Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Lideranças regionais criticam discurso do governador durante a inauguração da Etec de Embu

Por Sandra Pereira | 26/10/2010

etec.jpg

Etec de Embu terá cursos de Contabilidade, Informática, Logística, Redes de Computadores e Secretariado

O discurso do governador Alberto Goldman durante a inauguração do prédio da Escola Técnica Estadual (Etec) de Embu das Artes, desagradou boa parte das lideranças regionais presentes ao evento ocorrido nesta segunda-feira, 25. Em sua fala o governador disse que a cidade de Embu era uma das pobres da região, e, mesmo assim, recebeu a Etec. Ele declarou que Taboão e Itapecerica não receberam a escola técnica por falta de empenho dos prefeitos de ambas as cidades.
As declarações do governador provocaram reações.

O prefeito Jorge Costa, de Itapecerica da Serra afirmou que o governo do Estado não conhece a região e, por essa razão, fez esse tipo de observação indevida. “Eles precisam vir até as nossas cidades para ver o desenvolvimento que estamos tendo, mas não graças a ele”, criticou Jorge Costa.

Já o prefeito Chico Brito confirmou que a cidade cedeu o prédio para a construção da Etec. Ele reclamou da qualidade da obra e revelou que o governador se portou como se estivesse entregando à cidade a 8ª maravilha. “ O auditório é de cimento queimado muito mal feito. O pior é que eles acham que estão entregando a 8ª maravilha, como se o povo da nossa cidade não merecesse o melhor”, disparou Chico Brito.

O governo estadual investiu R$ 4,3 milhões no prédio da Etec, construído em terreno cedido pela prefeitura.  O imóvel abriga, entre outros ambientes, 12 salas de aula, três laboratórios (dois de informática e um de gestão), biblioteca, auditório, quadras poliesportiva e de areia. O valor do investimento inicial na compra de mobiliários e equipamentos foi de R$ 630 mil.

Implantada em julho, a escola iniciou suas atividades com cinco cursos técnicos: Contabilidade, Informática, Logística, Redes de Computadores e Secretariado.  Uma demonstração do interesse da comunidade pelos cursos da Etec foi o índice de candidatos por vaga no processo seletivo para o segundo semestre desse ano: o de Contabilidade, por exemplo, contou com 528 candidatos disputando 40 vagas (13,2 candidatos por vaga). Logo em seguida, o curso de Redes de Computadores, teve uma procura de 10,8 candidatos por vaga. Ambos no período noturno.

O vestibulinho para o primeiro semestre de 2011 traz como novidade a oferta do Ensino Médio, de manhã, e uma nova turma de Contabilidade à noite, o que representa um crescimento de 120 vagas na unidade.

A Etec está localizada à Rua Marcelino Pinto Teixeira, s/nº, Parque Industrial Ramos de Freitas, em Embu.

Processo seletivo

Os candidatos que se inscreveram no Vestibulinho das Etecs para o 1º semestre de 2011 poderão conferir a lista de locais do exame no dia 16 de novembro no site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova será no dia 21 de novembro, às 13h30.

Empregabilidade


De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos. "Imagine que dos jovens que saem de uma escola técnica, a cada dez, oito já têm emprego garantido. E não é só o emprego garantido, é também uma média salarial maior de quem não fez esta escola técnica", ressaltou Goldman.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Com informações do site do governo do Estado.

Foto: Ciete Silvério

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.