Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Embu celebra 58 anos de emancipação político-administrativa

Por Sandra Pereira | 17/02/2017

Embu_das_Artes_capa_750x346

DivulgaçãoEmbu das Artes completa 58 anos de emancipação político-administrativa neste sábado, 18. Neste dia em 1959, houve a separação de Itapecerica da Serra. Embu e Taboão da Serra foram elevadas à categoria de município na mesma data. Embu celebra aniversário dia 18, quando foi feito o anúncio e Taboão no dia 19, quando o decreto de emancipação foi publicado.

Para marcar a passagem dos 58 anos de Embu das Artes a Câmara realiza sessão solene a partir das 10 horas manhã. Durante as comemorações os vereadores devem realizar homenagens e receber autoridades.

Recentemente Embu das Artes viveu um momento de forte turbulência política, quando o prefeito eleito Ney Santos não pode assumir o cargo no dia 1º janeiro. O prefeito ficou foragido desde o dia 9 de dezembro quando foi deflagrada a operação Xibalba. Em 9 de fevereiro o prefeito obteve liminar no STF e conseguiu assumir o cargo.

Atualmente, os principais desafios que Embu das Artes enfrenta é melhorar a saúde, criar oportunidades de emprego, acabar com o despejo de lixo e entulho ilegal, pavimentar as ruas, ampliar vagas de creche e combater a crescente violência.

De acordo com o IBGE Embu tem mais de 246 mil habitantes. A cidade se desenvolveu muito nos últimos anos com a chegada de novas empresas e comércios. Até pouco tempo atrás, a maioria da população tinha que sair da cidade para buscar emprego e sustento, mas hoje, muitos embuenses encontram oportunidade perto de casa. Mas ainda é muito grande o número de pessoas que precisam sair da cidade em busca de emprego.

Embu das Artes é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional.

A história do lugar de onde se originou o município de Embu é bem antiga, data de 1607. Era uma fazenda que pertencia a Fernão Dias Paes e sua mulher, Catarina Camacho que fizeram doação para os jesuítas.

Em 30 de novembro de 1938, o então distrito de M´Boy passa a se chamar Embú, sendo o nome, de acordo com a norma gramatical da época, grafado com acento. Anos mais tarde, inicia-se o movimento que pedia a emancipação política e administrativa de Itapecerica da Serra. Em 18 de fevereiro de 1959, Embu é, finalmente, declarada município.

Foi nesta época que o movimento mais característico de Embu começa a tomar forma. A partir da década de 60, chegam e estabelecem-se os primeiros artistas, vindos de várias regiões do país.

Assis de Embu, Solano Trindade, Cássio M´Boy, mestre Sakai, Ana Moysés, além de tantos outros nomes, escultores, pintores, poetas, músicos, cantores e estudiosos da cultura popular acabaram encontrando em Embu o lugar mais que propício para produzir e divulgar sua arte, tendência que, empiricamente, modificou até o próprio nome da cidade. Hoje, a cidade é conhecida em todos os cantos como Embu das Artes.


jose

falar em arrumar as ruas, peço a reportagem do Jornal na Net, fazer uma inspeção na Rua Taji Takahashi, que dá acesso ao Clube Enomoto, e ao Instituto Portucale para verificar 'in loco', que a via encontra-se intransitável, haja vista fazer parte do Plano Diretor do Turismo para ser pavimentada, contemplando assim os turistas que visitam a cidade.

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

25/05/2017

Prefeitura de Osasco abre concurso público com 1.271 vagas

Acaba de ser publicado o edital do maior concurso público de Osasco nos últimos 25 anos. São...

25/05/2017

Prefeitura de Osasco abre concurso público com 1.271 vagas

Acaba de ser publicado o edital do maior concurso público de Osasco nos últimos 25 anos. São...

24/05/2017

Começa a obra de reconstrução do muro da Escola Estadual Antônio Ruy Cardoso

Após aprovada por unanimidade na Câmera de Vereadores, a reconstrução do muro da Escola Estadual...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.