Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Joice Silva é eleita presidente da Câmara de Taboão em votação histórica e muito tensa

Por Sandra Pereira | 2/01/2017

dentro900

Sandra Pereira

A vereadora Joice Silva (PTB) foi eleita presidente da Câmara de Taboão da Serra, por 7 votos contra 6, na mais acirrada eleição da mesa diretora da Câmara Municipal da cidade nos 56 anos de história do município. A votação foi a mais tensa da história do Legislativo. Vários vereadores foram xingados ao declarar voto. Gritos de ameaças se repetiam entre o público.Vaias e aplausos ecoavam a cada novo voto. Houve princípios de tumulto e a sessão precisou ser parada várias vezes. A presidente eleita, Joice Silva, não deixou que a confusão tirasse o brilho de sua vitória e comemorou o fato de entrar na história como a primeira mulher a governar o Legislativo de Taboão. Ela prometeu uma presidência de grupo e fez questão de salientar a lealdade entre os integrantes do grupo dos 7.

Um dos momentos mais tensos e marcantes da eleição foi quando o vereador Carlinhos do Leme anunciou o voto em si para presidente, disse que perderia e atribuiu a derrota ao prefeito Fernando Fernandes. Ele foi saudado de forma respeitosa por todos os vereadores do grupo dos 7. “Eu não era candidato. Foi o prefeito que me lançou. Essa derrota é do prefeito”, falou. 

A fala de Carlinhos foi repetida por Eduardo Nóbrega, que chegou a incluir a deputada Analice Fernandes na fatura da derrota e Érica Franquini.  “Somos 5 vereadores do PSDB e quando ganhamos a eleição fomos conversar com o chefe do PSDB. Ele disse que o presidente ia ser o Carlinhos. Então a derrota não é nossa”, declarou Érica Franquini.

“Nós perdemos e doeu. Pegou no coração. Doeu. O Carlinhos nunca se colocou como candidato. Quem lançou o Carlinhos do Leme foi o Fernando Fernandes. Com dois dias pós eleição o prefeito pediu para eu votar no Carlinhos. Quem levou a notícia de que o Carlinhos ia ser presidente fui eu. Onde está o Fernando Fernandes ?... Tem que ficar claro que nós perdemos. A noite de hoje é longa tem que se avaliar que se perdeu”, bradou Nóbrega.

Os três vereadores  mais experientes do PSDB prometem cobrar a responsabilidade do chefe do Executivo. Os três disseram e reafirmaram que Carlinhos foi lançado candidato pelo prefeito numa reunião com a bancada do PSDB. Os três cobraram a ausência do prefeito da eleição e deixaram a entender que o mandatário deve explicações.

A nova mesa diretora da Câmara eleita para o biênio 2017-2018 é formada pela presidente Joice Silva e tem como vice-presidente André Egydio . A primeira secretaria da Casa ficou com o vereador José Aparecido Alves  e a segunda secretaria com o vereador Marcos Paulo. 

Na reta final da eleição da mesa o Cemur foi esvaziado por apoiadores do chamado grupo dos 6, em protesto contra os 7 vereadores que se uniram para vencer a disputa. O grupo dos 6 é formado por Eduardo Nóbrega (PSDB), Carlinhos do Leme (PSDB), Érica Franquini (PSDB), Rita da Saúde (PSDB), Priscila Sampaio (PRB), Alex Bodinho (PPS). O grupo dos 7 tem a participação de Joice Silva (PTB), Jonhathan Noventa (PTB), Marcos Paulo, o Paulinho (PPS), Cido da Yafarma (DEM), Ronaldo Onishi (SD) e Professor Moreira (PSD).

A eleição começou com a escolha da 2º Secretaria. Um a um os vereadores integrantes dos dois grupos eram chamados para declarar o voto e um a um mantinham o  voto fechado para cada um dos cargos da mesa defendidos por seu lado.

A eleição acabou com os sete integrantes celebrando efusivamente a vitória. Os ex-vereadores Arlete Silva, Walter Paulo e Valdevan Noventa subiram ao palco para celebrar ao lado dos filhos. Os três tiveram participação essencial na vitória do grupo dos 7 e prometem se manter juntos para obter novas vitórias. Eles querem manter e ampliar o grupo político formado pelos seus herdeiros políticos. 

À imprensa a presidente Joice Silva disse que chegar a presidência era sonho dela, de André Egydio e Marcos Paulo dentro do grupo dos 7. Ela disse que os dois cederam espaço para que ela assumisse o cargo. Afirmou que o prefeito defendeu a candidatura de Carlinhos do Leme até o fim, mas citou que o grupo estava unido desde o início e que havia entre eles compromisso do presidente ser eleito entre os 7.  

“O candidato do prefeito e da deputada era o Carlinhos do Leme, só que o meu grupo entendeu que não poderia ser assim. Nós somos todos base. Todos tínhamos o sonho de ser presidente e seguimos unidos. O jogo da presidência é assim: um time ganha e outro perde. Nas outras presidências teve composição. Agora não teve. Mas vamos seguir em frente. Somos todos governo. A governabilidade não está comprometida. Meu sentimento hoje é de gratidão a seis grandes homens que me elegeram presidente”, finalizou pouco antes de garantir que vai ser firme na condução dos trabalhos da Casa. 

26/03/2017

Comissão de Direitos Humanos da Câmara realiza Audiência Pública

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou a 1ª audiência...

26/03/2017

Câmara de Taboão realiza atividades de sensibilização na Semana do Autismo

A primeira semana de abril será marcada por uma série de eventos voltados para a sensibilização...

23/03/2017

Vereadores de Taboão aprovam indicação da Medalha Laurita Ortega Mari

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram durante a sessão desta terça-feira, 21, os nomes das...

22/03/2017

Vereadores aprovam voto à Analice Fernandes após eleição de vice-presidente

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade na sessão desta terça-feira, 21,...

20/03/2017

CDH da Câmara de Taboão realiza audiência dia 23

As comissões permanentes da Câmara Municipal de Taboão da Serra continuam em atividade na...

20/03/2017

Sabesp presta contas em audiência pública na Câmara de Taboão

A Sabesp prestou contas do trabalho que realiza em Taboão da Serra durante audiência pública da...

19/03/2017

Jorge Costa é eleito presidente do Conselho Consultivo da Região Metropolitana

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, é o novo presidente do Consulti - Conselho...

17/03/2017

Hugo Prado desponta na classe política e vai ser candidato a deputado estadual

Depois de ser eleito Presidente da Câmara numa articulação inédita, contando até mesmo com o...

15/03/2017

Servidores da Câmara de Taboão com menores salários terão aumento e vale

Numa sessão histórica para seis categorias de servidores públicos da Câmara Municipal de Taboão...

15/03/2017

 Vereadores de Taboão oficializam por meio Lei a Medalha Laurita Ortega Mari

Se a sessão desta terça-feira, 14, foi histórica para os servidores efetivos da Câmara de Taboão...

28/03/2017

A Carreta Somos Água estará aberta à visitação gratuita em Embu-Guaçu

Nesta terça e quarta-feira (28 e 29) em Embu-Guaçu. Já nos dias 30 e 31, a carreta estará em...

28/03/2017

“Corrida do Trabalhador” de Taboão está com as inscrições abertas

A maior competição de rua de Taboão da Serra chega a 12ª edição e está com inscrições abertas...

28/03/2017

Celulares roubados ou furtados serão bloqueados direto nas delegacias

Para facilitar e agilizar o processo de bloqueio de celulares roubados e furtados, a Secretaria...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.