Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Bombeiros comemoram 137 anos; sede própria da corporação em Taboão está quase pronta

Por Sandra Pereira | 12/03/2017

137anos

Divulgação

Uma das corporações mais respeitadas e que inspira sonhos de heroísmo em meninos de várias idades, o Corpo de Bombeiros celebrou 137 anos no último dia 10. O evento aconteceu na Escola Superior de Bombeiros, localizada em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Desde o ano passado, Taboão da Serra recebeu uma unidade provisória do Corpo de Bombeiros, no Parque Laguna. A sede própria da unidade segue em reta final de construção e deve ser inaugurada em breve. A data ainda não foi definida pelo governo.

Durante a solenidade de comemoração dos 137 anos do Corpo de Bombeiros, houve a passagem do comando do Corpo de Bombeiros para o coronel Cássio Roberto Armani. Anteriormente, o coronel Rogério Bernardes Duarte estava no posto.

O secretário-adjunto desejou bons votos ao novo comandante e reforçou o apoio da SSP à unidade. “Conte conosco na Secretaria da Segurança para o que for necessário, para que possamos viabilizar uma atuação conjunta e parceira no sentido de trazer e fazer efetivar o bem comum. Resgatar, salvar e poupar vidas, que é a melhor das missões do Corpo de Bombeiros”, disse.

O novo comandante se emocionou ao agradecer seus familiares por todo o apoio recebido no decorrer da carreira e falou sobre sua atuação na unidade. “O meu compromisso é buscar fazer o melhor pela nossa instituição para que ela continue progredindo e avançando cada vez mais”, declarou.

No evento, também aconteceu a entrega da medalha “Centenário do Corpo de Bombeiros”, que foi instituída por meio do decreto 14.730, de 12 de fevereiro de 1980, com o objetivo de homenagear personalidades civis e militares e instituições que tenham prestado serviços relevantes para a unidade.

Entre os agraciados com a medalha estavam, além do secretário-adjunto da SSP, outras 49 pessoas.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ricardo Gambaroni, falou sobre a atuação dos bombeiros e policiais militares do patrulhamento ao relembrar dois salvamentos que participou recentemente. “Eu tenho certeza que os dias mais importantes e as medalhas mais importantes que carregamos no peito, como bombeiros e policiais militares, são as vidas que ajudamos a salvar e o patrimônio que ajudamos a preservar”.

O novo comandante dos bombeiros

Coronel Cássio Roberto Armani nasceu em São José dos Campos, no interior do Estado. O oficial tem 50 anos e dedicou os últimos 35 à segurança da população paulista.

Foi coordenador operacional dos bombeiros e até então era subcomandante da unidade. No dia 20 de fevereiro, foi promovido pelo governador Geraldo Alckmin ao principal posto do órgão.

Em 2001, se graduou em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Cinco anos depois, cursou pós-graduação em engenharia da segurança do trabalho e, em 2016, concluiu mestrado em habitação.

Ainda nos bombeiros, foi comandante da Capital e do Interior e também chefiou o Departamento de Segurança Contra Incêndios (DSCI) estadual. Em 2013, comandou o policiamento na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

 Com informações do site da Secretaria de Segurança Pública

27/06/2017

Programa Estadual de Qualificação forma 60 alunos em Embu das Artes

O Programa Estadual de Qualificação (PEQ) realizou na manhã desta terça-feira (27), a formatura...

27/06/2017

Prefeitura contabiliza avanços na área da segurança em Itapecerica da Serra

Apesar de segurança pública ser responsabilidade do Governo do Estado, a Administração Jorge...

27/06/2017

Morador tradicional do Jardim Maria Rosa morre na tarde desta terça-feira (27)

É com pesar que familiares e amigos comunicam o falecimento do morador tradicional do Jardim...

26/06/2017

Prefeitura revitaliza Espaço Cultural do Jardim Branca Flor

No dia 14 de junho, a Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Cultura,...

26/06/2017

Músico Guilherme Faquetti se apresenta no Santo Eduardo

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.