Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Jorge Costa propõe flexibilizar Lei da Guarapiranga para desenvolver Itapecerica

Por Sandra Pereira | 14/02/2017

ita

Divulgação - FacebookRigor da lei impede a instalação de empresas e empreendimentos que fomentem a geração de renda e o desenvolvimento da cidade

Desde os primeiros dias do seu 4º mandato como prefeito de Itapecerica da Serra,  Jorge Costa (PTB), começou a travar uma batalha para adequar a chamada Lei da Guarapiranga, de modo a garantir a preservação ambiental da cidade, localizada em 100% de área de proteção de manancial, sem travar o desenvolvimento.  A Lei nº 12.233, aprovada de 16 de janeiro de 2006, que define a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga impede a instalação de indústrias e empreendimentos em Itapecerica.  

A lei declara a Bacia Hidrográfica do Guarapiranga como manancial de interesse regional para o abastecimento público e cria a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga - APRM-G, situada na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos - UGRHI do Alto Tietê. 

A Legislação foi a forma encontrada pelo governo para garantir a preservação ambiental, mas na prática acaba penalizando as cidades com as essas características ambientais. 

Por causa da legislação rigorosa e dos impedimentos que ela traz Itapecerica deixou de ser viável para a instalação de grandes empresas e industrias em geral. Em tempos de crise como acontece atualmente esse fato impeditivo contribuiu para ampliar o problema da falta de empregos e oportunidades consolidando o posto de cidade dormitório que o município carrega. 

Para o prefeito Jorge Costa Itapecerica merece ser recompensada por produzir e armazenar parte da água usada para abastecer a região. 

Recentemente o prefeito se reuniu com o deputado Jorge Caruso (PMDB) para discutir a flexibilização da lei assim como uma forma de compensação para a cidade. Ele quer reunir seus aliados de primeira hora como a deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) e o deputado Campos Machado (PTB) a fim de tratar do assunto como governador Geraldo Alckmin.   

“Nosso objetivo é buscar opções para proporcionar sim o desenvolvimento para a cidade, mas respeitando a preservação do meio ambiente. Queremos gerar empregos e trazer avanços para o município”, sustenta o prefeito Jorge Costa.

Cláudio de Oliveira

Sou Itapecericano da gema nascido e criado nesta cidade de família tradicionalmente Itapecerica e moro na gleba 2 do Pq Paraiso. No. Meu modo de ver deveriam começar por mudar a Lei orgânica do município para desenterrar as engrenagens; pois para recuperar os últimos 40 anos que Itapecerica perdeu, temos que começar de dentro pra fora; mezmo por que não existe somente a área regionalizada do Guarapiranga em Itapecerica que é atrativa para o desenvolvimento; a região do M'Boi Mirim e Potuvera São talvez mais atrativas ainda apesar de fazerem parte da bacia hidrografica do Guarapinga. Falta também mais competência aos nossos edis.

kelly santos

Acredito que tem bairros como o que eu moro Jd das Oliveiras Sta Julia que precisa de uma atenção maior em relação a saúde transporte educação. O bairro está abandonado, antes das eleições vc vê pintando ruas, arrumando uma coisa aqui outra ali é só isso que sabem fazer, e agora??? O transporte aumenta o valor da passagem, mas a qualidade da viagem continua a mesma, o tempo de espera no ponto de não muda. Se a empresa não está trabalhando de acordo troca a empresa faça algo acontecer. Fora os assaltos frequentes que acontecem. Meu nome é Kelly moro na Parque Jandaia / Jd das Oliveiras

21/07/2017

Homem é detido transportando dois pássaros em uma mochila na Régis Bittencourt

A PRF efetuou a prisão de um homem com dois picharros após fiscalizaç&ati

19/07/2017

Secretaria de Planejamento e meio ambiente de Itapecerica inicia o Cidade Segura

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, em trabalho conjunto com a...

18/07/2017

Frio chegou à capital paulista e temperaturas podem chegar a 8°C

O inverno chegou e as temperaturas sofrem variações e continua trazendo frio intenso na capital...

04/07/2017

Sabesp tem inscrições abertas para curso de pesquisa de vazamentos

A Sabesp oferece curso gratuito de pesquisa de vazamentos até o final do ano na Região...

23/06/2017

Mês do Meio Ambiente leva projeto de horta para bairros de Embu das Artes

20/06/2017

Licença ambiental em Embu, Taboão e Itapecerica é com a empresa Novo Olhar

Obter licença ambiental para realizar obras é um dos grandes desafios de quem atua nos...

12/05/2017

Prefeitura de Itapecerica realiza limpeza no Jardim das Oliveiras

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, por meio da Regional do Jardim Jacira, finalizou a...

09/05/2017

Morador do centro de Embu cobra poda de árvore há 5 anos

Há cinco anos, Luiz Carlos Lombardo solicita a poda ou remoção de árvores na Rua Belo Horizonte,...

04/05/2017

Empresa é acusada de descartar lixo hospitalar em afluente do rio Embu-Mirim

Uma empresa que segundo as informações iniciais faz a coleta de lixo hospitalar nas cidades de...

27/04/2017

Alckmin quer garantir preservação em área que abastece Embu e Itapecerica

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 199/2017, que...

26/07/2017

Como falar com você mesmo no WhatsApp; dica é útil para salvar informações

Criar uma conversa para falar com você mesmo no WhatsApp pode ser útil para salvar uma foto e...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.