Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Lideranças regionais criticam discurso do governador durante a inauguração da Etec de Embu

Por Sandra Pereira | 26/10/2010

etec.jpg

Etec de Embu terá cursos de Contabilidade, Informática, Logística, Redes de Computadores e Secretariado

O discurso do governador Alberto Goldman durante a inauguração do prédio da Escola Técnica Estadual (Etec) de Embu das Artes, desagradou boa parte das lideranças regionais presentes ao evento ocorrido nesta segunda-feira, 25. Em sua fala o governador disse que a cidade de Embu era uma das pobres da região, e, mesmo assim, recebeu a Etec. Ele declarou que Taboão e Itapecerica não receberam a escola técnica por falta de empenho dos prefeitos de ambas as cidades.
As declarações do governador provocaram reações.

O prefeito Jorge Costa, de Itapecerica da Serra afirmou que o governo do Estado não conhece a região e, por essa razão, fez esse tipo de observação indevida. “Eles precisam vir até as nossas cidades para ver o desenvolvimento que estamos tendo, mas não graças a ele”, criticou Jorge Costa.

Já o prefeito Chico Brito confirmou que a cidade cedeu o prédio para a construção da Etec. Ele reclamou da qualidade da obra e revelou que o governador se portou como se estivesse entregando à cidade a 8ª maravilha. “ O auditório é de cimento queimado muito mal feito. O pior é que eles acham que estão entregando a 8ª maravilha, como se o povo da nossa cidade não merecesse o melhor”, disparou Chico Brito.

O governo estadual investiu R$ 4,3 milhões no prédio da Etec, construído em terreno cedido pela prefeitura.  O imóvel abriga, entre outros ambientes, 12 salas de aula, três laboratórios (dois de informática e um de gestão), biblioteca, auditório, quadras poliesportiva e de areia. O valor do investimento inicial na compra de mobiliários e equipamentos foi de R$ 630 mil.

Implantada em julho, a escola iniciou suas atividades com cinco cursos técnicos: Contabilidade, Informática, Logística, Redes de Computadores e Secretariado.  Uma demonstração do interesse da comunidade pelos cursos da Etec foi o índice de candidatos por vaga no processo seletivo para o segundo semestre desse ano: o de Contabilidade, por exemplo, contou com 528 candidatos disputando 40 vagas (13,2 candidatos por vaga). Logo em seguida, o curso de Redes de Computadores, teve uma procura de 10,8 candidatos por vaga. Ambos no período noturno.

O vestibulinho para o primeiro semestre de 2011 traz como novidade a oferta do Ensino Médio, de manhã, e uma nova turma de Contabilidade à noite, o que representa um crescimento de 120 vagas na unidade.

A Etec está localizada à Rua Marcelino Pinto Teixeira, s/nº, Parque Industrial Ramos de Freitas, em Embu.

Processo seletivo

Os candidatos que se inscreveram no Vestibulinho das Etecs para o 1º semestre de 2011 poderão conferir a lista de locais do exame no dia 16 de novembro no site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova será no dia 21 de novembro, às 13h30.

Empregabilidade


De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos. "Imagine que dos jovens que saem de uma escola técnica, a cada dez, oito já têm emprego garantido. E não é só o emprego garantido, é também uma média salarial maior de quem não fez esta escola técnica", ressaltou Goldman.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Com informações do site do governo do Estado.

Foto: Ciete Silvério

Paulo Naconeski

Realmente eu não vejo nenhum empenho do Sr Prefeito de Itapecerica da Serra em trazer uma ETEC para nossa cidade. Se ele quisesse poderia, já que é aliado do Lula e Dilma, que nada de bom fizeram por Itapecerica da Serra.

SAlvador

Quero registrar que o governo de São Paulo falta sempre com a verdade,olhem a materia no site da DERSA,eles dizem que entregaram todo o parque, pronto, verifiquei e não vi nada,nem parque e nem as obras de compensação do super faturado RODOANEL.

Paulo Pereira

O governdor foi muito indelicado com sua fala a nossa cidade cresceu e muito,não acredito que seja tão pobre mas esse homem que esteve aqui como governador esta velho e gaga,pois quando foi deputado federal não fez nada,ministro dos transportes menos ainda só papo furado,a bR116 ele veio varias vezes para duplica-la mais uma vez nada,as ETECS de Taboão e Itapecerica ele que era o sec,responsavel,queria dos prefeitos terrenos e os predios prontos e o bonitão do governador só entrava com a placa de inauguração,ora governador tenha mais respeito pelo o nosso povo....

Teresa

Lendo as materias verifiquei,que a nossa cidade era pobre mesmo ,porque o governador travou as cidades com a lei que ele fez a de proteção aos manaciais e a cidades só se desenvolveram quando terminaram com essa lei assim hoje as empresas podem investir de novo em nossa região,ainda bem que esse só fica até dezembro,vai tarde sr.governador.

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

24/06/2017

Audiência Pública na Câmara Municipal debateu investimentos da saúde em Taboão

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou no último dia 14...

24/06/2017

Câmara Municipal de Taboão da Serra aprova LDO em primeira votação

Os vereadores da Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 20,...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

25/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

25/06/2017

Polícia de Campinas apreende 2 toneladas de maconha que vinha para Embu

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.