Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Taboão da Serra implanta selo de qualidade no transporte público

Por Edimon Teixeira | 9/04/2017

Gerson

Edimon Teixeira Secretário de Transportes atesta capacidade funcional dos veículos com selo de qualidade

Um adesivo quadrado, com cerca de 10 centímetros, mas com uma capacidade expressiva de armazenar informações, é a mais nova aposta da secretaria municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), para garantir aos usuários do transporte público de Taboão da Serra mais segurança, conforto e confiabilidade nos serviços prestados no setor.

Projeto inédito na área do transporte coletivo, a inovação é observada e já é alvo de interesse dos cerca de 40 mil usuários das linhas circulares do município. Localizado na margem inferior direita nos parabrisas dos veículos, nas cores vermelha e preta, o selo traz o logotipo da SETRAM, o brasão do município e os dizeres “VISTORIADO 2017”.

O QR Code (Quick Response Code em inglês), ou Código de Resposta Rápida, pode ser descrito como uma evolução do código barras, onde são agrupadas informações em uma matriz de duas dimensões, com o diferencial de poder armazenar até 100 vezes mais dados e caracteres do que o dispositivo tradicional.

A implantação do selo de qualidade se mostra como uma alternativa que comprova, de maneira eficaz, a relação custo-benefício, uma vez que não gera despesa extra para o município e qualquer usuário pode baixar gratuitamente o aplicativo para sua leitura direto no celular, que é compatível com os sistemas operacionais disponíveis.

“O uso de inovações tecnológicas na administração eficiente dos recursos públicos é uma tendência mundial e nossa cidade agora faz parte deste processo”, explica o secretário de Transportes Gerson Brito. “A área de transportes é dinâmica e requer intervenções contínuas para atender as crescentes demandas”, completa.

O selo de qualificação foi concedido às Viações Fervima e Pirajuçara, responsáveis pelo transporte público na cidade, depois de uma rigorosa inspeção feita por Brito e os agentes da secretaria no pátio das empresas. A operação tinha como finalidade avaliar o estado de 124 ônibus que compõem a frota e operam nove linhas no município. Relembre aqui http://www.jornalnanet.com.br/noticias/15290/prefeitura-de-taboao-vistoria-toda-a-frota-do-transporte-publico-municipal.

Além de informações relevantes como modelo, a que empresa pertence, ano de fabricação, placas, RENAVAM, chassis, dentre outras, a ferramenta traz ainda o número do prefixo do carro e do laudo com data da inspeção e seu prazo de validade, bem como a identificação do profissional responsável pela vistoria do veículo.

De acordo com Brito, o diferencial do selo está na utilidade e conforto oferecidos aos passageiros, que podem ter acesso, em tempo real e sem burocracias, às informações relevantes acerca do estado dos veículos que vão utilizar. Ele acredita que o dispositivo possa ser também utilizado como um mecanismo de segurança, que deverá ser estendido aos táxis e vans escolares.

“Com os dados do veículo em mãos, os usuários podem fazer um print (captura da tela do celular) e encaminhar por meio de mensagem a parentes ou amigos”, orienta. “Desta forma saberão em tempo real em que veículo o usuário está, o horário que o tomou e qual o destino”, explica o gestor, que pensa ser esta uma forma de prevenir eventuais crimes.

Ainda segundo o secretário, a mesma ação poderá ser utilizada pelos passageiros para informar possíveis irregularidades. “O usuário do transporte coletivo é quem, de fato, conhece sua real situação. Com esta nova ferramenta ele torna-se também seu fiscalizador e assegura a melhoria na qualidade dos serviços prestados” finalizou.

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

25/05/2017

Taboão inaugura Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional da Adoção, celebrado nesta quinta-feira, 25, foi marcado em Taboão da Serra, pela...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

18/05/2017

Licenciamento: maio é o mês dos veículos com placa final 2

Quem tem veículo com placa final 2 fique atento: maio é o mês do licenciamento obrigatório. Caso...

17/05/2017

 Usuários do transporte público criticam má qualidade de ponto de ônibus na BR

Há pouco mais de uma semana Autopista Régis Bittencourt atendeu uma reivindicação antiga dos...

17/05/2017

IPEM-SP verifica radares na capital paulista nesta quarta-feira (17)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM-SP) examina diariamente os radares em ruas e...

11/05/2017

Comissão de Transporte da Câmara de Taboão aprofunda debate municipalização

A Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou audiência pública nesta...

10/05/2017

Cartão BOM deixará de ser obrigatório nos terminais a partir do dia 12

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo informou nesta terça-feira, 9, que a...

10/05/2017

Moradores reclamam da falta de iluminação no terminal do Jardim Vazame

A mais de um mês os moradores do Jardim Vazame reclamam da falta de iluminação no terminal de...

09/05/2017

Alckmin prorroga isenção de ICMS para taxistas

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 8 de maio, decreto que altera o...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.