Secretaria de Educação promove ação dedicada ao consumo de peixe na alimentação escolar em Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 29/03/2017

O Departamento de Merenda Escolar realizou, na Escola Municipal Orquídea, nos dias 22, 23 e 24, um projeto de educação nutricional para o consumo saudável de peixes. A ação reuniu cerca de 160 alunos, do Jardim ao 5º ano, com o objetivo de despertar o gosto pelo prato.

Durante a iniciativa foi realizada uma palestra ressaltando a importância do consumo de peixe e seus benefícios, os tipos de peixes mais consumidos no Brasil e suas formas de preparações. Logo após, aconteceu uma dinâmica para melhorar a fixação das informações apresentadas e entregue aos alunos um folheto contendo atividades de caça palavra, desenho e pintura sobre o tema.

No último dia da ação houve o acompanhamento da refeição com o peixe como prato principal para verificar a melhora do consumo deste alimento. A ideia do evento surgiu depois que foi observado pelas nutricionistas uma grande rejeição desta preparação em visitas técnicas nas escolas da rede municipal.

“O peixe é um alimento que faz parte do grupo das proteínas, rico em vitaminas e minerais que são essenciais para uma alimentação saudável. Apesar de ser de conhecimento popular os benefícios dos peixes, o consumo desse alimento no Brasil é relativamente pequeno. Esse consumo precisa ser estimulado em funções da importância na saúde humana”, contou Camila Pires, nutricionista da Secretaria de Educação.

 

Comentários