Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Joice Silva é eleita presidente da Câmara de Taboão em votação histórica e muito tensa

Por Sandra Pereira | 2/01/2017

dentro900

Sandra Pereira

A vereadora Joice Silva (PTB) foi eleita presidente da Câmara de Taboão da Serra, por 7 votos contra 6, na mais acirrada eleição da mesa diretora da Câmara Municipal da cidade nos 56 anos de história do município. A votação foi a mais tensa da história do Legislativo. Vários vereadores foram xingados ao declarar voto. Gritos de ameaças se repetiam entre o público.Vaias e aplausos ecoavam a cada novo voto. Houve princípios de tumulto e a sessão precisou ser parada várias vezes. A presidente eleita, Joice Silva, não deixou que a confusão tirasse o brilho de sua vitória e comemorou o fato de entrar na história como a primeira mulher a governar o Legislativo de Taboão. Ela prometeu uma presidência de grupo e fez questão de salientar a lealdade entre os integrantes do grupo dos 7.

Um dos momentos mais tensos e marcantes da eleição foi quando o vereador Carlinhos do Leme anunciou o voto em si para presidente, disse que perderia e atribuiu a derrota ao prefeito Fernando Fernandes. Ele foi saudado de forma respeitosa por todos os vereadores do grupo dos 7. “Eu não era candidato. Foi o prefeito que me lançou. Essa derrota é do prefeito”, falou. 

A fala de Carlinhos foi repetida por Eduardo Nóbrega, que chegou a incluir a deputada Analice Fernandes na fatura da derrota e Érica Franquini.  “Somos 5 vereadores do PSDB e quando ganhamos a eleição fomos conversar com o chefe do PSDB. Ele disse que o presidente ia ser o Carlinhos. Então a derrota não é nossa”, declarou Érica Franquini.

“Nós perdemos e doeu. Pegou no coração. Doeu. O Carlinhos nunca se colocou como candidato. Quem lançou o Carlinhos do Leme foi o Fernando Fernandes. Com dois dias pós eleição o prefeito pediu para eu votar no Carlinhos. Quem levou a notícia de que o Carlinhos ia ser presidente fui eu. Onde está o Fernando Fernandes ?... Tem que ficar claro que nós perdemos. A noite de hoje é longa tem que se avaliar que se perdeu”, bradou Nóbrega.

Os três vereadores  mais experientes do PSDB prometem cobrar a responsabilidade do chefe do Executivo. Os três disseram e reafirmaram que Carlinhos foi lançado candidato pelo prefeito numa reunião com a bancada do PSDB. Os três cobraram a ausência do prefeito da eleição e deixaram a entender que o mandatário deve explicações.

A nova mesa diretora da Câmara eleita para o biênio 2017-2018 é formada pela presidente Joice Silva e tem como vice-presidente André Egydio . A primeira secretaria da Casa ficou com o vereador José Aparecido Alves  e a segunda secretaria com o vereador Marcos Paulo. 

Na reta final da eleição da mesa o Cemur foi esvaziado por apoiadores do chamado grupo dos 6, em protesto contra os 7 vereadores que se uniram para vencer a disputa. O grupo dos 6 é formado por Eduardo Nóbrega (PSDB), Carlinhos do Leme (PSDB), Érica Franquini (PSDB), Rita da Saúde (PSDB), Priscila Sampaio (PRB), Alex Bodinho (PPS). O grupo dos 7 tem a participação de Joice Silva (PTB), Jonhathan Noventa (PTB), Marcos Paulo, o Paulinho (PPS), Cido da Yafarma (DEM), Ronaldo Onishi (SD) e Professor Moreira (PSD).

A eleição começou com a escolha da 2º Secretaria. Um a um os vereadores integrantes dos dois grupos eram chamados para declarar o voto e um a um mantinham o  voto fechado para cada um dos cargos da mesa defendidos por seu lado.

A eleição acabou com os sete integrantes celebrando efusivamente a vitória. Os ex-vereadores Arlete Silva, Walter Paulo e Valdevan Noventa subiram ao palco para celebrar ao lado dos filhos. Os três tiveram participação essencial na vitória do grupo dos 7 e prometem se manter juntos para obter novas vitórias. Eles querem manter e ampliar o grupo político formado pelos seus herdeiros políticos. 

À imprensa a presidente Joice Silva disse que chegar a presidência era sonho dela, de André Egydio e Marcos Paulo dentro do grupo dos 7. Ela disse que os dois cederam espaço para que ela assumisse o cargo. Afirmou que o prefeito defendeu a candidatura de Carlinhos do Leme até o fim, mas citou que o grupo estava unido desde o início e que havia entre eles compromisso do presidente ser eleito entre os 7.  

“O candidato do prefeito e da deputada era o Carlinhos do Leme, só que o meu grupo entendeu que não poderia ser assim. Nós somos todos base. Todos tínhamos o sonho de ser presidente e seguimos unidos. O jogo da presidência é assim: um time ganha e outro perde. Nas outras presidências teve composição. Agora não teve. Mas vamos seguir em frente. Somos todos governo. A governabilidade não está comprometida. Meu sentimento hoje é de gratidão a seis grandes homens que me elegeram presidente”, finalizou pouco antes de garantir que vai ser firme na condução dos trabalhos da Casa. 

23/02/2017

Câmara rejeita contas de 2013 e Chico Brito deve ficar inelegível por 8 anos

23/02/2017

Câmara realiza sessão solene para comemorar 58 anos de Taboão

23/02/2017

Representantes assumem Diretoria da Associação Paulista de Escolas de Legislativ

23/02/2017

Prefeitura de Itapecerica inicia formação para seus gestores

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Itapecerica da Serra lançou, no último dia 20 de...

23/02/2017

Capacidade financeira da prefeitura de Taboão está no limite; diz secretário

A Audiência Pública da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra...

21/02/2017

Sessão Solene pelos 58 anos de Taboão foi histórica e marcada por emoção

21/02/2017

Vereador Johnatan Noventa surpreende com homenagens feitas nos 58 anos de Taboão

20/02/2017

Prefeito Fernando Fernandes é aclamado presidente do Conisud

19/02/2017

Prefeito de Embu entrega ônibus novos e anuncia 58 ações de presente

19/02/2017

Vereadores de Embu e Taboão criticam saída da Força Tática e pedem sua volta

23/02/2017

Câmara rejeita contas de 2013 e Chico Brito deve ficar inelegível por 8 anos

23/02/2017

Sebrae Aqui leva empresários de Itapecerica para a Feira do Empreendedor

Uma parceria entre a Prefeitura de Itapecerica da Serra e o SEBRAE proporcionou a ida de...

23/02/2017

Lúcio Tigrão morre vítima de infarto em Taboão da Serra

O ex-diretor do cemitério da Saudade,Lúcio Carlos  Loiola  Nogueira, 58 anos, conhecido como...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.