Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Itapecerica da Serra recebe duas ambulâncias para o Samu

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 20/02/2017

ambulancia

Departamento de Comunicação prefeitura de Itapecerica da SerPrefeito Jorge Costa, Michele Sales e vice prefeito Paulinho Pereira receberam ambulância

A Prefeitura de Itapecerica da Serra recebeu, no último dia 14 de fevereiro, duas novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu. Os equipamentos foram recebidos no Complexo Administrativo pelo prefeito Jorge Costa, superintendente de Saúde Michele Salles e vice-prefeito Professor Paulinho Pereira.


A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento dos serviços e ações de assistência de urgência médica à população, visando à melhoria da qualidade de atendimento e o aperfeiçoamento e expansão da capacidade operacional do Sistema de Saúde, em especial na atenção às urgências.

“Estamos trabalhando para avançar em todas as áreas e sem dúvida Saúde é nossa prioridade. Essa conquista é importante pois tem como resultado a proteção à vida”, comemorou o prefeito Jorge Costa.

A conquista trará para o município uma Unidade de Suporte Básico e outra de Suporte Avançado (USA) com especificações de UTI móvel com cabine estendida. As novas unidades de saúde foram obtidas com recursos do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção à Saúde. Ao total foram investidos R$ 447.984,24.

As ambulâncias de suporte básico do Samu são responsáveis pelo atendimento de casos urgentes, mas sem risco de vida. Elas são equipadas com prancha e talas para imobilização, colares cervicais, oxigênio, aspirador, aparelho para medir pressão, estetoscópio, ambulatório adulto e infantil, além de materiais para pequenos procedimentos de enfermagem. Contam com motorista e auxiliar ou técnico de enfermagem.

Já as UTIs móveis, ou ambulâncias de suporte avançado, são chamadas para atuar nos casos mais graves, como os relacionados a ferimentos por arma branca e de fogo, infartos, acidente de trânsito, envenenamentos e derrame cerebral. São unidades equipadas com itens presentes nas unidades de suporte básico mais equipamentos de UTI como monitor-desfibrilador, respirador, oxímetro de pulso e materiais para procedimentos médicos invasivos. A equipe é formada por motorista, enfermeiro e médico.

As unidades de suporte básico e UTIs móveis fazem atendimentos em vias públicas, residências ou locais de trabalho. O acionamento do Samu se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento, que pode ocorrer tanto em residências quanto em locais de trabalho e vias públicas.

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

10/09/2018

Começa a valer suspensão da venda de 26 planos de saúde

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.