Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Quase 4 milhões de alunos da rede estadual voltam às aulas dia 2

Por Sandra Pereira | 30/01/2017

volta900

Sandra PereiraEducação promete surpreender alunos na volta às aulas com acolhida e intensivão para reforçar conteúdos

Na  próxima quinta-feira, dia 2 de fevereiro, mais de 3,7 milhões de estudantes retornam às escolas da rede estadual de ensino. Para dar início ao novo ano letivo, a Secretaria da Educação de São Paulo planeja uma lista de ações, que entrarão em prática já no primeiro mês de aulas. A principal delas é um programa intensivo de reforço a todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Em sala, durante o horário regular, professores trabalharão as habilidades e competências em Língua Portuguesa e Matemática que precisam ser desenvolvidas ou ampliadas.

Para condução das atividades de recuperação, as unidades foram orientadas ainda em dezembro a elaborar um plano de ação. Para isso, as equipes gestoras se debruçaram nos resultados obtidos na avaliação de aprendizagem do 4º bimestre e no boletim do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de SP), detectando, assim, os pontos mais críticos para os estudantes. A Secretaria, por sua vez, foi responsável por elaborar um conjunto de materiais a ser utilizado de acordo com a realidade de cada escola e também válido a educadores de outras disciplinas. 

Reforço continuado

Além do “intensivão” em fevereiro, a Secretaria definiu outras estratégias para o reforço de conteúdo ao longo do ano letivo. A primeira delas prevê a utilização de uma parte da aula regular para a aplicação de uma nova abordagem pedagógica e exercícios aos alunos com dificuldades. Para isso, os educadores devem reunir a classe em grupos formativos ou estações rotacionais. Outra opção é a recomposição de turmas, por determinados períodos, de acordo com a habilidade dos estudantes.

Outra novidade neste início letivo é a ampliação do ‘acolhimento’ a todas as 5 mil unidades. A ação de boas-vindas, já tradicional nas unidades de tempo integral, promove a integração entre estudantes, gestores e família. Os novatos na escola têm a chance de conhecer os espaços e o funcionamento da unidade. Uma série de dinâmicas, muitas elaboradas com ajuda dos próprios alunos, estão programadas. Entre elas, roda de conversa e a construção de uma “árvore dos desejos” com sugestões do que esperam do novo ano.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.