Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Por Sandra Pereira | 10/04/2017

autismo

Sandra PereiraEvento é fruto da lei do vereador Dr. Ronaldo Onishi, que criou a Semana do Autismo em Taboão da Serra

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de educadores, servidores da saúde e mães o 3º Encontro de Autismo em Taboão da Serra consolidou sua posição como maior, mais produtivo e mais significativo evento da região em celebração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril. Em Taboão da Serra 90 crianças autistas são atendidas nos serviços municipais conforme relatos dos participantes. O 4º Encontro deverá ocorrer no Cemur e deverá ter tradução na linguagem de sinais.

O 3º encontro marcou as comemorações relativas a 4º semana do Autismo criada por meio da Lei 2195 de 2014, de autoria do Vereador Dr. Ronaldo Onishi. Esse ano o encontro encerrou as comemorações da semana do Autismo na cidade. A atividade foi organizada pelo vereador Dr. Onishi em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e o Movimento Pró-Autista.

Quem participou do encontro acompanhou e depoimentos emocionados que comprovam a importância da iniciativa no processo de conscientização e inclusão dos autistas no âmbito dos serviços públicos municipais e na sociedade em geral. Com muita técnica, de forma lúdica e interativa os palestrantes traçaram perfil para diferenciar os níveis de autismo, falaram das principais dificuldades para lidar com aqueles mais graves e enfatizaram a necessidade de qualificação por parte de servidores da Saúde e de profissionais da Educação para atender os autistas.


A programação do encontro contou com palestras da defensora pública dra. Renata Flores Tybyriçá, que apresentou informações sobre os direitos das pessoas com autismo. Em seguida o médico psiquiatra, Leonardo Maranhão, falou da importância do diagnóstico precoce, enquanto o pedagogo Fábio Oliveira, destacou como os profissionais da educação podem conduzir o processo de ensino para alunos autistas.

“Foi um evento emocionante e com muita qualidade. Sem dúvida o maior evento já realizado aqui na Câmara Municipal. Nós tivemos o plenário lotado e mais de 100 pessoas acompanhando as palestras em um telão do lado de fora”, afirmou Ronaldo Onishi.

Ele se emocionou depois de assistir a um vídeo depoimento de Magda Bonfim, avó da Gigi, autista, que motivou a criação da lei da Semana do Austismo. “Sinto orgulho de ter apresentado essa lei que está ajudando a conscientizar e melhorar a vida dessas crianças e suas mães na nossa cidade”, relatou.

A secretária de Saúde, Dr. Raquel Zacainner, destacou a força das mães autistas e salientou que “quando algo dá errado” normalmente as mães ficam sozinhas para cuidar e prover as crianças que apresentam problemas de saúde, como o caso do autismo. Ela falou da própria experiência, das dificuldades e do preconceito que sofreu por ter um problema no braço. “Mães, não desistam dos seus filhos, assim como a minha mãe não desistiu de mim e eu me formei médica graças a isso”, contou, antes de acrescentar que conhece detalhadamente todo procedimento de entubar um paciente, mas que por causa do braço não consegue realizar o procedimento sozinha.

O vice-prefeito Laércio Lopes admitiu que pouco sabia sobre o autismo. Mas, a partir dos encontros feitos em Taboão da Serra, começou a pesquisar, aprendeu mais sobre o tema. “Sei que a gente ainda precisa caminhar muito, mas estamos no rumo certo. Os eventos que tivemos essa semana mostram isso, tanto o encontro quanto a caminhada ocorrida no domingo”, disse.

O secretário de Educação, João Medeiros, enfatizou os desafios que os profissionais de educação encontram para atender crianças autistas.Ele disse que não se pode ter apenas sensibilidade e amor: “é preciso ter qualificação”. Medeiros deixou claro que esse é o foco da pasta que atua para aliar a sensibilidade e o amor dos professores com a qualificação adequada para garantir frutos positivos para os alunos e o processo de inclusão.

O vereador Eduardo Nóbrega, esteve na abertura do encontro e salientou a importância do trabalho realizado na cidade pela associação Borboleta Azul, formada por mães de crianças autistas. Falou sobre a caminhada realizada no dia 2 abril e contou que vai lutar pela implantação de uma clínica escola no município. “Vamos começar essa luta pela clínica escola e até 2021 teremos ela funcionando na nossa cidade”, disse.

 

 

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

19/09/2017

"Encontro" de motoqueiros tira a paz de moradores do Saint Morritz aos domingos

Faz três domingos consecutivos que os moradores do jardim Saint Morritz, em Taboão da Serra,...

18/09/2017

Boehringer Ingelheim abre vagas de estágio na unidade de Itapecerica da Serra

A Boehringer Ingelheim, empresa de origem alemã que está entre as principais farmacêuticas do...

17/09/2017

Pai da deputada Analice, seu Avenir Fernandes, morre aos 79 anos

O pai da deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Analice...

17/09/2017

PhotoTruck da ImageMagica levou fotografia e reflexão a alunos de Embu

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco...

15/09/2017

Prefeitura de Taboão e Sebrae oferecem palestras de empreendedorismo

Se você é empresário ou pretende abrir o próprio negócio, uma boa oportunidade é participar das...

14/09/2017

Incêndio destruiu Centro de Distribuição dos Correios de Itapecerica da Serra

A sede do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios de Itapecerica da Serra, situada...

12/09/2017

Negar o próprio sofrimento é uma das razões que podem desencadear o suicídio

O suicídio é uma consequência extrema de questões não problematizadas. É desta maneira que o...

07/09/2017

Público lotou arena Multiuso no desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra

Os alunos da rede pública de Ensino de Taboão da Serra fizeram bonito no tradicional desfile de...

05/09/2017

Itapecerica da Serra está de luto pela morte Maurício Rocha, da Defesa Civil

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra,...

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.