Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Joice Silva é eleita presidente da Câmara de Taboão em votação histórica e muito tensa

Por Sandra Pereira | 2/01/2017

dentro900

Sandra Pereira

A vereadora Joice Silva (PTB) foi eleita presidente da Câmara de Taboão da Serra, por 7 votos contra 6, na mais acirrada eleição da mesa diretora da Câmara Municipal da cidade nos 56 anos de história do município. A votação foi a mais tensa da história do Legislativo. Vários vereadores foram xingados ao declarar voto. Gritos de ameaças se repetiam entre o público.Vaias e aplausos ecoavam a cada novo voto. Houve princípios de tumulto e a sessão precisou ser parada várias vezes. A presidente eleita, Joice Silva, não deixou que a confusão tirasse o brilho de sua vitória e comemorou o fato de entrar na história como a primeira mulher a governar o Legislativo de Taboão. Ela prometeu uma presidência de grupo e fez questão de salientar a lealdade entre os integrantes do grupo dos 7.

Um dos momentos mais tensos e marcantes da eleição foi quando o vereador Carlinhos do Leme anunciou o voto em si para presidente, disse que perderia e atribuiu a derrota ao prefeito Fernando Fernandes. Ele foi saudado de forma respeitosa por todos os vereadores do grupo dos 7. “Eu não era candidato. Foi o prefeito que me lançou. Essa derrota é do prefeito”, falou. 

A fala de Carlinhos foi repetida por Eduardo Nóbrega, que chegou a incluir a deputada Analice Fernandes na fatura da derrota e Érica Franquini.  “Somos 5 vereadores do PSDB e quando ganhamos a eleição fomos conversar com o chefe do PSDB. Ele disse que o presidente ia ser o Carlinhos. Então a derrota não é nossa”, declarou Érica Franquini.

“Nós perdemos e doeu. Pegou no coração. Doeu. O Carlinhos nunca se colocou como candidato. Quem lançou o Carlinhos do Leme foi o Fernando Fernandes. Com dois dias pós eleição o prefeito pediu para eu votar no Carlinhos. Quem levou a notícia de que o Carlinhos ia ser presidente fui eu. Onde está o Fernando Fernandes ?... Tem que ficar claro que nós perdemos. A noite de hoje é longa tem que se avaliar que se perdeu”, bradou Nóbrega.

Os três vereadores  mais experientes do PSDB prometem cobrar a responsabilidade do chefe do Executivo. Os três disseram e reafirmaram que Carlinhos foi lançado candidato pelo prefeito numa reunião com a bancada do PSDB. Os três cobraram a ausência do prefeito da eleição e deixaram a entender que o mandatário deve explicações.

A nova mesa diretora da Câmara eleita para o biênio 2017-2018 é formada pela presidente Joice Silva e tem como vice-presidente André Egydio . A primeira secretaria da Casa ficou com o vereador José Aparecido Alves  e a segunda secretaria com o vereador Marcos Paulo. 

Na reta final da eleição da mesa o Cemur foi esvaziado por apoiadores do chamado grupo dos 6, em protesto contra os 7 vereadores que se uniram para vencer a disputa. O grupo dos 6 é formado por Eduardo Nóbrega (PSDB), Carlinhos do Leme (PSDB), Érica Franquini (PSDB), Rita da Saúde (PSDB), Priscila Sampaio (PRB), Alex Bodinho (PPS). O grupo dos 7 tem a participação de Joice Silva (PTB), Jonhathan Noventa (PTB), Marcos Paulo, o Paulinho (PPS), Cido da Yafarma (DEM), Ronaldo Onishi (SD) e Professor Moreira (PSD).

A eleição começou com a escolha da 2º Secretaria. Um a um os vereadores integrantes dos dois grupos eram chamados para declarar o voto e um a um mantinham o  voto fechado para cada um dos cargos da mesa defendidos por seu lado.

A eleição acabou com os sete integrantes celebrando efusivamente a vitória. Os ex-vereadores Arlete Silva, Walter Paulo e Valdevan Noventa subiram ao palco para celebrar ao lado dos filhos. Os três tiveram participação essencial na vitória do grupo dos 7 e prometem se manter juntos para obter novas vitórias. Eles querem manter e ampliar o grupo político formado pelos seus herdeiros políticos. 

À imprensa a presidente Joice Silva disse que chegar a presidência era sonho dela, de André Egydio e Marcos Paulo dentro do grupo dos 7. Ela disse que os dois cederam espaço para que ela assumisse o cargo. Afirmou que o prefeito defendeu a candidatura de Carlinhos do Leme até o fim, mas citou que o grupo estava unido desde o início e que havia entre eles compromisso do presidente ser eleito entre os 7.  

“O candidato do prefeito e da deputada era o Carlinhos do Leme, só que o meu grupo entendeu que não poderia ser assim. Nós somos todos base. Todos tínhamos o sonho de ser presidente e seguimos unidos. O jogo da presidência é assim: um time ganha e outro perde. Nas outras presidências teve composição. Agora não teve. Mas vamos seguir em frente. Somos todos governo. A governabilidade não está comprometida. Meu sentimento hoje é de gratidão a seis grandes homens que me elegeram presidente”, finalizou pouco antes de garantir que vai ser firme na condução dos trabalhos da Casa. 

15/07/2018

Vereadores visitam Sercom e conhecem programa de Inteligência Artificial

O vereador Dr. Ronaldo Onishi e as vereadoras Érica Franquini e Priscila Sampaio visitaram...

15/07/2018

Vereadores levaram doação de agasalhos arrecadados na Câmara ao Centro POP

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aderiu à campanha do agasalho e arrecadou mais de 400...

10/07/2018

Joice Silva diz que festas juninas fortalecem relação dos alunos

Após prestigiar as festas juninas das escolas municipais de Taboão da Serra e ver de perto a...

07/07/2018

Câmara Municipal entra em recesso; atendimento ao público continua normalmente

Durante o mês de julho a Câmara Municipal de Taboão da Serra permanece em recesso parlamentar. O...

07/07/2018

Câmara Municipal entrega título de Cidadão Taboanense para Padre Carlos

No último domingo, dia 1º, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entregou, após a missa na...

03/07/2018

Ney Santos lança pré-candidaturas de Ely Santos e Hugo Prado em Embu das Artes

Embalado por sua popularidade na cidade, o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, promoveu uma...

03/07/2018

Projeto de Lei que garante 30 horas para enfermagem está em regime de urgência

Como vice-presidente da Assembleia, a deputada estadual Analice Fernandes deu entrada em um...

01/07/2018

Joice Silva e Johnatan Noventa aprovam lei para evitar abandono recém-nascidos

Para proteger a vida dos recém-nascidos cujas mães não vão conseguir cuidar, e, acabam mortos...

01/07/2018

Câmara Municipal de Taboão da Serra aprova 10 projetos antes do recesso

Em uma das mais longas sessões da atual legislatura, os vereadores da Câmara Municipal de Taboão...

29/06/2018

TSE divulga limite de gastos para as eleições 2018

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o limite de gastos das campanhas eleitorais deste...

18/07/2018

Garra prende homem em flagrante por roubo e recupera carga avaliada em R$ 675 mi

Policiais do Garra prenderam em flagrante na noite desta segunda-feira 17, em Itapecerica da...

17/07/2018

Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a primeira...

17/07/2018

Em um ano, EMTU cancela três linhas em Embu e Itapecerica da Serra

Entre Janeiro de 2017 e Maio de 2018, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos),...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.