Em Taboão, Desfile de 7 de Setembro abordará “A Evolução da Arte do Mundo”

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/04/2017

Após ouvir sugestões de diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e educadores, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC) de Taboão da Serra chega a uma conclusão: este ano o Desfile Cívico de Sete de Setembro terá como tema “A evolução da arte no mundo”. O anúncio da escolha foi feito na quinta-feira, 30 de março, durante a tradicional reunião de diretores, realizada na sede da SEDUC.

À ocasião, o secretário de Educação, Prof. João Medeiros, justificou a escolha. “Recebemos diversas sugestões de temas e pensamos, não apenas em como expor os assuntos na avenida, mas, principalmente, em como trabalhar estes conteúdos em sala de aula”, disse. “Sendo assim, concluímos de que ‘A evolução da arte no mundo’ é um tema de imensa riqueza cultural e histórica e pode ser abordado de diversas maneiras pelas escolas”, completou Prof. João Medeiros.

A SEDUC optou pela divisão tradicional da História. As escolas de Educação Infantil serão responsáveis por apresentar à Pré-História. Já as escolas de Educação Fundamental serão divididas entre os períodos de Idades Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. Em cada divisão as escolas poderão escolher vertentes da arte, como música, literatura, arquitetura, escultura, vestuário, entre outros.

Para exemplificar conceitos de arte, durante a reunião de diretores foram apresentado três museus do mundo com diferentes concepções. A coordenadora da equipe de formação, Águeda Bacchi, abordou o MetropolitanMuseumofArt, de Nova Yorque, que possui acervo de mais de dois milhões de obras de arte, incluindo armas, armaduras e um templo egípcio.

O supervisor de ensino José Nelson de Sousa, demostrou parte do vasto acervo do Museu do Vaticano, conhecido pelos afrescos, valorosas esculturas, sarcófagos, múmias, vasos e objetos históricos. Já a supervisora Vilma Elísio, apresentou o Museu do Louvre.Localizado em Paris, o Louvre é o museu mais visitado do mundo e recebeu em 2016 mais de 7,4 milhões de expectadores. Dentre as inúmeras obras de seu acervo está apintura “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci.

Comentários