Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Jorge Costa é eleito presidente do Conselho Consultivo da Região Metropolitana

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 19/03/2017

jorgecosta900

Prefeitura de Itapecerica da Serra

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, é o novo presidente do Consulti - Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo. A eleição foi realizada na manhã desta quinta-feira, 16 de março, durante a 17ª reunião do órgão, que aconteceu no Auditório da sede da Prefeitura. O vereador de Taboão da Serra, José Aparecido Alves, o Cido, foi eleito vice-presidente do Consulti.

O encontro contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos Brígida Sacramento, assessora da Casa Civil do Governo do Estado; Humberto Parro, técnico da Emplasa - Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano; presidente da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, Pastor Márcio Roberto; representantes das Prefeituras de Embu-Guaçu, Taboão da Serra, Juquitiba, Cotia e Embu da Artes; vereadores e secretários municipais.

“Nossa região tem muitas necessidades. Tenho certeza que daremos um grande passo para que possamos fazer o que nossa população tanto precisa”, discursou Jorge Costa na abertura dos trabalhos. O objetivo do Consulti é discutir problemas dos municípios da região e buscar soluções conjuntas para serem viabilizadas por meio de legislação estadual.

“Para mim vai ser uma grande honra aprofundar regionalmente a discussão de vários temas muito importantes para a nossa população”, disse o vice-presidente do Consulti,vereador Cido.

Em seguida, Brígida Sacramento e Humberto Parro falaram sobre a importância em estabelecer o PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), e da participação da sociedade civil em sua estruturação. “Precisamos estancar essa loucura que é o crescimento urbano desorganizado”, alertou Parro.

Após a eleição do Conselho, foi marcada para o próximo dia 31 a primeira reunião da Comissão Temática Especial, para dar prosseguimento aos trabalhos. O prefeito de Itapecerica da Serra reforçou a necessidade em dar celeridade no processo, traçando uma meta para finalizar o trabalho. De acordo com Jorge Costa, é preciso entregar o documento com as demandas para virarem projeto de lei e ser votado ainda este ano, pois 2018 é ano eleitoral, o que adiaria o atendimento às demandas regionais.

No final, os representantes de cada cidade apresentaram alguns problemas locais que precisam de uma solução conjunta, como: dificuldades e morosidade do licenciamento ambiental por meio da Cetesb, tributação nas divisas dos municípios e mobilidade urbana. Jorge Costa também falou sobre a necessidade de agilizar o processo para a abertura de empresas, o que representaria recursos para a cidade e empregos para a população.

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.