Pêssankas: Ucrânia e sua arte Milenar: Exposição é destaque no Itapecerica Shopping

Por Outro autor | 6/04/2017

De 8 a 22 de abril, o Itapecerica Shopping receberá a exposição “Pêssankas: Ucrânia e sua arte Milenar” de curadoria do jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho e realização oficial do Consulado Honorário da Ucrânia em São Paulo e da Sociedade Ucraniano Brasileira “Unificação” com apoio da Sincoplastic e Casa Castro. A exibição tem como conceito exibir e explicar a origem dos ovos pintados de Páscoa da Ucrânia, conhecidos como “pêssankas”.

Destaque especial para as obras do artista plástico Eloir Jr., do Paraná, que estarão expostas, bem como de produtos ucranianos da família da jornalista Olga Samilla e do departamento de Cultura da Prefeitura de Itaiópolis, em Santa Catarina, através de Raquel Zanelatto, além de importante parceria com Vilson Kotviski, artesão de Pêssankas, descendente da terceira geração de ucranianos que chegaram ao Brasil no ano de 1895.

Na história ucraniana, quando o sol volta a triunfar no clima, eliminando a neve que cobre toda a terra negra do país, a população realiza, em forma de comemoração, a tradição de colorir ovos, simbolizando a forma simples e rude de surgimento da vida. Escavações arqueológicas encontraram indícios que essa prática é realizada há mais de 3.00o anos antes de Cristo.

A mostra contará com painéis autoexplicativos sobre a história e a produção da “pêssanka”, além de dados da população, crenças e cultura da Ucrânia, incluindo suas simbologias e escritas. Diferentes amostras dos ovos também estarão expostas em vitrines, complementando a exposição.

Além disso, para complementar a programação da Páscoa, o centro comercial promoverá oficinas infantis de arte de 8 a 15, das 12h às 18h30, para que os pequenos de 4 a 12 anos recriem as orelhas do coelhinho e também façam pinturas faciais.

E no dia 16, às 15h, o shopping exibirá o teatro “O Rapto da Cenoura”, uma peça em que os personagens interagem com as crianças, deixando-as ajudar a terminar a história.

O Itapecerica Shopping ainda oferece um centro de compras moderno, com complexo de cinema, praça de alimentação com vista panorâmica para toda a beleza natural da cidade, reunindo o melhor da gastronomia local; diversidade de lojas, academia com profissionais especializados, equipamentos e infraestrutura completa. O centro de compras ainda tem cartão de crédito próprio com bandeira CREDZ, aceito em mais de 1 milhão de estabelecimentos atendidos pela Cielo.

Comentários