Taboão da Serra será sede da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/10/2010

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a cidade de Taboão da Serra recebe mais de 50 enxadristas para a 3ª etapa da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais, realizado pela Associação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais (ABXDV), com o apoio da prefeitura de Taboão da Serra através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. A abertura acontece na sexta-feira (29), as partir das 17h, no Ginásio Municipal de Esportes Ayrton Senna da Silva.

Segundo o secretário de esportes de Taboão da Serra, Luiz Lune, a política de inclusão adotada pelo governo municipal é prioridade. “Além dos grandes investimentos realizados na área esportiva de competição, esta administração prioriza ações para melhorar a qualidade de vida e incluir socialmente os deficientes físicos. No ano passado sediamos aqui o Campeonato Paulista de Bocha Adaptada recebendo atletas paradesportivos de todo o Estado, agora temos muito orgulho de poder receber aqui enxadristas de todo o Brasil para esta competição de xadrez”, ressalta Luiz Lune.

Para o professor e também enxadrista Mauro Mai, poder sediar a Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais é a realização de um grande sonho. “Esta é a segunda vez que participo desta competição e vi as dificuldades que as cidades enfrentam para ser sede. Aqui recebemos todo o apoio do governo e para mim é a realização de um grande”, disse Mauro Mai.  

Os 10 melhores atletas desta etapa se classificam para a fase final que será realizada em Brasília. De acordo com Mauro Mai, essa copa tem o objetivo de divulgar o esporte para os Deficientes Visuais. “Com a realização desta competição em Taboão da Serra, temos uma forma de reascender a importância deste esporte para os deficientes. Estamos trabalhando com muito empenho e dedicação para realizar a melhor copa de todas”.

Defendendo a bandeira taboanense, quatro enxadristas do Centro Integrado de Apoio aos Deficientes Visuais e Auditivos (Ciadeva) representarão a cidade, o jovem Renato Barbosa de Almeida, de 15 anos, que é um dos maiores destaques da categoria Juvenil e tem grandes chances de classificação para etapa final, Rafael Chimocaviati, Mauro Mai e Josafá Ferreira da Costa.
Cronograma

A competição será realizada em 6 rodadas, nas modalidades sênior, absoluto, sub 20 e feminino. A primeira rodada acontece na sexta-feira (29) no Ginásio de Esportes. No sábado (30), serão realizadas mais quatro rodadas no Hotel Del Verde em Itapecerica da Serra e o encerramento e premiação está prevista para às 13h de domingo (31), no Ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva. 

Texto e Foto: Renata Gomes

Comentários