Carreta da Sabesp proporciona conhecimento, conscientização e diversão á Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 5/04/2017

Uma parceria da Prefeitura de Itapecerica da Serra com a Sabesp trouxe para a cidade a Exposição Móvel Somos Todos Água. Instalada no Espaço do Ginásio Municipal de Esportes nos dias 30 e 31 de março, a Carreta Somos Água da Sabesp encantou centenas de pessoas que conferiram a atração, entre alunos da rede municipal de ensino e munícipes.

O prefeito Jorge Costa, que conferiu a exposição acompanhado de secretários municipais e vereadores, gostou do que viu. “A Sabesp, essa respeitável empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento do esgoto de toda nossa população, está de parabéns pela iniciativa que atinge e agrega conhecimento principalmente às nossas crianças e jovens. A vivência adquirida na Carreta, com certeza, fará com que formemos adultos mais conscientes da importância da água pra humanidade”, declarou o prefeito.

A realização da exposição na cidade foi possível graças à atuação das secretarias municipais de Governo, que intermediou com a Sabesp e realizou a divulgação; Esportes, por ceder o espaço e dar suporte à instalação; e Educação, por organizar a visitação das escolas escolas por meio do Departamento de Apoio Pedagógico.

A carreta de 15 metros de comprimento recria em formato audiovisual o ciclo da água na natureza, desde os mananciais até as casas. Utilizando tecnologias como realidade virtual e um cinema de imersão total, a exposição proporcionou para crianças, jovens e adultos uma atividade diferente, que envolveu educação ambiental e muita diversão.

O circuito começava com um cinema de imersão, onde os visitantes faziam uma viagem através das tubulações para entender melhor como a água e o esgoto residencial são tratados. Depois de passar por um laboratório nos mesmos moldes dos encontrados nas estações de tratamento de água, o visitante tinha acesso a uma área de jogos interativos em plataformas sensíveis ao toque.

Crianças e jovens se divertiam caçando fraudes e tentando conectar corretamente ligações subterrâneas de água, águas pluviais e esgotos. Para completar, óculos de realidade virtual permitiam a todos conhecer os mananciais da Sabesp e até vivenciar a limpeza de uma caixa d’água.

Comentários