Após caso “importado” de Febre Amarela saúde de Itapecerica orienta moradores

Por Sandra Pereira | 2/03/2017

Depois de registrar um caso de Febre Amarela “importada” por um paciente que contraiu o vírus em Minas Gerais, a saúde municipal de Itapecerica da Serra está em estado de alerta. O paciente está sendo acompanhado e os profissionais de saúde da cidade alertam os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a doença. Michele Sales, responsável pela Autarquia de Saúde de Itapecerica garante que a população pode ficar tranquila pois não há risco de contaminação na cidade.

Todas as Unidades de Saúde do município estão capacitadas para prestar atendimento à população. A vacina está disponível na UBS Salvador de Leone e UBS Jardim Jacira. Entretanto, é importante que seja indicado por um médico. Não é recomendada para crianças abaixo de 9 meses, pessoas acima de 60 anos, gestantes e mulheres que estão amamentando. Sendo mais indicada para quem vai viajar para área de risco ou adentrar na mata.

De acordo com o médico Milton Parron, coordenador da Vigilância Epidemiológica, da Autarquia de Saúde IS a população de Itapecerica da Serra pode ficar “tranquila” em relação a doença. “A população pode ficar tranquila, pois a gestão da Saúde está sensibilizada e realizando todas as ações para conter a Febre amarela. Cada caso é analisado individualmente e toda suspeita da doença é rigidamente pesquisada e acompanhada”, disse.


Segundo a prefeitura, a Autarquia de Saúde vem atuando no combate ao mosquito com ações diárias, inclusive aos sábados. A assessoria de imprensa informou ainda que vem realizando bloqueios mecânico nos vasos de água, colocação de areia, coleta de larva em água parada e veda as caixas de água.

Existem duas formas da doença: o ciclo urbano e o ciclo silvestre. A silvestre é transmitida pelo macaco através do mosquito Haemagógos. Em contato com os humanos na natureza, o homem que foi contaminado pelo mosquito na mata dissemina a doença em locais urbanos de homem para homem através do mosquito Aedes Aegypti.

 

Com informações da Assessoria de imprnsa da Prfeitura de Itapecerica

Comentários