Taboão forma mais de 2.000 moradores em cursos profissionalizantes

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 16/12/2016

A crescente crise que vem assolando o país nos últimos anos tem feito muitos brasileiros se reinventar e procurar novas maneiras de voltar ao mercado de trabalho. Neste sentido, em 2016, a Prefeitura de Taboão da Serra auxilioumais de dois mil moradores nesta retomada ao oferecer cursos profissionalizantes e de capacitação gratuitos, através das Escolas de Gastronomia, de Construção Civil e do Projeto Lado a Lado Saporito.

Desde a reinauguração, o Projeto Lado a Lado Saporito já formou quase seis mil pessoas. Uma delas foi Fátima Aparecida dos Santos Nascimento, que optou por um curso na área de Moda. A jovem, que estava desempregada, foi orientada pelo pai e procurar o Projeto. “Eu sou secretária, sou formada, e não tive oportunidade. Encontrei muitas portas fechadas, mas quando cheguei ao Lado a Lado, fui recebida de braços abertos, me senti muito amada, os professores estão de parabéns, a estrutura da escola é muito boa. Recebi tecido, material e apostila. Taboão da Serra me forneceu isto, algo que nunca vi em outros lugares. Estou muito orgulhosa e muito feliz, pois hoje faço parte de um grupo de costureiras de todo o Brasil”, disse Fátima.

A declaração da jovem foi realizada durante a formatura dos alunos do Lado a Lado, realizada no Cemur nesta quinta-feira, 15 de dezembro. À ocasião, amigos, professores e familiares se reuniram para prestigiar a entrega de certificados para mais de 1200 alunos formados nos cursos de maquiagem, corte e costura, malharia e lingerie, crochê e tricô, ponto russo, informática, cabelereiro, corte masculino, manicure e pedicure, depilação, inglês, espanhol e design de sobrancelhas.

Para o prefeito Fernando Fernandes o ensino é essencial para a transformação da vida, em especial em meio a crises. “Fico contente ao ver tantas pessoas interessadas em aprender algo novo ou mesmo aprimorar o que já conhece. A educação é algo transformador. Por isto, investimos em cursos profissionalizantes e de capacitação, para que cada vez mais taboanenses possam ser beneficiados pela Prefeitura”, disse o prefeito.

A deputada estadual Analice Fernandes, idealizadora do Lado a Lado, quese emocionou com o discurso da aluna Fátima, destacou a importância do Projeto. “Sempre que escuto estes depoimentos me emociono, afinal o Lado a Lado é sinônimo de transformação, de vidas mudadas. Quando solicitei ao prefeito Fernando Fernandes que resgatasse este projeto que havia sido destruído tínhamos em mente que prefeito bom é aquele que ajuda a cidade, que auxilia os moradores a terem uma vida melhor. Por isto que, ao longo dos últimos três anos, quase seis mil pessoas tiveram a vida transformada através do Projeto Lado a Lado”, destacou Analice Fernandes.

Escola de Construção Civil
Na noite da terça-feira, 13 de dezembro, foi a vez dos alunos da Escola de Construção Civil receberem os certificados. Ao todo, 242 moradores foram capacitados em cursos de ajudante geral de obras, eletricista, instalador residencial, pedreiro, pintor de obras, pintura decorativa, Autocad e informática básica.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Laura Fávero,o certificado recebido por todos os alunos é mais que valioso. “O diploma que cada aluno recebeu os torna protagonista de uma nova história, seja de empreendedorismo ou de reinserção no mercado de trabalho. Logo, investir em cursos profissionalizantes é permitir a construção de novas histórias e a criação de novas oportunidades”, destacou.

Serviço
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda
Rua Cesário Dau, 535 – Jardim Maria Rosa
Telefone: 4788-7888
Escola de Gastronomia
Rua Joaquim Faustino de Camargo, 108 – Jardim São Paulo
Telefone: 4787-3764/4787-3811
Escola de Construção Civil 
Rua Porfírio Herdeiro, 414 A – Jardim das Oliveiras
Telefone: 4138-1146
Projeto Lado a Lado Saporito (Escola de Moda, Beleza e Estética)
Rua Marechal Floriano Peixoto, 242 – Jardim Saporito
Telefone: 4139-1560

Comentários