo Coordenador de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Taboão da Serra, Antonio Carlos Sousa Santos, o Babalorixá Joel Ty Sango, André Ribas (Chefe de Gabinete do Vereador Jonathan Noventa), Pastor Paulo de Tarso Vona (Assessor Gabinete do Vereador Jonathan Noventa), Wanderley de Bressan (Líder LGBT de Taboão da Serra), Ângela Maria do Vale (Câmara Municipal de Taboão da Serra), Janete Alves Gomes (Secretaria Municipal de Saúde), Adriane Elias (Munícipe de Taboão da Serra-Umbandista), Mãe Patrícia da Oxum, Sueli Amoedo (Coordenadora dos Direitos da Mulher), Edna Trindade (Secretaria de Saúde), Maria Alves Caldeira (Presidente do Conselho Municipal de Saúde), Ricardo Vaz Fotógrafo (Secretaria de Comunicação) e Professor João Batista (Presidente do Instituto Afro Solano Trindade).

Comentários