Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Feira de Artes e Artesanato de Embu completou 48 anos

Por Sandra Pereira | 1/02/2017

artes900

Sandra PereiraCidade é berço das artes e tem reconhecimento internacional

A Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes completou 48 anos nesta terça-feira, 31. Nascida em frente onde hoje é o Museu de Arte Sacra, a feira conta hoje com 550 expositores, e recebe cerca de 100 mil visitantes por mês. A comemoração será no dia 29/1 no Centro Cultural Mestre Assim e contará com apresentação da Banda Municipal. 

“Exponho na feira há 12 anos e ela me dá tudo: sobrevivência, desenvolvimento, criação e encantamento. A diversidade de artistas é grande o que a torna ainda mais rica. Quem trabalha aqui quer melhorar ainda mais o seu espaço”, conta a artesã reutilizadora de retalhos Maria Lindáurea Sá Freitas. 

Um pouco da História

A Feira de Embu das Artes foi criada por Claudionor Assis Dias (1931/2006) – marceneiro que se tornou Mestre Assis (escultor, pintor, ator, bailarino e poeta) – com apoio de outros jovens artistas da época, como Solano Trindade. Nos anos 60, havia um forte vínculo entre a Praça da República, na Capital, e o Centro Histórico embuense. 

Muitos artistas e artesãos acabaram “migrando” para a então Embu, e por aqui se estabeleceram e criaram suas raízes. Hoje os são produzidas pinturas, esculturas, porcelanas, bijuterias, instrumentos musicais, estofados, cestarias, vestuários, rendados e uma série de objetos utilitários ou decorativos. Além disso, há também a Feira do Verde, com plantas e flores ornamentais. A Feira de Artes e Artesanato pode ser visitada aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 18h.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.