Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Programa Cidade Organizada atua contra loteamentos clandestinos e invasões em Itapecerica da Serra

Por Sandra Pereira | 14/03/2017

cidadeorganizada

Jornal na NetAções do Programa Cidade Legal acontecem em vários bairros e já resultaram na demolição de 65 edificações irregulares

Manter a cidade organizada é um desafio para a maioria dos prefeitos. Em Itapecerica da Serra, esse desafio está sendo levado a sério pelo prefeito Jorge Costa (PTB), que em cumprimento ao seu plano de governo, está implantando o Programa Cidade Organizada, com o objetivo de combater as ocupações irregulares, invasões e ocupações de locais impróprios para moradia, como a beira de córregos e as áreas de proteção ambiental.

Itapecerica está localizada em área de 100% de proteção de manancial e nos últimos anos foi atingida fortemente por ocupações e construções ilegais que promovem desmatamento e crime ambiental. Logo depois de ganhar a prefeitura pela 4ª vez Jorge Costa se comprometeu a combater duramente os loteamentos clandestinos e invasões que se espalharam pelo município.

O Programa Cidade Organizada nasceu com essa finalidade e vai promover uma verdadeira revolução em Itapecerica pondo um ponto final na especulação de áreas cuja comercialização é proibida por lei, assim como nas invasões. Ao todo, as ações do programa vão envolver os bairros do Jardim Montesano, Jardim do Carmo, Jardim Paraíso, Parque Paraíso, Jardim Jacira, Lagoa do Mirante e Dona Anila.

Todos esses locais receberam faixas ou placas indicando a realização do Programa Cidade Organizada.

O projeto foi iniciado em fevereiro, após a notificação dos ocupantes das áreas impróprias e irregulares. Depois da notificação a prefeitura fez a demolição de 60 edificações do Jardim do Carmo e outras 5 no Jardim Montesano.

Numa das ações de demolição a prefeitura lavrou boletim de ocorrência contra um homem acusado de crime ambiental, manutenção de entulho em área pública e ameaça a funcionário público. O acusado deverá responder em liberdade pelas acusações porém não poderá mais atuar nas áreas ocupadas ou invadidas.

Faz tempo que Itapecerica sofre com as ocupações irregulares, que segundo a prefeitura causam dificuldades na oferta dos serviços de infraestrutura, deixando de ser realizado saneamento básico, descartando esgoto ‘in natura’ nos córregos e rios do município.

“Itapecerica está inserida 100% em uma área de Proteção de Mananciais, e, dessa forma é preciso evitar veementemente as invasões que degradam o meio ambiente e ocupam áreas de mata nativa sem o devido licenciamento. Nós levamos essa proposta a população na campanha e desde que assumi a prefeitura me comprometi a realizar essa ação contra as invasões e construções em áreas de proteção ambiental ou irregulares. Sem isso nossa cidade não voltará a ser organizada como todos queremos”, afirmou o prefeito Jorge Costa.

Para realizar o Programa Cidade Organizada as Secretarias municipais estão atuando em regime de cooperação plena. A ação conta com as secretarias de Governo, Assuntos Jurídicos, Obras, Habitação e Defesa Civil, Departamento de Fiscalização e a Guarda Civil Municipal.

Itapecerica

Sinceramente a proposta é boa e atende uma necessidade da cidade de proteção ao meio ambiente, porém essas pessoas receberam os devidos cuidados da prefeitura? Porque a prefeitura está cortando o vaale aluguel que as pessoas que moravam em áreas de risco recebiam, então não adianta só impor essas regras e não dar um suporte, é preciso acolher todos de maneira igual.

MORADOR

Estava em tempo!!! No Natal de 2014 quando desbarrancou e soterrou família prox a delegacia, nada acontece. Tem que retirar e melhor ainda, tem que ficar atento e não deixar nem começar a contruirem casas. Tem que olhar mais quanto desmatamento ocorre tipo, domingo que não há fiscalização, no bairro da Lagoa, próximo ao Rodoanel, a motosserra rola solto e ninguém faz nada!!

21/07/2017

Homem é detido transportando dois pássaros em uma mochila na Régis Bittencourt

A PRF efetuou a prisão de um homem com dois picharros após fiscalizaç&ati

19/07/2017

Secretaria de Planejamento e meio ambiente de Itapecerica inicia o Cidade Segura

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, em trabalho conjunto com a...

18/07/2017

Frio chegou à capital paulista e temperaturas podem chegar a 8°C

O inverno chegou e as temperaturas sofrem variações e continua trazendo frio intenso na capital...

04/07/2017

Sabesp tem inscrições abertas para curso de pesquisa de vazamentos

A Sabesp oferece curso gratuito de pesquisa de vazamentos até o final do ano na Região...

23/06/2017

Mês do Meio Ambiente leva projeto de horta para bairros de Embu das Artes

20/06/2017

Licença ambiental em Embu, Taboão e Itapecerica é com a empresa Novo Olhar

Obter licença ambiental para realizar obras é um dos grandes desafios de quem atua nos...

12/05/2017

Prefeitura de Itapecerica realiza limpeza no Jardim das Oliveiras

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, por meio da Regional do Jardim Jacira, finalizou a...

09/05/2017

Morador do centro de Embu cobra poda de árvore há 5 anos

Há cinco anos, Luiz Carlos Lombardo solicita a poda ou remoção de árvores na Rua Belo Horizonte,...

04/05/2017

Empresa é acusada de descartar lixo hospitalar em afluente do rio Embu-Mirim

Uma empresa que segundo as informações iniciais faz a coleta de lixo hospitalar nas cidades de...

27/04/2017

Alckmin quer garantir preservação em área que abastece Embu e Itapecerica

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 199/2017, que...

26/07/2017

Como falar com você mesmo no WhatsApp; dica é útil para salvar informações

Criar uma conversa para falar com você mesmo no WhatsApp pode ser útil para salvar uma foto e...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.